Compartilhe essa Notícia:

Câmara de Vereadores de Poção de Pedras

Quase ninguém ouve ou participa de comentários sobre as eleições para presidente da Câmara de Vereadores de Poção de Pedras. Esse tema deveria tomar de conta de todas equinas e senadinhos poçopedrenses. Parece, no entanto, que nossos parlamentares eleitos para a legislatura de 2013 a 2016 estão desinteressados quanto a esse pleito e, talvez, deixem a disputa pelos cargos da mesa diretora para o mês de dezembro, quem sabe até, a briga comece lá para a última semana do ano. Então, naquele período, os nossos onze excelentíssimos Edis vão escolher, entre eles, o digníssimo presidente da Casa, o terceiro nome no quadro sucessório ao poder executivo municipal e, depois do prefeito, o cargo de maior prestigio e cobiça dentro do município.

Mas como as aparências enganam a nós, eleitores medianos! A guerra pelo cargo de presidente já começou e o bicho está solto nos bastidores políticos da eleição, que oficialmente, somente acontecerá no dia 1º de janeiro de 2013.

O único nome que tem despontado até agora, é o do vereador Valney. Ele é o queridinho de Jr. Cascaria e como o grupo do Cascaria fez a maior quantidade de cadeiras na Câmara de Vereadores (seis das onze), bastaria o prefeito eleito indicá-lo que seus colegas aceitariam sem chorumelas. Valney deveria sim, ser o nome de consenso entre os colegas eleitos do grupo; será preciso lembrar que Valney e Ângela foram os dois vereadores que apoiam a candidatura de Cascaria até o fim. Ângela foi agraciada com a Secretaria da Educação e o Valney, caberia de direito, como prêmio pela sua lealdade ao Cascaria e ao grupo, receber essa indicação honrosa e seus colegas se sentiriam a vontade para votarem nele. Nesse caso, não há nada de imposição aos seis e sim uma acomodação justa.

Mas essa história está no condicional. Seria... A realidade é outra. Na política poçopedrense o que mais tem é rasteira, golpe baixo, traições, “percussões” e jogo de interesse na calada da noite (quem diga o Gigi). Alguns dos futuros colegas do Valney estão pouco se importando da fidelidade dele e o que ele fez pelo grupo. Esses eleitos adormecem e acordam sonhando e pensando na mágica possibilidade de abiscoitarem o precioso cargo de presidente da Câmara de Vereadores, que além de substituir o prefeito, em determinadas ocasiões, decide a pauta das discussões e votações da casa, nomeia e contrata funcionários e administra algo em torno de 7% do FPM. Não é uma coisa boa ser o presidente da Câmara de vereadores?

Eu penso que Cascaria, ainda anda vivendo o idílio de sua eleição de prefeito: de festa em festa, de viagem em viagem, de churrasco em churrasco, e não tenha entrada, de fato, nessa empreitada complicadíssima ou não tenha se dado conta também dos perigos que corre. Eleição de Câmara para um prefeito experiente não se resume em fazer um mero afago ou cumprir um acordo com um correligionário, não! O prefeito tem que brigar com unhas e dentes para colocar alguém de sua inteira confiança naquele cargo que pode lhe proteger em vez de trazer-lhe sérias dificuldades ou perseguições. E é bom o Cascaria abrir os olhos, pois se um vereador adversário assumir a presidência da Câmara pode, com muita facilidade, engessar-lhe o mandato e até abrir comissões processantes contra ele. Não posso medir o envolvimento de Cascaria até agora nessa disputa, mas o grau do interesse do Casca pela disputa de presidente da Câmara de Vereadores medirá o traquejo e o conhecimento de política dele. Se ele não sabe muito coisa de política, então provavelmente dará as costas a guerra pela presidência da Câmara.

Chegaram uns boatos aos meus ouvidos que os cinco vereadores eleitos do Grupo do prefeito Gildásio estão se reunindo rotineiramente. E, fecharam acordo entre eles para não haver traições. Se alguém de lá andou balançando, não balança mais. Os objetivos desses cinco futuros opositores de Cascaria seriam bem simples: seja o quê, como ou o quanto for, tentariam cooptar um vereador da base do Cascaria e com esse voto garantiriam a eleição de presidente, bem como todos os cargos da mesa aos cinco. E a oferta para esse possível vereador dos seis  é para lá de tentadora!

Esse é o Plano “A” e se esse plano, porém, não der certo, há um segundo: eles, os cinco vereadores da futura oposição, procurariam um dos seis vereadores do Cascaria e ofereceriam o cargo de presidente da Câmara de Vereadores a ele, de graça.  Mas não procurariam qualquer vereador. Procurariam um dos vereadores que Cascaria não indicasse para presidente da Câmara. E de lucro, os cinco, desmoralizariam o prefeito eleito logo no começo de seu mandato e, como teriam que formar uma chapa, ficariam, de quebra, com cargos da mesa diretora (1º e 2º secretário, tesoureiro, etc.). Esse é o Plano “B”.

O mais interessante é que se o plano “A” vingar, na Câmara, os vereadores do Cascaria seriam a oposição.

Meu Deus! Meu Deus! A política em Poção de Pedras é pesadíssima!

Os cinco estão unidíssimos nesse proposito. E, acima de tudo, a regra principal, consiste em não votar no candidato do Cascaria. O vereador que o Casca indicar, os cinco da oposição tentarão derrubá-lo com o Plano “A” ou “B” ou com outros planos que vierem à cabeça deles. Não existe crianças entre os cinco vereadores do Gigi. Todo mundo ali é “cobra criada” e sabem o que estão fazendo.

E para quem festejou a vitória do Cascaria com esse entendimento: “o Cascaria é o cara, se elegeu bem e de quebra fez a Câmara!” Epa! Epa! Cascaria só fará a Câmara se eleger o presidente indicado por ele em 1º de janeiro. Até aquele dia, muitas águas passarão debaixo das pontes de Poção de Pedras.

Veja a nova composição da Câmara de Vereadores de Poção de Pedras:

Blocão (seis vereadores do grupo de Jr. Cascaria).


Ângela          Duta  Croá            Valney      Leandro do Leão  Joaquim Filho      Grande

Bloquinho (cinco vereadores do grupo do Gildásio).



Zé Filho            Nilton Croá                  Mano                  Dr. Elias Elói         Adaliza

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

27 Comentários

  1. Boa matéria Sr.Carlinhos, vc se mostra um conhecedor da politica em Poção de Pedras, eu particulamente aposto que qualquer um dos planos A ouB pode acontecer, menos o plano de Cascaria.

    ResponderExcluir
  2. Duta Croá uma vez no povoado barro vermelho , disse que dessa vez não iria abrir mão da câmara , iai será ele o nome do "grupin " para presidente da câmara... é esperar pra ver !

    ResponderExcluir
  3. Eita peste!!!!! eu não tinha pensado nisso... pois a coisa tá feia pro Cascaria, acho que pode dar o seu DUTRA CROÁ como presidente e o resto da mesa vai ser a turma de Dr. Gildasio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SEU DUTRA O SENHOR É O NOME MAIS INDICADO P SER O PRESIDENTE, POIS TEM MUITOS ANOS DE EXPERIENCIA. JÁ EXISTEM BOATOS Q O SENHOR JÁ SE REUNIU COM QUATRO DOS VEREADORES DO GILDASIO. SERÁ Q VAI DAR DUTRA CROÁ??????

      Excluir
  4. Vai se o LEANDRO DO LEAO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leandro tire o seu cavalo da chuva, o presidente vai ser o GRANDE.

      Excluir
  5. o dUTRA cORÁ NAO TA GOSTANDO DESTE cASCARIA NAO, TUDO É PROS OUTROS E PRO DUTRA CROA ELE NAO DAR NADA.

    ResponderExcluir
  6. esse blogueiro é audacioso
    que ver o futuro governo despencar
    esses vereadores num fizeram nada acabaram com essa cidade
    cada um foi responsavel pelo pessimo governo gildasio angelo
    duvido se num é a vontade deles fica nas asas do cascaria
    mas o tempo é o senhor da razao

    ResponderExcluir
  7. Concordo, eu tenho visto um movimentos en relaçao a isso e imagino q tem vereadores ou vereadoras q nao forao eleito q entra nessa jogada como? esperaremos pra ver pois vejo eles semrpe reunidos, e creio q mesmo sem a vaga eles estao sempre unidos e com opinao de Dr. vilberto q faz parte do grupo é q nao me engane esta na politica desde tempo seu rafael. pois vi comentario q proxima ele será cadidato vereador ou seu filho q ja estara formado como medico.

    ResponderExcluir
  8. Aviso aos funcionarios da pref. de Poção de Pedras: façam economias para o proximo ano,pois o cascaria vai atrasar salario e vamos passar fome. nao compre nada contando com salario pago pelo mcascaria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o cascaria ao chegar na quarta-feira as 11:30 da noite não dei atenção para sue eleitores, mais pela manha as 6:40 ele mesmo parou o carro e entro na casa do sue Rafael e lá estavam uma boa conversa será que ele foi tomar café mais o sue grande amigo tubarrão e seu pai Rafael, pois a historia se repeti ,todos prefeito só da a mão para o lado oposto, bem feito babão do cascaria

      Excluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. eita paixao doida, te conforma bando dadoes, vcs pensan o cascaria vaideixar a oposição ser presidente da camara/
    vcs fkam jogando sujo mais nao cola nao, que lapada grande foi essa kkkkkkkkkk tchau gigi e sua turma o presidente da camara e o valney ja ta tudo certo.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. sE EU CONHEÇO O DTRA CROA, SO VAI DAR ELE NA PRESIDENCIA DA CAMARA, ELE VAI ATRAS DA TURMSA DO GILDASIO E FECHAR UM PACOYTE DIVIDINDO OS CARGOS DA MESA E DUTRA SERÁ O PRESIDENTE.

    ResponderExcluir
  13. Quero o grande de presidente da camara, a vez é sua rapaz, se junta com a turma do gildasio e fica como presidente,depois o cascaria vai só te adular, agora o cascaria tá adulando é o tubarão branco.

    ResponderExcluir
  14. SEGUNDO UM AMIGO MEU, O MCASCARIA ACABOU DE ACERTAR COM O TUBARÃO BRANCO PRA ALUGAR TODOS OS PONTOS E CASAS DE SECRETARIAS DO TUBARÃO,TÁ VENDO QUEM E FORTE NAO É O POVO.

    ResponderExcluir
  15. VOTO NA ADALGIZA BEZERRA PRA PRESIDENTE DA CAMARA DE POÇAO.

    ResponderExcluir
  16. eiii Carlinhos pq que não aparece o nome da d.carla na assistencia social?esse que é o lugar dela,tem que mostrar trabalho junto com o povo,e ela prometeu dias melhores para as mulheres de poção e com isso ela conquistou mtos votos agora queremos ver não adianta se esconder atras do financeiro da prefeitura não,vamos cobrar gente.
    dá essa força ai blogueiro.
    É ISSO AI BLOGUEIRO AJUDE ESSE POVO.voce é o cara de coragem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlinhos não tô entendendo ela que não quer a secretaria?mais se ela quiser ajudar o marido dela a fazer um boa administração tem que ser ai essa secretaria com outras pessoas nunca da certo olha o q aconteceu com o gigi.

      Excluir
  17. Se fosse para uma votaçao democratica escolheria seu Duta....a voz da verdade ja teria votos de gratidao do ,55 esse sim tem projetos para seu povo abre mao nao velhao do chapeu vc e o cara....

    ResponderExcluir
  18. Mais isso é justo,lugar da primeira dama é na assistencia social junto com o povão sentindo a realidade ou a senhora não quer?quer também ficar na sombra junto com o prefeito?
    Vamos CARLA MOSTRA A QUE VOCE VEIO.
    Concorda blogueiro?já que o outro blog não mostra voce mostra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. será que ela ainda vai pra perto do povo pobre ou só queria ganhar a eleição e agora vai sumir?

      Excluir
  19. com certeza cascaria vai querer fica contra tubaraow ele agora vai querer somar!!! valbay nao vai ser o presidente isso garanto e mais isso se dicide mesmo ultima semana. sei pq cascaria esta jogando sujo valnay nao vai ser vcs vao me dizer depoisss

    ResponderExcluir
  20. A angela tem que ir e reabrir a pestalose junta v o nilto pinto agora vai....todo mundo do mesmo lado....e seu dutra pesidente da camara...
    ai meu povo agora e 10.....
    kkkkkk

    ResponderExcluir