Compartilhe essa Notícia:

Candidatos que prestaram o Enem este ano já poderão inserir, entre suas opções, mais dois cursos de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que são os da cidade de Imperatriz e Pinheiro. Na quarta-feira, 12 o Ministério da Educação divulgou uma portaria que autoriza o funcionamento dos cursos, cada um com 80 novas vagas, mas a princípio apenas 40 serão disponibilizadas. Seguindo o calendário acadêmico, as aulas devem começar em Março.

De acordo com o reitor da UFMA, Natalino Salgado, toda a estrutura para o funcionamento dos cursos já está adiantada, incluindo novos prédios, que terão salas de aula, salas de coordenação, laboratórios e biblioteca.

Continua...

O corpo docente para estes cursos será totalmente novo, composto de um grande número de doutores e pós-doutores que vão fixar residências nas cidades. O pessoal da parte técnica já foi selecionado por meio de concurso. Muitos estão em São Luís, conhecendo a estrutura da universidade, enquanto que outros já estão em seus locais de trabalho.

“Esses cursos já haviam sido autorizados anteriormente, a partir dessa autorização foi liberado o recurso para equipar os campi. Tivemos a preocupação de escolher áreas desassistidas na formação de médicos, dentro de um projeto maior de fixação do profissional no próprio local”, explica o reitor.

Projeto - Uma das grandes novidades dos cursos que estão sendo implementados está no projeto pedagógico. Ao contrário da forma em que é ensinada hoje em escolas tradicionais, como a de São Luís, a Medicina em Imperatriz e Pinheiro estará inserida dentro de uma visão comunitária, onde o aluno tem uma participação ativa, desde o primeiro período, na comunidade.

Em outras palavras, o futuro médico passa uma parte das aulas dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBS), sob a supervisão de um professor, e depois vai para a sala de aula, discutir tudo o que foi visto na prática. “O modelo rompe com a realidade do passado, em que o aluno passava dois anos na teoria, para só depois ser inserido na prática. O aluno irá ter aula na prática, conhecendo a comunidade em que ele está inserido, exemplifica a professora Maria do Carmo Lacerda Barbosa, coordenadora do curso de medicina da UFMA e presidente da comissão de implantação dos cursos.

Parceria – Contudo, para se manter este tipo de ensino é necessário uma parceria institucional em três vias: Ministério da Educação (MEC), governo do estado e governos municipais. Do ponto de vista federal, além dos professores, o Hospital Universitário ainda vai disponibilizar camas e equipamentos para as unidades locais de saúde. Na esfera estadual, os hospitais locais serão ampliados, a exemplo do que ocorreu com o hospital macrorregional de Pinheiro, que iria ter somente 50 leitos, mas depois da confirmação da ida do curso de medicina para a cidade, passou a ter 100 leitos de internação clínica e 10 de UTI.

Já as prefeituras equiparam as Unidades Básicas de Saúde, que, além da estrutura de atendimento, passaram a ter salas de reunião, de descanso e refeitórios, se transformando em uma pequena central de estudo. Um acordo entre as prefeituras e o Governo Federal vai garantir que a parceria com a universidade seja mantida de forma permanente.

“É um grande desafio implantar um curso complexo como o de medicina, mas nossa avaliação é otimista, pois estamos também induzindo a melhoria da rede pública de atendimento”, enfatiza Natalino Salgado.

Comunidade – O principal foco da instalação de novos cursos de medicina em Pinheiro e Imperatriz é que esses profissionais se instalem nas cidades e em suas regiões vizinhas, diminuindo assim a escassez de médicos na região. Por conta disso, a Universidade Federal, com o Ministério da Educação, já está traçando meios para que parte dos alunos aprovados sejam da região.

“Esse curso de Medicina será um referencial no Brasil, com o término das obras e com a parte pedagógica avançada como está, esperamos que em breve médicos estejam sendo formados pela Universidade”, ressaltou a integrante da comissão de expansão do Ministério da Educação, Sandra Tibiriçá, durante a visita que foi realizada às obras do curso em Imperatriz.

Números

130 vagas em cursos de medicina no Maranhão para 2014

50 vagas em São Luís

40 vagas em Pinheiro

40 vagas em Imperatriz

6 anos é o tempo que leva para se formar um médico

Mais

Bacabal

O Ministério da Educação divulgou, no início do mês, a lista de municípios que devem receber, a partir de 2015, novos cursos de medicina oferecidos pó instituições privadas. Foram 42 cidades pré-selecionadas, e Bacabal, na região do Médio Mearim, foi uma das escolhidas. O reitor Natalino Salgado explicou que a pré-seleção se deu após a Universidade Federal do Maranhão realizar um estudo sobre a capacidade do município de receber um curso desse tipo. Agora, será aberto o edital para que alguma universidade particular faça a sua proposta de implantação. Natalino afirmou que, caso nenhuma proposta seja aceita pelo MEC, a UFMA já está com todo o projeto pronto para suprir a falta.

Jornal O Estado do Maranhão
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

2 Comentários

  1. Essas vagas já estão predestinadas àqueles que estudaram em escolas que exigem a aprendizagem dos alunos, ou seja, escolas particulares,pois as públicas estão interessadas em apenas que o aluno exerça a sua cidadania. Tudo isso é lamentável. os pobres ficam de mãos atadas na tal escola da cidadania e não enxerga o engodo a tempo de se prevenir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VEJO A DEFICIENCIA REALMENTE NO ENSINO PÚBLICO, PORÉM VEJO ALGUNS AMIGOS MEUS QUE SAÍRAM PRA ESTUDAR FORA EM ESCOLAS CARÍSSIMA NO ENTANTO NUNCA CONSEGUIRAM UMA VAGA DESSAS. TERMINAM O ENSINO MÉDIO, FAZ ANO DE CURSINHO E NADA, SE FOSSE BOM E DEDICADO DE VERDADE SAÍRIA DO ENSINO MÉDIO DAS PARTICULARES COM VAGA GARANTIDA, OU SERA QUE ESTÃO FORA FAZENDO O MESMO QUE FAZEMOS AQUI, NAS RUAS DA CITY

      Excluir