quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Conversei com os prefeitos Valdemar da Serraria (Lago dos Rodrigues) e Geames Macedo (Igarapé Grande). E foi só lamentação:

Geames ainda não se conformou com o resultado adverso das urnas. Ele, em vários momentos, queixava-se da maioria do eleitorado igarapegrandense que optou por votar em Bruno Galvão, filho de seu compadre e adversário político e na vida real, Breado!

Geames Macedo
- É só um menino, um  menino bom, mas quem vai mandar é o pai.

Em outros momentos, lembrou-se das ações de seu governo:

- Eu fui o melhor prefeito da história de Igarapé Grande. Construir o mercado, a praça, a prefeitura. Os outro prefeitos não fizeram nem a metade do que fiz!

Geames sabe quem é o culpado pela sua derrota.

- Carlinhos, agora eu sei que o povo não gosta de um prefeito trabalhador, honesto e responsável. O povo gosta é de prefeito ruim.

E disse o que pretende fazer da vida após o dia 1º de janeiro de 2013.

- Voltarei ao meu trabalho, sou comerciante, tenho um comércio e um depósito para tocar. Mas não vou abandonar o meu amado povo.

Do outro lado da mesa, Valdemar da Serraria, com o cenho fechado, também não demonstrava está de bem com a vida.

- Estou de cabeça quente com esses dois amigos meus, o Gildásio e o Geames, mas tenho fé que eles dois me pague antes de encerrar o mandato deles.

E ele explicou o motivo de seu desgosto.

- A minha empresa de asfalto realizou serviços nessas duas cidades e eles ainda estão me devendo.

Valdemar disse que a conta é séria e terá de ser paga.

- Os serviços prestados por minha empresa foram todos licitados, se não me pagar eu entro na justiça para bloquear os recursos do município.

Quanta humilhação na cidade de Poção.

Valdemar da Serraria
- Deus sabe o tanto de humilhação que eu e os meus funcionários passamos em Poção de Pedras. Asfaltei 8 quilômetro dentro daquela cidade e fizemos um trabalho de tampa buraco em diversas ruas e no bairro da Vila Borges. Quando a gente vinha com o asfalto, uma coisa que todo mundo quer, o povo da oposição tacava a porta na cara da gente e se trancava. Olhava a gente era com nojo. Foi muita humilhação num trabalho honesto.


Valdemar responde ao Geames.

- Geames, tu perdeu a eleição porque tu tá com dois meses de salários atrasados. Para de culpar o povo. Onde já se viu atrasar salário de funcionários num mundo de hoje!

Valdemar fala do aniversário da cidade.

- Mesmo sem dinheiro vou fazer uma festa linda de aniversário em Lago dos Rodrigues. Vai ser agora, nesta semana, nos dias 9, 10 e 11. Vai ter é banda de peso em todas as noites!

E finalmente, o prefeito reeleito de Lago dos Rodrigues abriu um leve sorriso.

- Vai ter a Noite dos Crentes, a Noite dos Católicos e a Noite dos Cachaceiros. E quem me conhece sabe que o meu dia é a última noite, com a banda Arreio do Ouro!


Luís Fernando, Chefe da Casa Civil,
citou Henrique Muniz e Pr. Bel
em seu discurso.

Luís Fernando, Chefe da Casa Civil do Governo do Estado do Maranhão, em seu discurso na solenidade de posse no Palácio Henrique de La Rocque, Calhau, ontem (06) no final da manhã, citou dois nomes que são de figuras tarimbadas na região do Médio Mearim.

Em suas palavras iniciais, Luís Fernando, agradeceu a presença de algumas pessoas ilustres naquela cerimônia, em especial, o suplente de senador Pastor Bel, como uma grande autoridade eclesiástica e o assessor da governadora, Henrique Muniz, por ser um funcionário padrão e, em nome de Henrique Muniz, o Chefe da Casa Civil homenageia e abraça todos os funcionários do Palácio Henrique de La Rocque.

Os dois homens, Henrique Muniz e Pr. Bel, ficarão exultantes por terem sido lembrados e elogiados pelo homem que pode ser candidato a governador em 2014 do grupo de Roseana Sarney.

Henrique Muniz, ]Hildon Rocha e Pr. Bel
Pr. Bel, Luís Fernando e Henrique Muniz
O funcionário padrão em seu gabinete no Palácio Henrique de Lá Rocque


Mais uma vez a prefeita de Lago da Pedra Maura Jorge atraiu todas as atenções numa solenidade, dessa vez foi na solenidade de posse de secretários de governos no Palácio Henrique de La Rocque, ontem (06), pela manhã. Ela foi abraçada e cumprimentada por todos. Pode se dizer que um círculo de autoridades se formou em torno da prefeita, mais parecia que era ela que estava tomando posse em algum cargo elevado da esfera estadual. 

Por um breve momento, o Blog conversou com a prefeita Maura Jorge. Levamos a ela a reclamação de alguns leitores lagopedrenses sobre o problema da falta de água em boa parte da cidade.

A prefeita explicou que de fato, os poços artesianos construído na cidade pelo governo federal ainda não estão funcionando, mas, na previsão dela, que no máximo em dezembro,  os cinco poços do PAC estarão jorrando água em abundância para os munícipes lagopedrenses.

Só podemos aguardar.
Maura Jorge
Maura Jorge, Pr. Bel, Luís Fernando e Henrique Muniiz
Carla Fernanda


Acredito que não é só o Blogueiro, mas diversas pessoas observadoras têm notado a grande exposição do nome e da imagem da futura primeira dama de Poção de Pedras, Carla Fernanda, ou como está no muro da casa do casal em Poção de Pedras: Carla Cascaria.

Essa exposição pode ser coisa de um homem apaixonado, mas também pode ter outros objetivos mais práticos, mais, precisamente, políticos. Talvez a ambição de Jr. Cascaria não se limitava apenas em sua eleição para prefeito.

E isso ficou bem evidente quando ele tentou injetar o próprio nome para presidente da FAMEM, mas como não obteve sucesso nessa empreitada, ele pode está vislumbrando a possibilidade da nossa digníssima futura primeira dama também ser testadas nas urnas em 2014. Segundo os comentários do Reino da Boataria, Cascaria sonha em ser deputado, mas como não pode momentaneamente, graça a sua eleição de prefeito, ele lançará a candidatura da   mulher dele ao cargo de deputada estadual daqui a dois anos. E soube que ele está disposto a investir muito nesse projeto. 

E sabe de uma coisa, Carla Fernanda tem simpatia e carisma e o Blog não vai se posicionar contra essa ideia. Pelo contrário, tem todo o nosso apoio.

Conversei com Carla Fernanda uma única vez e senti que se trata de uma excelente pessoa.

E outra coisa: seria chique e importante à mulher do prefeito de Poção de Pedras na cadeira de deputada!

Agora, será que esse projeto vai a frente mesmo ou não passa de um desejo de Cascaria, semelhante a sua malograda tentativa de ser presidente da Famem?

O tempo vai nos dizer.

“Eu vejo.” – disse o cego na fonte de Siloé.

o Blog está de olho bem aberto...

Veja como a futura primeira dama de Poção de Pedras tem sido destacada nos últimos dias:


Entrada da casa de Jr. Cascaria

Outdoors espalhados em todo o município. Esse está próximo ao Cariri

Jr. Cascaria, o que se passa em teu coração?
Amor ou uma grande  jogada política? Ou as duas coisas?

Os secretários de Educação, Pedro Fernandes e de Cidades, Hildo Rocha tomaram posse no final da manhã dessa terça-feira (06), no Palácio Henrique de La Rocque, no Calhau, em cerimônia muita concorrida com a precisa maciça de deputados, reitores de universidades públicas e de prefeitos como Valdemar da Serraria (Lago dos Rodrigues), Haroldo Leda (Lago do Junco), Maura Jorge (Lago da Pedra), Geames Macedo (Igarapé Grande) e de Gil Cutrim (São José de Ribamar) que disputa a presidência da FAMEM.

Essas mudanças nas secretarias faz parte da minirreforma anunciada na semana passada pela governadora Roseana Sarney.

Hildo Rocha substitui Pedro Fernandes na Secid, acumulando também a pasta de Assuntos Políticos, a qual já comandava até que a governadora decida quem será o secretário.

Com a decisão, o secretário João Bernardo Bringel, que estava à frente da Seduc, fica apenas na de Planejamento e Orçamento (Seplan).

O secretário Pedro Fernandes terá como adjunta a ex-prefeita de São Luís, Conceição Andrade.

Segundo o secretário Hildo Rocha, o professor Lago Burnet permanecerá como adjunto de Habitação. Na próxima semana serão indicados os adjuntos Desenvolvimento Urbano e o de Projetos Especiais.


Maura Jorge, Pr. Bel, Luís Fernando e Henrique Muniz
Pr. Bel, Geames, Haroldo Leda, Valdemar e Herique
Henrique, Luís Fernando e Pr. Bel
Henrique e o senado Chiquinho Escócio
Henrique e Gil Cutrim, prefeito de São José de Ribamar
Depois do pleito, Geames aparece em público, sorrindo e feliz
(Com informações de Zeca Soares).

Após a reunião com o secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad, as comitivas de Igarapé Grande e de Bernardo do Mearim, ao lado do deputado Raimundo Louro, Henrique Muniz e Jaílson, prefeito eleito de Lima Campo, decidiram almoçar no Restaurante Cabana do Sol, ao lado do Hotel Luzeiro.

O Blogueiro foi convidado para o almoço e conheceu o prefeito eleito de Igarapé Grande, Bruno Galvão, e a prefeita eleita de Bernardo do Mearim, Eudina e o marido dela, Totota.

Durante o almoça, Bruno Galvão fez questão de aparar quaisquer arestas entre ele e o Blogueiro, afirmando que as brigas de campanhas são coisas do passado e o que ele deseja e tem feito depois do pleito é de trabalhar para soerguer o município em que foi eleito prefeito. Bruno Galvão ainda disse ser um leitor assíduo do Blog do Carlinhos. E fez graça da matéria em que o Blog considerou Geames Macedo o melhor prefeito do Médio Mearim.

- Eu imprimir cópias daquela matéria e mostrei a todo mundo! – disse brincando o prefeito eleito Bruno Galvão.

Outro que se revelou um leitor regular do Blog é o marido da prefeita eleita Eudina, o  grande Totata.

- Aquela matéria em que o Cascaria tirou uma foto com outro Gildásio estou rindo até hoje. – disse Totota.

Ele depois, convidou o Blog para está presente na solenidade de diplomação de Eudina, em dezembro e também conhecer as obras de um grande hospital que está sendo construído em Bernardo do Mearim. O Blogueiro aceitou os convites.

 O deputado Raimundo Louro falava com entusiasmo dos possíveis avanços que serão implantados nos sistemas de saúde dos municípios da região do Médio Mearim. 

Três secretários municipais de Saúde em 2013 estavam presentes no almoço.

Flávia Lacerda (Igarapé Grande), Cleide Silva (Lima Campo) e José Pereira (Bernardo do Mearim).

No mesmo restaurante, mas em outra mesa, o Pr. Bel almoçava tranquilo com o vereador lagopedrense Ananias e mais um amigo. O Pr. Bel foi homenageado ao ser citado com reverência pelo Chefe da Casa Civil, Luís Fernando no discurso em que ele, representando a governadora Roseana Sarney, dava posse a Pedro Fernandes como novo secretário estadual de Educação e Hildo Rocha, novo secretário estadual das Cidades. A solenidade aconteceu às 11 horas no Palácio Henrique de La  Roque, sede do governo do Estado.


Pr. Bel ao lado do vereador Ananias de Lago da Pedra
terça-feira, 6 de novembro de 2012


O Secretário Estadual de Saúde, Ricardo Murad, recebeu em seu gabinete, no hotel Luzeiro em São Luís, uma comissão composta de secretários de Saúde da região do Médio Mearim. A comissão esteve acompanhada de prefeitos eleitos: Bruno Galvão (Igarapé Grande), Jaílson (Lima Campos),  Eudina (Bernardo do Mearim) e do deputado Raimundo Louro.

Na verdade, a reunião foi à prévia de uma importante reunião entre os secretários municipais de Saúde e o secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad, para discutirem políticas públicas na área de saúde da região do Médio Mearim. Esse contato inicial foi importante para articular ações de governo a partir do ano que vem.

Os secretários municipais de Saúde efetivos que estiveram presentes da Região do Médio Mearim foram: José Pereira (Bernardo do Mearim), Cleide Silva (Lima Campos). A reunião contou com alguns nomes que serão efetivados secretários a partir de 2013: Fabiana Ibiapina (Esperantinópolis), Flávia Lacerda (Igarapé Grande) e Dr. João Batista (Poção de Pedras).

Cleide, Bruno, Jaílson, Ricardo Murad, Raimundo Louro, Eudina, Fabiana, Dr. João, José
Câmara de Vereadores de Poção de Pedras

Quase ninguém ouve ou participa de comentários sobre as eleições para presidente da Câmara de Vereadores de Poção de Pedras. Esse tema deveria tomar de conta de todas equinas e senadinhos poçopedrenses. Parece, no entanto, que nossos parlamentares eleitos para a legislatura de 2013 a 2016 estão desinteressados quanto a esse pleito e, talvez, deixem a disputa pelos cargos da mesa diretora para o mês de dezembro, quem sabe até, a briga comece lá para a última semana do ano. Então, naquele período, os nossos onze excelentíssimos Edis vão escolher, entre eles, o digníssimo presidente da Casa, o terceiro nome no quadro sucessório ao poder executivo municipal e, depois do prefeito, o cargo de maior prestigio e cobiça dentro do município.

Mas como as aparências enganam a nós, eleitores medianos! A guerra pelo cargo de presidente já começou e o bicho está solto nos bastidores políticos da eleição, que oficialmente, somente acontecerá no dia 1º de janeiro de 2013.

O único nome que tem despontado até agora, é o do vereador Valney. Ele é o queridinho de Jr. Cascaria e como o grupo do Cascaria fez a maior quantidade de cadeiras na Câmara de Vereadores (seis das onze), bastaria o prefeito eleito indicá-lo que seus colegas aceitariam sem chorumelas. Valney deveria sim, ser o nome de consenso entre os colegas eleitos do grupo; será preciso lembrar que Valney e Ângela foram os dois vereadores que apoiam a candidatura de Cascaria até o fim. Ângela foi agraciada com a Secretaria da Educação e o Valney, caberia de direito, como prêmio pela sua lealdade ao Cascaria e ao grupo, receber essa indicação honrosa e seus colegas se sentiriam a vontade para votarem nele. Nesse caso, não há nada de imposição aos seis e sim uma acomodação justa.

Mas essa história está no condicional. Seria... A realidade é outra. Na política poçopedrense o que mais tem é rasteira, golpe baixo, traições, “percussões” e jogo de interesse na calada da noite (quem diga o Gigi). Alguns dos futuros colegas do Valney estão pouco se importando da fidelidade dele e o que ele fez pelo grupo. Esses eleitos adormecem e acordam sonhando e pensando na mágica possibilidade de abiscoitarem o precioso cargo de presidente da Câmara de Vereadores, que além de substituir o prefeito, em determinadas ocasiões, decide a pauta das discussões e votações da casa, nomeia e contrata funcionários e administra algo em torno de 7% do FPM. Não é uma coisa boa ser o presidente da Câmara de vereadores?

Eu penso que Cascaria, ainda anda vivendo o idílio de sua eleição de prefeito: de festa em festa, de viagem em viagem, de churrasco em churrasco, e não tenha entrada, de fato, nessa empreitada complicadíssima ou não tenha se dado conta também dos perigos que corre. Eleição de Câmara para um prefeito experiente não se resume em fazer um mero afago ou cumprir um acordo com um correligionário, não! O prefeito tem que brigar com unhas e dentes para colocar alguém de sua inteira confiança naquele cargo que pode lhe proteger em vez de trazer-lhe sérias dificuldades ou perseguições. E é bom o Cascaria abrir os olhos, pois se um vereador adversário assumir a presidência da Câmara pode, com muita facilidade, engessar-lhe o mandato e até abrir comissões processantes contra ele. Não posso medir o envolvimento de Cascaria até agora nessa disputa, mas o grau do interesse do Casca pela disputa de presidente da Câmara de Vereadores medirá o traquejo e o conhecimento de política dele. Se ele não sabe muito coisa de política, então provavelmente dará as costas a guerra pela presidência da Câmara.

Chegaram uns boatos aos meus ouvidos que os cinco vereadores eleitos do Grupo do prefeito Gildásio estão se reunindo rotineiramente. E, fecharam acordo entre eles para não haver traições. Se alguém de lá andou balançando, não balança mais. Os objetivos desses cinco futuros opositores de Cascaria seriam bem simples: seja o quê, como ou o quanto for, tentariam cooptar um vereador da base do Cascaria e com esse voto garantiriam a eleição de presidente, bem como todos os cargos da mesa aos cinco. E a oferta para esse possível vereador dos seis  é para lá de tentadora!

Esse é o Plano “A” e se esse plano, porém, não der certo, há um segundo: eles, os cinco vereadores da futura oposição, procurariam um dos seis vereadores do Cascaria e ofereceriam o cargo de presidente da Câmara de Vereadores a ele, de graça.  Mas não procurariam qualquer vereador. Procurariam um dos vereadores que Cascaria não indicasse para presidente da Câmara. E de lucro, os cinco, desmoralizariam o prefeito eleito logo no começo de seu mandato e, como teriam que formar uma chapa, ficariam, de quebra, com cargos da mesa diretora (1º e 2º secretário, tesoureiro, etc.). Esse é o Plano “B”.

O mais interessante é que se o plano “A” vingar, na Câmara, os vereadores do Cascaria seriam a oposição.

Meu Deus! Meu Deus! A política em Poção de Pedras é pesadíssima!

Os cinco estão unidíssimos nesse proposito. E, acima de tudo, a regra principal, consiste em não votar no candidato do Cascaria. O vereador que o Casca indicar, os cinco da oposição tentarão derrubá-lo com o Plano “A” ou “B” ou com outros planos que vierem à cabeça deles. Não existe crianças entre os cinco vereadores do Gigi. Todo mundo ali é “cobra criada” e sabem o que estão fazendo.

E para quem festejou a vitória do Cascaria com esse entendimento: “o Cascaria é o cara, se elegeu bem e de quebra fez a Câmara!” Epa! Epa! Cascaria só fará a Câmara se eleger o presidente indicado por ele em 1º de janeiro. Até aquele dia, muitas águas passarão debaixo das pontes de Poção de Pedras.

Veja a nova composição da Câmara de Vereadores de Poção de Pedras:

Blocão (seis vereadores do grupo de Jr. Cascaria).


Ângela          Duta  Croá            Valney      Leandro do Leão  Joaquim Filho      Grande

Bloquinho (cinco vereadores do grupo do Gildásio).



Zé Filho            Nilton Croá                  Mano                  Dr. Elias Elói         Adaliza

segunda-feira, 5 de novembro de 2012
* Matias do Sítio foi convidado

Recebemos informações mais do que confirmada de que Matias do Sitio foi oficialmente convidado por Jr. Cascaria para ser o secretário municipal de Agricultura de Poção de Pedras. Matias aceitou a incumbência e, dentro do povo de Cascaria, considero Matias o nome mais preparado para cuidar da pasta. O nome dele também foi cogitado no Blog com secretário de Agricultura de Cascaria, e até agora, com os nomes confirmados do Dr. João, Ângela e Matias obtivemos 100% de acertos, embora a pessoa que escreve no face do Cascaria chamasse nossa lista de falsa.

Esses contatos que tenho dentro do grupo do Cascaria são mesmo nota 10!!!!

* Domingo Alegre no Centro dos Cazuzas

Ontem, 04, aconteceu mais um Domingo Alegre no Povoado Centro dos Cazuzas organizado pelo o professor Téo. Esse festejo  é uma tradição na região. Todos os anos ele realiza o evento e conta com um grande número de pessoas. A festa de ontem no povoado não foi diferente, e diga - se de passagem, foi bastante movimentada  ao som de muita música, cerveja gelada, banho de piscina, e até jogo de futebol. Para quem compareceu foi diversão garantida! Até o prefeito de Lago dos Rodrigues, Valdemar da Serraria, se fez  presente no local. E pra encerrar, a Banda Newtrix fez sua apresentação à noite.


* Festa de Joaquim Filho no Lucindo

No sábado, 03, o vereador eleito Joaquim Filho ofereceu uma bela comemoração para marcar sua vitória nas urnas. A festa aconteceu no povoado Lucindo, terra do vereador, e o negócio lá foi farto: teve churrasco e cerveja no balde para todo mundo, ao magnifico som de Airton dos Teclados e do Cantor Josué de Bacabal. Zé Filho da Farmácia arriscou cantar uma música do Zé Birau, sem muito sucesso, mas com muita graça, que é o costume dele! Estiveram na festa umas dezenas de personalidades, dentre as quais podemos citar o prefeito eleito, Jr. Cascaria, a futura primeira dama, Carla Fernanda, o vice-prefeito eleito Adenilson, Dr. João Batista, Vanquiles, Matias do Sitio, Dr. Ronaldo Mesquita, Leão XIII, Pinto Catingueiro, Júlio Cesar, o vereador eleito Grande e o deputado Raimundo Louro.

Raimundo Louro está presente em todos os eventos de Cascaria. Em Poção de Pedras, ele apoio a candidatura vitoriosa do vereador Joaquim Filho.

Posso classificar do deputado Raimundo Louro como o deputado onipresente de Poção de Pedras e da região do Médio Mearim. Basta olhar as últimas matérias do Blog e o parlamentar está na maioria delas com  fotos e tudo mais.

Veja algumas fotos extraídas do face do Santo Furtado:

Joaquim Filho, sob os olhares de Cascaria e Raimundo Louro, fala ao povo

Jr. Cascaria e sua esposa, dona Carla
Deputado Raimundo Louro dita o rííimo na roda do pagode
Deputado Raimundo Louro está muito a vontade ao lado de Jr. Cacaria
Adenilson (vice-prefeito) Cascaria (prefeito) essa dupla promete em 2013.
Dr. João Batista quase rindo!!!


Prefeitos eleitos de onze municípios maranhenses visitaram, nesta segunda-feira (5), o município de São José de Ribamar para conhecer in loco o funcionamento de projetos exitosos nas áreas da saúde, educação, agricultura familiar e geração de trabalho e renda. Em menos de 20 dias, é importante destacar, esta foi à segunda vez que gestores eleitos de cidades maranhenses foram a São José de Ribamar conhecer o modelo administrativo eficiente e inovador implantado pelo ex-prefeito Luis Fernando Silva (atual secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado) e que está tendo continuidade na gestão do prefeito reeleito Gil Cutrim (PMDB).



Acompanhados por Gil Cutrim, Luis Fernando e deputado Raimundo Louro, os prefeitos Dr. Raimundinho (Esperantinópolis), Rocha Filho (Água Doce do Maranhão), Rafael Mesquita (Buriti de Inácia Vaz), Gleide Santana (Açailândia), Donaria Rodrigues (Serrano do Maranhão), Marcelo Torres (Godofredo Viana), Juran Carvalho (Presidente Dutra), Jailson Alves (Lima Campos), Antônio José Martins (Bequimão), Joel Dourado (Cajari) e João Pequiá (Sítio Novo) conheceram o funcionamento da Unidade de Beneficiamento de Poupas de Frutas; do polo agrícola do Itapari; da Cozinha Escola Municipal; da Maternidade Municipal; e da Escola Municipal Liceu Ribamarense I. Também participaram da visita o secretário estadual Fernando Fialho (Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar) e os deputados estaduais Raimundo Louro (PR) e Hélio Soares (PP).

Implantada pelo Governo do Estado, em parceria com Prefeitura ribamarense, a Unidade de Poupas de Frutas atende agricultores familiares, oferecendo a eles equipamentos modernos e assistência especializada para beneficiarem seus produtos que, posteriormente, são aproveitados pelo município através do Programa Compra Local e do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Já no polo agrícola do Itapari, a Prefeitura adquire, através do Programa Compra Local, a produção de 80 famílias de agricultores familiares e a utiliza na preparação da merenda servida nas escolas da rede municipal de ensino, assim como nas refeições oferecidas, gratuitamente, na Cozinha Escola Municipal e nas entidades sócio-assistenciais conveniadas com o município.


Mantida com recursos próprios da Prefeitura, a Cozinha Escola Municipal, além de funcionar como um espaço de aprendizagem e de qualificação de jovens – no local são oferecidos cursos na área de cozinha industrial – oferece diariamente, e de forma gratuita, 200 refeições para famílias carentes cadastradas nos programas sociais do município. Construída, equipada e mantida com recursos próprios da Prefeitura, a Maternidade Municipal conta uma equipe médica formada por cerca de 300 profissionais (médicos obstetras, médicos pediatras, anestesistas, enfermeiras, técnicos em enfermagem, dentre outros) e equipamentos de alta tecnologia. Ela possui 40 leitos, dez enfermarias, dois postos de enfermagem, além de várias outras dependências médicas e administrativas, sendo todas climatizadas, e dispõe, ainda, de ambulâncias e serviço de emissão da certidão de nascimento. Já o Liceu Ribamarense I, juntamente com a Escola Municipal Liceu Ribamarense II, formam a primeira rede de ensino público em tempo integral de São José de Ribamar e do Maranhão. Construídas, equipadas e mantidas com recursos do município, elas atendem, cada uma, 400 estudantes – 320 matriculados no Ensino Fundamental e 80 na Educação Infantil – aprovados em processo seletivo interno e possuem dez salas de aula; laboratório de informática com um computador (conectado a Internet) para cada aluno; laboratório de ciências; sala de multimídia; biblioteca com amplo acervo; brinquedoteca; área de vivência; quadra poliesportiva com arquibancada; refeitório; playgroud; secretaria, sala de professores; cozinha industrial com capacidade para produzir diariamente mais de mil refeições; além de área para estacionamento.

“O município de São José de Ribamar é o exemplo mais claro de que, quando o gestor tem vontade política e compromisso com a boa aplicação dos recursos públicos, é possível se fazer muito. O prefeito Gil e o ex-prefeito Luis Fernando estão de parabéns. Sem dúvida nenhuma, eles são referência do que há de melhor em administração pública no Maranhão e no Brasil”, comentou o prefeito Juran Carvalho.

Avaliação semelhante fez a prefeita Gleide Santana. “A Prefeitura de Ribamar é um grande modelo de administração pública eficiente e inovadora. Essa revolução teve início com o Luís Fernando e está tendo continuidade com o prefeito Gil. O que é bom tem que ser copiado e muitos dos projetos que, hoje, eu vi aqui irei levar para Açailândia”, disse.

Gil Cutrim agradeceu a visita dos seus colegas prefeitos e colocou, mais uma vez, o corpo técnico da Prefeitura ribamarense a inteira disposição das demais administrações municipais com o objetivo estabelecer uma troca constante de informações entre São José de Ribamar e as cidades maranhenses.

Já Luís Fernando fez questão de ressaltar que, a partir de janeiro, os prefeitos eleitos e reeleitos terão total apoio do Governo do Estado no sentido de levar para os seus municípios projetos exitosos. “Nos dias 18 e 19 deste mês, iniciaremos uma nova rodada de seminários regionais com o objetivo de ouvir as reivindicações dos gestores e transformá-las em ações concretas que serão executadas, a partir do próximo ano, pelo Governo em parceria com as Prefeituras”, adiantou.

Zeca Soareas


A 1ª etapa do projeto “Paternidade com Dignidade” envolveu municípios de Lago da Pedra, Lago do Junco, Lagoa Grande do Maranhão e Lago dos Rodrigues.

A comarca de Lago da Pedra, localizada a 310 km de São Luís, informa que a 1ª etapa do projeto “Paternidade com Dignidade”, desenvolvido pela 2ª Vara, foi encerrada com registro de 1.186 atendimentos realizados.
Esses atendimentos aconteceram nos municípios de Lagoa Grande do Maranhão, Lago dos Rodrigues, Lago do Junco, e Lago da Pedra, na sede do município e na zona rural.
Desse total de atendimentos, 152 foram reconhecimentos espontâneos de paternidade e 241 paternidades indicadas, dentre outros, como informação de existência de processo judicial e orientação jurídica. Tiveram, também, 324 casos de impossibilidade de indicação por parte da genitora.

Municípios:
* Lagoa Grande do Maranhão - foram 59 indicações de suposta paternidade; 29 reconhecimentos espontâneos de filho; e mais outros itens, totalizando 208 atendimentos.

* Lago da Pedra - somando-se a sede e a zona rural, foram 639 atendimentos, com destaque para os 89 reconhecimentos espontâneos de paternidade. Tiveram, ainda, 96 recusas de fornecimento de dados.

* Lago do Junco - foram 174 atendimentos, sendo 53 indicações de suposta paternidade, entre outros itens. Os casos de impossibilidade de indicação por parte da genitora também alcançaram números significativos: 52.

* Lago dos Rodrigues - foram 165 atendimentos. Lá, foram 29 indicações de suposta paternidade e 25 reconhecimentos espontâneos de paternidade.

“Ressalto que a fase final desta primeira edição do projeto consiste no protocolamento dos termos de indicação de paternidade e notificação dos supostos pais para, querendo,  reconhecerem os filhos, o que está sendo feito”, destacou Marilse Carvalho Medeiros, juíza titular da 2ª Vara de Lago da Pedra.

E continua: “Consideramos muito positivo o saldo de atendimentos realizados, o que somente foi possível graças às parcerias firmadas com as secretarias de Educação desta comarca e graças ao envolvimento dos servidores desta unidade”.

A magistrada finaliza informando que os atendimentos previstos no projeto continuam a acontecer normalmente na Secretaria Judicial da 2ª Vara, em horário normal de expediente no fórum de Lago da Pedra.

Assessoria de Comunicação da CGJ




O vice-prefeito eleito de Igarapé Grande, Erlânio Furtado Luna Xavier (PDT), pode ficar impedido de assumir seu mandato no dia 1° de janeiro de 2013.

Erlânio Furtado e mais treze pessoas foram presas pela Polícia Federal durante a Operação Allien, que desmontou uma quadrilha de corruptos que desviou R$ 15 milhões da Prefeitura de Paço do Lumiar. 

Por determinação da Justiça Federal, ele e os envolvidos no esquema fraudulento estão sendo monitorados 24 horas por meio da tornozeleira eletrônica. 

Por conta disso, o seu mandato pode ser cassado. Além disso, o vice-prefeito eleito já foi autuado em flagrante por descumprir as medidas cautelares impostas pela Justiça de recolhimento à sua residência no período noturno e nos dias de folga reveja.

Em um dos diálogos interceptados pela PF e divulgado com exclusividade no blog do Neto Ferreira, Erlânio e a ex-secretária de Educação, Amélia, falam sobre a folha de pagamento suplementar da Prefeitura de Paço do Lumiar (veja abaixo).

As empresas do vice-prefeito de Igarapé Grande atuavam diretamente no esquema de desvio de recursos do Fundeb. 
(Do Blog do Luís Pablo via Waney Batista).

Facebook

Visualizações deste blog desde março de 2012

Em Pedreiras e Trizidela do Vale


,

Matricule-se no Faculdade W. F.



+ Lidas