sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Justiça determina à Caema a normalização de abastecimento de água Poção de Pedras

Dra. Elisete Pereira dos Santos

A falta de funcionamento de dois poços da empresa no município prejudica 40% dos moradores.

A Justiça concedeu, em 12 de novembro, liminar determinando à Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) a normalização do fornecimento de água aos habitantes do município de Poção de Pedras (a 332 Km de São Luís).

A decisão, assinada pelo juiz Rômulo Lago e Cruz, é resultado da Ação Civil Pública ajuizada, em 6 de novembro, pela promotora de Justiça daquela comarca, Elisete Pereira dos Santos.

A liminar estabeleceu prazo máximo de 48 horas para seu cumprimento, sob pena de multa diária de R$ 20 mil. Também determinou a contratação, em 24 horas, de caminhões-pipa para normalizar o fornecimento de água aos moradores da cidade.

"ESTRUTURA ARCAICA E INEFICIENTE"

Na ação, a representante do Ministério Público do Maranhão (MPMA) classifica como "grave" a situação do abastecimento de água na cidade. A promotora Elisete Pereira dos Santos destaca a necessidade da perfuração de mais dois poços tubulares para atender a demanda dos moradores no município, com base em vistoria feita pelo MPMA no dia 10 de outubro.

A necessidade é reforçada por um laudo assinado pelos técnicos da Caema, no qual estes atribuem o abastecimento irregular de água ao não funcionamento de dois poços da empresa. De acordo com os técnicos, o problema prejudica o abastecimento de, pelo menos, 40% dos moradores do município.

Para a promotora, o problema nos poços é resultado da falta de investimentos da Caema na manutenção ou expansão dos equipamentos de captação e armazenamento de água. "A Caema apresenta, em pleno século XXI, uma estrutura arcaica e ineficiente", classifica Elisete dos Santos.

Ela também acrescenta que "a proteção aos poços é inexistente, o que permite que qualquer pessoa possa entrar nos cubículos dos poços e danificar o maquinário", finaliza.

(CCOM-MPMA)

Conheça as justificativas apresentada pelo juiz para o adiamento do concurso público de Poção dePedras

Observando a decisão expedida e publicada pelo Juiz de Direito Dr. Rômulo Lado e Cruz, responsável pela Comarca de Poção de Pedras, para justificar o adiamento do concurso público, decidir fazer um rápido resumo:

* A TAC tinha expirado

O prefeito Dr. Gildásio havia alegado que tinha uma TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), exigindo que o município realizasse o concurso público o quanto antes, mas em sua decisão, o Dr. Rômulo Lago e Cruz explicou que uma TAC vale por 12 meses e que a referida TAC que o município se comprometeu a realizar o concurso público foi assinada em 1º de março de 2012, portanto, expirou em 1º de abril de 2011. Seis meses depois desse prazo expirado que o município decidiu pela realização do concurso.

* Concurso depois da eleição

Dr. Rômulo Lago e Cruz, em sua decisão, levanta suspeitas das reais motivações para o concurso ser realizado depois da derrota nas urnas do atual prefeito. Segundo ele, a celeridade da contratação de uma empresa para a realização do certame, o pedido de abertura de cargos na Câmara Municipal logo depois do insucesso no pleito fere os princípios da moralidade, legalidade, impessoalidade e eficiência. Ele considera também que a realização do concurso público dificultaria a administração do sucessor de Gildásio, que seria obrigado a nomear esse pessoal e demitir uma porção de funcionários logo no inicio de seu governo. Dr. Rômulo considera o certame eivado de vícios e que acarretaria dificuldades ao erário público arcar com esse pessoal.

* Concurso adiado até o julgamento do mérito

Dr. Rômulo determinou ao Instituto Ludus, responsável pelo concurso e a prefeitura de Poção de Pedras que suspenda o concurso público na fase em que se encontra, caso desobedeça essa determinação, será aplicada uma multa diária no valor de 5 mil reais a ser cobrada pessoalmente do prefeito Gildásio e de Naile Gonçalves, diretora do Instituto Ludus. O juiz determinou também que o Ludus, num prazo de até 48 horas lhe envie um relatório dos valores recebidos dos candidatos inscritos, sob pena de uma multa diária de mil reais pela desobediência.

 Clique na foto e leia a decisão na íntegra em tamanho maior:

Mais uma carreta ficou "entalada" na Esquina do Catingueiro

Mais um caminhão de grande porte ficou preso na esquina entre as Ruas Manoel Máximo e Sarney, conhecida como “Esquina do Catingueiro”.

A Scania (Placa NWY 9809 – São Luís – MA), com adesivos “A Serviço da BSM Engenharia S.A.” está desde às 8 horas da manhã atarracada na estreita passagem que liga essas duas importantes vias de circulação de veículos no coração de Poção de Pedras. Em torno de 20 operários estão envolvidos na operação de retirar a Scania do local.
A Scania carrega uma grande máquina extratora de lama do subsolo e de armazenar essa lama em local apropriado, caso esteja contaminada com o gás tóxicos. A Scania deveria entregar essa máquina num local bem próximo à cidade de Esperantinópolis, onde empresas ligadas ao empresário Eike Batista estão perfurando um grande poço em busca de gás natural. Além dessa carreta que ficou presa na esquina, estava prevista a passagem de mais três carregando essas máquinas extratoras de lamas.  

Em outubro, no último comício do Dr. Gildásio, a carreta “Trio Zeus” ficou igualmente presa nessa mesma esquina. Parte da parede de um comércio ficou muito avariada na operação de retirada da carreta “Trio Zeus”. Fui informado que o proprietário foi indenizado em R$ 5.000,00 para ser usado na reforma do seu comércio avariado.

Acredito que a única forma de resolver esse problema seria desapropriando um dos lados da esquina. Um desses comércios seria demolido para alargar a “Esquina do Catingueiro”.

Esse projeto, de certa forma, machuca  o coração do Blogueiro, pois ali, num daqueles cantos funcionou o comércio de compra e venda de coco babaçu de meu pai, o Carlos Catingueiro. Também naquela esquina, funcionava a oficina de conserto de bicicleta de Jr. Cascaria antes dele emigrar para o Pará.

Mas progresso é progresso. A esquina precisa ser alargada! A todo o momento o trânsito fica congestionado por conta da estreita passagem. E se está havendo congestionamento com carros menores, então, calcule os carros grandes: todas ficarão presas na “Esquina do Catingueiro!” E com a explosão de novos poços de gás na região, centenas de carros do porte dessa Scania precisarão passa pela exígua “Esquina do Catingueiro”. 

Parte dianteria da Scania na Rau Sarney e a parte traseira na Rau Manoel Máximo.
Em outubro, foi o "Trio Zeus"
 

De um leitor de Esperantinópolis


ATÉ QUANDO...
A cidade da esperança a cada dia é ainda mais cidade da esperança, motivos é que não faltam: funcionários com três meses de salário atrasados, ruas esburacadas, prédios públicos sucateados, escolas abandonadas, falta saneamento básico, falta educação, falta qualidade de vida e o pior, falta SAÚDE.

Saúde é um direito de todos e um dever do estado, ou seja, cabe aos gestores, em âmbito nacional, estadual e municipal propiciar aos cidadãos boas condições de saúde, mas esse direito previsto na atual constituição nacional parece que não vale pra Esperantinópolis. Um dia desses, no hospital municipal morreu uma criança porque não foi atendida por um médico, porque não tinha nenhum na cidade, sem contar que populares afirmam que o hospital do município não dispõe de condições básicas que possam atender a população, como leitos, medicamentos, profissionais, condições sanitárias e outros.

É bem verdade que saúde é um problema em muitos locais do estado, mas se fosse só a saúde, a gente poderia até entender, mas em todos os âmbitos sociais existem problemas naquela cidade. Senão se tem saúde, consequentemente o desrespeito ao ser humano é evidente e para exemplificar vou relatar um caso que vi recentemente naquela cidade:
Passeando pelas ruas, vi um homem na calçada do Hospital Santa Marta, o mesmo é morador de rua, segundo fontes fidedignas fazem quatro meses que ele se encontra naquelas imediações, sem amparo, sem atenção, sem condições de se manter e possivelmente com alguma enfermidade, este homem vive “jogado às cobras” e parece que ninguém vê. É muita falta de sorte, porque tanta gente que pode e devem ajuda-lo passam por lá e não o ajuda, e a secretaria de saúde do município? Logo na calçada do Hospital.

Parece uma história besta, mas a cidade de Esperantinópolis está igual àquele mendigo, todos veem seus problemas, mas aqueles que podem mudar a situação se fazem de cego. Até quando isso vai acontecer? Por que não ajudam aquele pobre homem? Cadê as autoridades? Por que deixam isso acontecer? Será se sabem que isso está acontecendo? A caixa que vocês veem protegendo os pés desse cidadão, é para proteger um ferimento, contra as “lambidas dos cães” que passam pela aquela região.

É lamentável que a cidade das palmeiras e da esperança vire uma mendiga. São questões como estas que o futuro gestor e sua comitiva deverão solucionar, então senhor prefeito, trabalhe porque trabalho é que não vai faltar.


Prévia do Bloco Fecha Bar de Joselândia promete arrastar uma multidão no dia 25!



O 5º ano do Bloco Fecha Bar de Joselândia promete entrar para a história como o mais animado, agitando a galera da cidade e região. Nos anos anteriores, o Bloco Fechar Bar foi a grande sensação do carnaval com festas eletrizantes, no estilo que a moçada adora curtir!

Tradicionalmente, a festa acontece no dia 25 de dezembro, um dia antes do aniversário de Joselândia. O objetivo é esse mesmo, costurar todas as festas numa só: natal, aniversário da cidade e as prévias de carnaval.

No dia 25, os foliões que compõem o Bloco Fechar Bar vão se concentrar nos bares da Rosinete e do Jhony, em seguida, farão um grande arrastão pela cidade ao som do Novo Paredão do Galinha até o Clube de Eventos VIP Shows.

Na VIP, a festa é em estilo open bar, bebidas de graça e em fartura para todos. A banda do momento Chicletaza é quem vai animar ainda mais os foliões noite adentro!

Programe-se e não perca a diversão garantida:

O que? – Prévia do Bloco Fecha Bar
Onde? – Joselândia – MA
Quando? – 25 de dezembro
Quanto? – R$ 50,00 (Preço do Abadá Oficial)
Vendas do Abadá com o Kleber do Paraíba.
Organizadores: Thiago Cathon, Ruan Dias, Júnior Bil, Kardin, Cey, Ceildo.

Veja as fotos do Bloco 

A Voz do 10 está de mãos abanando


Tenho uma notícia que vai agradar o povo do 55: o locutor Ailton Ponte que fez uma espécie de terrorismo psicológico pelas ruas de Poção de Pedras nas semanas que antecederam a eleição está, pelo jeito, fora do secretariado. Jr. Cascaria anunciou há alguns dias que a secretaria de Comunicação do município será comandada por duas mulheres. Incrivelmente, Ailton Pontes não ficou nem de adjunto!

Talvez esse seja o primeiro grande deslize ou injustiça de Jr. Cascaria depois de eleito! Dar a Cesar o que é de Cesar: Ailton mereceria assumir a secretaria de Comunicação e ela estaria nas mãos da pessoa certa. O cara tem competência para realizar um grande trabalho nessa área.

Difícil esquecer os últimos dias que antecederam a eleição, dias eletrizantes de propaganda nas Ruas! Ailton Pontes de forma corajosa e incansável, às vezes roco, verbalizava a grande vantagem do 10 em Poção de Pedras, desafiava os adversários a apostas, amedrontava a turma do 55, havia idosos do 55 que entravam em pânico quando o carro de som do Ailton adentrava a rua e sua palavras pesava muito na decisão dos indecisos.

- Vão lá ver, está no Bar do Edmilson, duas motos e dez mil reais para quem quiser apostar como temos 400 casas de vantagens em Poção de Pedras, vão lá, apostem se vocês do 55 tem coragem! Eles não vão lá, meu povo, eles não vão apostar por que sabem que a vitória é nossa! Que a vitória é do 10, é de Cascaria! – gritava Ailton Pontes sozinho de dentro de seu carro de som. Ele fez esse tipo de desafio praticamente em frente a todas as portas de Poção de Pedras.

Mas nem sempre Ailton propagava o seu show de locução sozinho. Quando o candidato a prefeito se ausentava da sede do munícipio, Ailton mantinha a chama do 10 acesa e era seguido por centenas de motoqueiros do 10.Ele foi até matéria do Blog Reveja.

Talvez ninguém se dava conta, mas sempre que Ailton Pontes saia de uma Rua, depois de seu terrorismo pessoal, havia adesões a campanha do 10. Vamos lembrar de um caso: na Rua Lino Machado, estava o locutor cercado de motoqueiros do 10, desafiando o povo do 55, escarnecendo deles diante dos moradores estarrecido em suas portas. Eu ouvia um apaixonado do 55 exclamar, desesperado: “Alguém tem de fazer alguma coisa contra esse Ailton Pontes, senão ele sozinho vai terminar de nos matar!” Assim que Ailton deixou a rua em seu carro de som, quatro eleitoras ranzinza do 55 foram se entregar, de mãos beijadas, a Jr. Cascaria. A história correu o município naquela noite. O Blogueiro percebeu, nessas adesões, a influência de Ailton Pontes.

O resultado de tudo isso é que talvez Cascaria o coloque como locutor oficial para que ele continue perambulando pelas ruas de Poção de Pedras, anunciando suas ações de governo. Com certeza, o povo do 55 que odeia Ailton Pontes por tudo o que ele fez na campanha vão enchê-lo de chacota e desprezo.

- Bem feito pra tu, babão!

Ouvi dizer que ele não merece nada porque foi remunerado pelo seu serviço. Sobre isso, devemos lembrar que Ailton tem família e para que ele pudesse se dedicar exclusivamente a campanha, como ele se dedicou, precisava dessa contrapartida de Cascaria. Agora alguém afirmar que tudo o que o Locutor Ailton Ponte fez pela vitória do 10 ele já recebeu pelo seu modesto ordenado durante os meses de campanha é um grande absurdo! Se assim fosse, melhor teria ficado do lado do prefeito Gildásio, ganhava mais e estaria empregado até o final do ano.

Telefonei a Ailton para saber o que pensa sobre ter ficado de fora da secretaria de Comunicação. Ele, meio constrangido, não quis entrar no assunto, mas revelou que o prefeito eleito ainda não o procurou e desconhece o seu futuro na administração de Jr. Cascaria.

- Melhor ficar calado – Silenciou-se a voz do 10.

Ailton estava em Lagoa Grande do Maranhão, realizando um trabalho de publicidade em frente a uma loja de móveis. Será esse mesmo o destino da voz do 10?
Ailton Pontes a Voz do 10

POR FAVOR LEIA!!!!


Olá Carlos Alberto, meu nome é Francidalva Carvalho da Silva, e eu sou da cidade de Esperantinópolis, porém faz mais de 19 anos que moro no estado de Mato Grosso. Quando era pequena, meus pais me trouxeram para morar aqui, mas meus avós, tios e primos ficaram aí.

Bem a verdade é que perdi o contato com meus familiares e gostaria de poder entrar em contato com eles de novo. Só que não tenho nenhum telefone deles, apenas me lembro do número da casa dos meus avós, mas não me lembro do nome da rua, parece que era Rua Vitorino Freire, 523, porém não tenho certeza se esse número é de verdade, já mandei duas cartas, só que não recebi resposta, por isso não sei se o endereço está certo, meus avós se chamam Firmino Bispo da Silva e minha avó Maria de Jesus da Silva.

Eu te encontrei fazendo pesquisa na internet sobre Esperantinópolis, e o favor Especial que te peço é que se você puder me informar de algum modo, se meus familiares ainda estão morando aí, e se possível me colocar em contato com eles por telefone ou email, pois não encontrei outro jeito de contatá-los.

Meus tios se chamam, Matias, Isaías, Maria da Cruz, esta última todos a chamam de "DACRUZ", casada com o Nicolau, que todos chamam de "NANU", quando saí daí eles tinham 2 filhos, Arlene e Otoniel, não sei se tiveram mais, e minha avó tinha uma filha adotada, que hoje está com 29 anos de idade, chamada Neusa, sei disso porque temos a mesma idade.

Você deve está me achando louca de te dar tanta informação sobre a minha família, mas se você for me ajudar vai precisar de todos esses dados para encontrar alguém. Não posso fornecer mais, porque não me lembro de muita coisa relevante. Desde já obrigada, mesmo se não conseguir me ajudar, estou te mandando este email, (francidalvacarvalho23@hotmail.com) porque quando li seu perfil na internet você me passou credibilidade, sem ofensas, mas espero não está errada.

Tomei a liberdade de te adicionar como contato no meu MSN, para que possa entrar contato comigo.
ATENCIOSAMENTE,
FRANCIDALVA

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Vereador Eliésio é o candidato de Arlene


Vereador Eliésio do PT
Em São Raimundo do Doca Bezerra, a prefeita eleita Arlene Uchoa (PT), não tem dormido no ponto quando se trata de eleição para presidente da Câmara de Vereadores. Ela tem articulado muito nos bastidores para garantir Eliésio no cargo de presidente da Câmara de Vereadores do Município no ano que vem. Mais do que companheiro de Partido, Eliésio é um aliado de primeira hora da família Uchôa e um ferrenho combatente contra a oligarquia dos morenos em São Raimundo do Doca Bezerra. 

Arlene, prefeita eleita
O grande obstáculo a prefeita eleita Arlene é que seu grupo político elegeu quatro dos noves vereadores da Câmara. Essa é a razão de seus esforços nos bastidores para viabilizar a eleição de Eliésio. Arlene precisa de mais um vereador para conquistar o seu objetivo e talvez ela consiga mais do que um. Os vereadores da futura oposição sabem que vereador adversário sofre, quem diga é o próprio Eliésio que sofreu nas mãos do prefeito Chico Moreno.


Em Lago dos Rodrigues só boas notícias


Em rápida visita a Lago dos Rodrigues, só obtive boas informações. O município está tranquilo, organizado e no caminho certo para continuar o seu processo de desenvolvimento. Vejas algumas notícias colhidas da terra de Valdemar da Serraria:

* Casas Populares

Os projetos de casas populares estão de vento em popa. O município conseguiu, junto aos organismos federais, mais de 50 casas populares para serem erguidas no Conjunto Parque 2. Essas serão somadas as outras dezenas de residência com excelente qualidade que o município está construindo ou construiu e entregou a famílias carentes de Lago dos Rodrigues.

* Agricultura tratada a sério

Iniciando o segundo mandato, o prefeito Valdemar da Serraria pretende dinamizar projetos na zona rural. A secretaria de agricultura que não funcionava a contento foi confiada a um novo secretário Antônio Ramos, ou simplesmente o Ramos. E para auxiliar o Ramos, o prefeito colocou Argemiro de Sousa Silva como secretário adjunto de Agricultura. É a primeira que a secretaria de Agricultura tem adjunto. Essa dupla dinâmica terá a grande responsabilidade de implantar projetos desenvolvimentistas na agricultura local.

* Merenda escolar garantida

Graças ao empenho da administração de Valdemar da Serraria, a prefeitura já garantiu os recursos PAA (Programa de Aquisição de Alimentos); PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Esses programas beneficiarão o alunado do município, ou seja, em todas as escolas do município terão merenda escolar garantida e com a possibilidade de parte desses alimentos serem comprando no comércio local, impulsionando a economia do município.

Eltone é o cara na Câmara de Vereadores

O vereador eleito Eltone está se viabilizando como o próximo presidente da Câmara de Vereadores de Lago dos Rodrigues. Eltone é jovem e assumirá o primeiro mandato eletivo de sua vida, porém, ele tem sangue político correndo nas veias. O moço é filho de Antônio do Nena, ex-vereador e ex-vice-prefeito de Lago dos Rodrigues. Antônio do Nena é comerciante e tem mais de vinte anos dedicado a vida pública, sempre exercendo cargos eletivos. Na última eleição, porém, abdicou da disputa em favor do filho Eltone. O rapaz foi o vereador mais votado de Lago dos Rodrigues, é o preferido do prefeito Valdemar da Serraria para assumir a presidência da Câmara de Vereadores.

Vereador eleito Eltone e Pr. Bel

O abastecimento de água em Poção de Pedras passou dos limites da precariedade, é inexistente em algumas regiões da cidade


Postei uma matéria ontem (28), que, diga-se de passagem, está sendo incrivelmente acessada, sobre a saída do Knor da CAEMA, e, em poucas horas, a caixa de mensagem do facebook do Blog amanheceu repleta de reclamações dos munícipes poçopedrenses sobre o  péssimo serviço que a CAEMA tem prestado na cidade.

E mal o dia clareou, recebi uma ligação de um grupo de moradores da Vila Borges que fez a mesma reclamação: as moradias daquele bairro, que fica ao lado da caixa d’água da Caema e ruas próximas a ela, como as Ruas Joaquim Salviano, 7 de Setembro e Almirante Barroso, estão sem água.

A população reclama que as torneiras de suas casas estão, há pelos menos oito dias, sem cair um único pingo d’água. Buscamos entrar em contato com a CAEMA, mas o que parece, a empresa não tem telefones fixos em Poção de Pedras. Os funcionários disponibilizam os números de seus celulares pessoais para ouvir as reclamações dos consumidores e nenhum desses números chegou até o Blog, imagine a população que precisa reclamar?

Sobre isso, eu tenho o seguinte entendimento: no período em que Knor esteve como responsável pela Caema, havia água, pouca em abundância, jorrando pelas torneiras, sem ele, o abastecimento de água virou uma calamidade.

Ironicamente, essas comunidades que vivem adjacentes à caixa d’água da Caema e que estão sem água há vários dias ainda são obrigadas suportar a visão da água potável sendo derramada da caixa todos os dias. É, sem dúvida, uma falta de respeito com o cidadão que se esforça para pagar as contas de água. Já está na hora do Ministério Público se posicionar sobre o problema e fazer algo em favor da população que sofre com a falta regular desse líquido tão precioso e indispensável a vida. 

Em Esperantinópolis, o promotor Dr. Paulo Roberto acionou a Caema, multou a empresa e o presidente da empresa e, rapidinho, o problema crônico de falta de águia foi resolvido naquela cidade.

A experiência de Esperantinópolis pode ser aplicada em Poção de Pedras e a população sofrida agradecerá o empenho de suas autoridades para sanar de vez esse insuportável problema da falta de água na cidade.
Caixa d`água que abastece Poção de Pedras
e famílias poçopedrenses recorrendo a poços medievais para conseguir o precioso líquido.
(fotos: Blog Flagras de Poção)

Notícias do momento

* Já estão disponíveis ao público as prestações de contas dos candidatos

Já estão disponíveis no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) as informações encaminhadas pelos candidatos, comitês financeiros e partidos nas prestações de contas finais relativas ao primeiro turno das Eleições 2012, com as respectivas listas de doadores e valores doados. As informações podem ser acessadas no site do Tribunal, no caminho "Eleições/Repositório de dados eleitorais/Prestação de contas/2012". (Blog do Luís Carlos).
Confira no link:

* Dilma estará em no Maranhão na próxima segunda
A presidente Dilma Rousseff (PT) informou hoje à governadora Roseana Sarney (PMDB), em telefonema pela manhã, que antecipará sua visita ao Maranhão para a próxima segunda-feira (3). Inicialmente, a petsita pernoitaria em São Luís no dia 11 de dezembro, antes de seguir para uma viagem diplomática à Rússia. Com a mudança, ela chega pela manhã e já viaja no mesmo dia. (Blog do Leda).

* Morre aos 75 anos o jornalista Joelmir Beting


O jornalista Joelmir Beting, de 75 anos, morreu, por volta da 1h desta quinta-feira, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internado desde o dia 22 de outubro para tratar de uma doença autoimune. Ele respirava com auxílio de aparelhos desde o último domingo (25), após sofrer um acidente vascular encefálico (AVE) hemorrágico. (Uol).

* Gil Cutrim reduz o próprio salário e o de secretários devido a perdas do FPM

O prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PMDB), tomou uma medida inusitada ao encaminhar para a Câmara Municipal projeto de lei reduzindo o seu próprio salário, o do vice-prefeito e os dos secretários e adjuntos. O corte é da ordem de 30%. O projeto deve ser votado na sessão de quinta-feira (29). Os servidores que ocupam cargos comissionados também devem ser afetados. A prefeitura cortará, também em 30%, as gratificações desses funcionários. Segundo Cutrim, o objetivo da medida é diminuir os gastos para compensar as perdas devido à queda dos valores repassados via Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e garantir o pagamento do funcionalismo. (Blog do Leda).

* TJMA condena prefeito de Peritoró por improbidade administrativa

O prefeito de Peritoró, Agamenon Lima Milhomem, foi condenado pela 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão, com maioria de votos, por não prestar contas referentes ao exercício financeiro de 2009 dentro do prazo determinado por lei. Milhomem deverá cumprir pena de 3 meses de detenção em regime aberto, convertida em prestação de serviços à comunidade. Para o desembargador Joaquim Figueiredo, relator do processo, a questão não pode ser tratada como mero descaso administrativo ou irregularidade. "Até pela má administração dessas contas, somadas ao atraso em sua prestação, já vejo a tentativa do réu em se furtar da obrigação de prestar as contas anuais do município", frisou o desembargador. (JP)

* Flávio Dino tem 62% das intenções de voto para o governo do Estado
 
Pesquisa encomendada pelo Jornal Pequeno ao Instituto Amostragem revela que se a eleição para o governo do Estado fosse hoje o presidente da Embratur, Flávio Dino, lideraria com folga na espontânea e em todos os cenários estimulados. Na media, de quatro cenários prováveis no pleito de daqui a 22 meses, ele teria 61,99% dos votos. A pesquisa foi realizada no período de 15 a 17 deste mês e ouviu 1.300 eleitores em 40 municípios localizados em todas as regiões do estado. (JP)

A realização da prova do concurso público foi adiada?


Ontem, no início da noite, o Reino da Boataria ferveu com a história de que o Concurso Público que está sendo realizado pela prefeitura de Poção de Pedras foi embargado pela justiça. O céu ardeu com o foguetório e o povo do dez fez um breve buzinaço pela cidade comemorando a decisão da justiça.

Em busca de confirmação e esclarecimento sobre o assunto, liguei diversas vezes para o prefeito Gildásio, mas o celular dele está fora de área. Liguei, em seguida, para o prefeito eleito, Jr. Cascaria que está em Brasília, acompanhando o deputado Cleber Verde.

Cascaria me confirmou a história, mas ressalvou que ele e seus advogados ainda não receberam nenhum documento da justiça informando que o concurso fora efetivamente adiado. Segundo ele, essa informação encontra-se em algum site do judiciário e foi a motriz das comemorações do povo do dez.

Ele repetiu a história que tem dito ao Blog: seus advogados entraram com uma ação na Comarca de Esperantinópolis solicitando a justiça o adiamento e não o cancelamento do certame.

De acordo com o prefeito eleito, o juiz Dr. Rômulo Lago e Cruz deferiu o pedido do prefeito eleito e a realização das provas e divulgação dos resultados do concurso público será realizado no primeiro semestre de 2013.

Outrossim, precisamos confirmar essas informações e saber do atual prefeito, Dr. Gildásio, caso a justiça tenha mesmo deferido o pedido de Cascaria,  se ele vai recorrer da decisão e como ficar a situação dos inscritos no concurso já que a prova seria realizado no dia 9 de dezembro. Os prazos estão muito apertados.

A qualquer momento teremos mais informações sobre o concurso público.

Passeando pelo face, veja que depoimentos sérios eu encontrei:



Brunno Galvão: Eu nasci preparado!



Brunno Galvão, prefeito eleito de Igarapé Grande, tem participado assiduamente dos seminários voltados aos prefeitos eleitos e reeleitos que acontecem em São Luís. Ele está nessa corrida desde a semana passada quando participou do Seminário: "Encontro do Estado com os Municípios". Já nesta semana, nos dias 26 e 27,  ele participou do Seminário: "Desafios, Perspectivas e Limites da Gestão Pública Municipal", promovido pela FAMEM no auditório da Fiema. E o esforço pelo aprendizado não parou: Hoje e amanhã (28 e 29) Brunno está participando do Seminário "Novos Gestores" organizado pelo CNM no Hotel Brizamar.


Ontem, no término do Seminário da FAMEM, Brunno falou sobre as palestras e o intercâmbio de conhecimento que tem recebido nesses seminários. Ele disse que os temas abordados são importantes para o conhecimento dos novos gestores e que as dúvidas quanto à administração pública têm sido respondidas pelos palestrantes. O jovem prefeito se declarou preparado e confiante, e promete superar as perspectivas do povo de Igarapé Grande. As palestras que tem frequentado como um estudante exemplar tem a finalidade de deixá-lo ainda mais preparado. 

- Eu nasci preparado para o desafio de administrar o município de Igarapé Grande, estou formando uma competente equipe de governo e, tenho o auxilio de meu pai, o ex-prefeito Breado. O meu pai é maior político do Médio Mearim e tem muita experiência na administração pública. 

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Knor do inferno ao Céu


Knor foi exonerado de suas funções na Caema. Por conseguinte, oficialmente ele não é mais funcionário da Caema. Knor era concursado e o responsável pela Caema de Poção de Pedras há alguns anos. As razões que levaram a sua exoneração ainda são desconhecidas do Blog. Procuramos entrar em contato com ele para saber os motivos de seu desligamento da Caema e se gostaria de se pronunciar sobre eles, porém, o seu celular está sempre fora de área. O que posso adiantar é que Knor está recorrendo judicialmente contra a decisão da Caema de exonerá-lo. 

Numa conversa meses atrás, Knor me afirmou que o seu trabalho a frente da Caema em Poção de Pedras resultou na façanha de retirá-la de uma situação de inadimplência (prejuízo) crônica, levando as finanças da companhia para uma situação de adimplência (lucros).

Antes da eleição, Knor se licenciou de suas funções na Caema para concorrer a uma das vagas de vereador em nossa Câmara Municipal. Ele desistiu de sua candidatura no primeiro mês de campanha, mas não voltou ao trabalho. Isso está respaldado pela lei e, ao que me parece, não foi esse o motivo que levou ao seu desligamento da empresa.

No período em que Knor esteve afastada da Caema por conta da eleição municipal, a cidade de Poção de Pedras passou por um verdadeiro estado de calamidade pública com falta de água. Houve bairros e ruas inteiras que as residências ficaram semanas sem cair uma única gota de água. Assim que ele retornou as suas funções na Caema, o abastecimento deu uma significativa melhorada. Então é inegável que ele tem competência em sua área de trabalho.

Ontem, no Centro de Convenções da Fiema, indaguei por mais alguns nomes de novos secretários ao prefeito eleito Jr. Cascaria, e ele revelou-me que Knor será o seu secretário municipal de Meio-Ambiente.

Portanto, assim como é oficial a exoneração de Knor da Caema, também é oficial que ele será o secretário municipal de Meio-Ambiente da Gestão de Jr. Cascaria em Poção de Pedras.

Então, o homem saiu ou não saiu de um inferno para Céu em pouquíssimo tempo? 

Prefeito Dr. Jerry de São Roberto em maus lençóis



Dr. Jerry Adriany
prefeito reeleito de
São Roberto
Na última segunda-feira (26), aconteceu no Fórum da Comarca de Esperantinópolis, a Audiência de Instrução sobre o caso de acusação de compra de votos que recair nos ombros do prefeito reeleito de São Roberto, Dr. Jerry Adriany (PTB).  Na oitiva, o juiz Dr. Rômulo Lago e Cruz, titular da Comarca, ouviu as testemunhas de acusação. Além dessas testemunhas, os advogados da coligação "São Roberto em Boas Mãos" encabeçada por Raimunda Viana, segunda colocada nas eleições majoritária de São Roberto, apresentaram uma gravação que compromete Dr. Jerry. Agravação foi realizada no período da última campanha eleitoral e nela se encontra o suposto áudio em que o candidato Dr. Jerry, oferece a um eleitor um cargo de secretário de governo em troca do voto dele. Se a gravação for verdadeira, Dr. Jerry estaria ferindo artigo 41 da Lei das Eleições que trata sobre compra de votos.

Depois de ouvir as testemunhas na oitiva, Dr. Rômulo determinou que a mídia (gravação) fosse encaminhada a Polícia Federal para ser alvo de uma rigorosa pericia. O objetivo do magistrado é esclarecer se a gravação passou por edição ou outro tipo de fraude.

Somente depois de receber o relatório da perícia, o magistrado abrirá o prazo para o Ministério Público se manifestar, em seguida, será o momento das alegações de ambas as partes envolvidas: acusação e defesa; e, ao término das alegações, Dr. Rômulo proferirá a decisão final: Dr. Jerry perde ou não o mandato por compra de votos!

Ocorre que a Polícia Federal demora entre 30 a 45 dias para emite o laudo técnico para uma perícia dessa natureza. Em meado de dezembro de 2012, o juiz da Comarca entra em recesso de final de ano e retornará as suas funções somente no dia 7 de janeiro de 2013. Fomos informados que nesse dia (07.01) ele entrará em férias por dois meses. Então, calculo que o julgamento e a decisão final sobre a situação do prefeito de São Roberto deva ser definida entre março e abril, quando ele estiver exercendo o segundo mandato de prefeito.

Raimunda Viana 2ª colocada
nas eleições majoritária
de São Roberto
A diplomação de Dr. Jerry, provavelmente, será no dia 11 de dezembro, ou seja, daqui a 13 dias, e o segundo mandato dele começa daqui 34 dias, em 1º de janeiro de 2013.

A oposição, representada por Raimunda Viana (PDT), segunda colocada nas eleições, está esperançosa que a justiça impugne o resultado da eleição que sagrou a reeleição de Dr. Jerry. E mais do que provas testemunhal, eles apresentaram um importante prova física: a suposta gravação em que Dr. Jerry tenta conquistar votos mediante ao oferecimento ilegal de um cargo público.

É o bom o prefeito Dr. Jerry ficar com as barbas de molho. Ainda que ele seja diplomado e assuma o segundo mandato de prefeito de São Roberto do Maranhão, está correndo risco seríssimo de perder tudo na metade do primeiro semestre de 2013.

Seminário da FAMEM recebe comitivas do Médio Mearim


Prefeitos eleitos, reeleitos, vereadores e secretários de governo participaram do Seminário: Desafios, Perspectivas e Limites da Gestão Pública Municipal, promovido pela FAMEM (Federação dos Municípios Maranhenses) no auditório da Fiema, em São Luís, nos dias 26 e 27.

O seminário abordou temas relevantes e de interesse dos gestores municipais, como transição de governo, limites territoriais e dados do IBGE, relação do Governo Federal como os municípios, instrumentos legais da gestão pública, orçamentos municipais, contratações federais obrigatórias, licitação e contrato administrativos, lei de acesso à informação, uma mesa redonda com o tema do seminário: Desafios, Perspectivas e Limites da Gestão Pública Municipal.

Comitivas de município da Região do Médio Mearim estiveram presentes ao seminário da FAMEM, veja as fotos de algumas delas:
Dra Karla Muniz e Dr. Raimundinho
Comitiva de Esperantinópolis
Igarapé Grande: Brunno Galvão e dona Tereza
Poção de Pedras: Jr. Cascaria e dona Karla
Joselândia: Orleans e Biné
São João dos Patos: Zé Mário
Dr. Suzuki, advogado da FAMEM
Dra. Diana Carneiro ao lado de funcionárias da FAMEM: Bieme Christine (Coordenadora do Departamento de Qualidade) Ruitermira Rocha (Secretária da Presidência), Darliane (Assessora de Comunicação), Gilvana Chaves (Assessora da Escola de Gestão Municipal - EGM).

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Cascaria nega qualquer envolvimento na eleição da Câmara

Cascaria e sua esposa, dona Carla Fernanda
Encontrei, no meio da tarde de hoje (27), Jr. Cascaria, prefeito eleito de Poção de Pedras, no Centro de Convenções da Fiema, participando, ao lado de sua esposa dona Carla Fernanda, do último dia do Seminário: Desafios, Perspectivas e Limites da Gestão Pública Municipal, promovida pela FAMEM (Federação dos Municípios Maranhenses) aos prefeitos eleitos e reeleitos.

Cascaria, sempre atento ao que se passa no Blog, me procurou no final do seminário para rebater a informação postada de que ele estaria envolvidíssimo na eleição da Câmara de Vereadores ou que a não eleição do vereador Valney para presidente da Câmara seria uma derrota para ele.

Ele repetiu o que disse ao Blog em sua entrevista postada no último sábado:

- Eu tenho deixado à vontade aos meus vereadores para que cheguem a um consenso e escolham um entre eles, para concorrer a presidente da Câmara de Vereadores e receber os seis votos dos vereadores eleitos do nosso grupo.

O prefeito eleito acrescentou a informação de que grupo tem três candidatos a presidente da Câmara de Vereadores declarados: Valney, Duta Croá e Leandro do Leão. Cascaria, como está explicitado acima, apenas aconselha seus vereadores para se entenderem nessa eleição e escolham um deles para receber os votos dos seis vereadores de seu grupo. O prefeito eleito não admite nenhum racha ou desentendimento sério que resulte na eleição de um adversário na presidência da Câmara.

- Carlinhos, não é que eu esteja fugindo da minha responsabilidade. A verdade é que temos três candidatos no meu grupo. Se eu apoiar um vereador, acabo perdendo dois vereadores. Então, depois de muita reflexão, compreendi que a melhor coisa a fazer é deixar que eles, livremente, democraticamente, escolham o candidato entre si. É isso que eu espero. – disse o prefeito eleito Jr. Cascaria, com a fisionomia de preocupação com a próxima eleição na Câmara.

Confesso que já estou convencido de que Cascaria não está mesmo se envolvendo nessa eleição. Então, vamos ver no que vai resultar essa tal de democracia cascariana.

Madeira, prefeito de Imperatriz ao lado de Jr. Cascaria
Centro de Convenções da Fiema lotado de prefeitos

Reuniões na calada da noite poçopedrense

É engano do blogueiro aqui ou estão acontecendo inúmeras reuniões na calada da noite poçopedrense entre os nossos estimados vereadores reeleitos, eleitos e demais gente interessada no comando do legislativo municipal no ano que vem?

Os burburinhos sãos muitos e expressam um fato inegável: a disputa pela presidência da Câmara de Vereadores come solto à porta fechada.

Vejamos os que dizem os burburinhos que já ultrapassaram o Reino da Boataria e se vestiram de realidade:

Lael Bezerra está articulando como nunca para eleger a mulher dele, vereadora Adaílza, como presidente da Câmara. O Lael é PhD em articular e fechar acordos políticos e numa desentendimento no grupo do prefeito, a presidência da Câmara pode cair no colo de Adailza do Belém do Lage.

Também tenho ouvido que os vereadores da futura oposição (os cinco que apelidei de Bloquinho) estão cantando músicas de sereia nos ouvidos inquietos dos vereadores eleitos Duta Croá e Leandro do Leão. O velho guerreiro, tocador de sanfona como poucos, aceita sim o cargo, muito obrigado! E no caso do Leandro, quem está mais animado é o Leão XIII, pai do jovem vereador. Leão anda receitando o nome do filho em sua movimentada farmácia.

Ouvi também o boato que o vereador eleito Grande anda muito animado com a possibilidade de abocanhar o cargo de presidente. Ele deve soprar o refrão da musica de campanha dele nos ouvidos dos futuros colegas vereadores: “Vamos pensar grande, vamos votar no Grande...”

E o vereador Valney está também articulando como nunca nos bastidores da vereança. Valney, na minha opinião, é o candidato que merece ocupar a cadeira de presidente da Câmara por tudo o que fez pelo grupo. Sem falar que é competente e tem a admiração de vereadores da futura oposição, como Nilton Croá (uns meses atrás, Nilton me disse que reconhecia o talento de Valney na Câmara), mas como vivemos numa democracia, Valney é obrigado a lutar até a última reunião na calada da noite, agradando a gregos e troianos para conquistar o cargo que legitimamente deveria ser dele.

E viva a democracia forjadas nas reuniões fechadas, com barganhas e promessas, nas madrugadas insones de Poção de Pedras.

Obs.: Gildásio  e Cascaria estão envolvidíssimos nessa peleja que finalizará na manhã do dia 1º de janeiro do ano que vem. Mas isso é outra história para outro dia. Antecipo somente com uma afirmação: nessa guerra o prefeito eleito Jr. Cascaria só ganha se Valney for efetivamente eleito presidente da Câmara de Vereadores de Poção de Pedras. Qualquer outro resultado considero vitória do Bloquinho.


Qualquer resultado que não seja a eleição do Vereador Valney
para presidente da Câmara será considerado a primeira derrota do prefeito Jr. Cascaria.