Compartilhe essa Notícia:

Senador Lobão e o
suplente, pastor Bel, da AD
Blog do Deça

Muita gente desdenhou do post em que o blog mostrou que a candidatura do senador Lobão Filho (PMDB) aproximaria o movimento evangélico da candidatura governista ao Governo do Estado. (Releia aqui).

Mas só desdenhou quem não conhece a histórica relação da família Lobão com as igrejas evangélicas no Maranhão.

O ministro Edison Lobão (PMDB) tem relações com as igrejas Assembleia de Deus, Batista e Presbiteriana desde antes de assumir o governo do Maranhão, no início da década de 90.

Como governador, Lobão criou, em 1993, a Capelania da Polícia Militar do Maranhão.
Continua...

O pastor Mizael Rocha, da Assembleia de Deus, foi o primeiro capelão evangélico da PMMA, e se mantém até hoje no posto, que tem patente de oficial.

Lobão tem participação efetiva nos principais eventos das igrejas evangélicas em São Luís e no interior.

Também mantém forte ligação com o SETA (Serviço de Evangelização do Tocantins/Araguaia), que atua no movimento da Assembleia de Deus na região Tocantina e Sul do Maranhão.
Capelão evangélico Mizael Rocha ora
 ao lado de oficial PM: serviço criado por Lobão
Mais recentemente, Lobão ampliou a relação também com a Igreja Universal do Reino de Deus, que tem hoje no senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) seu maior expoente.

Como se vê, não é de hoje que os Lobão têm espaços e dão espaços aos evangélicos maranhenses.


Templo central da AD em São Luís: sempre lotado
Relação que não se cria de uma hora para outra, com certas relações políticas por aí…
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

8 Comentários

  1. seja lá o que ele for , a taca vai ser grande, fora lobões do MA

    ResponderExcluir
  2. Religião e política: mistura perigosa
    Por Cadu Amaral, em seu blog:

    Querem transformar o Brasil em um estado teocrático. A mistura entre religião e política há um bom tempo que rende debates acalorados. Após a ascensão de Marco Feliciano (PSC/SP) à presidência da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara dos Deputados, aumentou-se o fervor dessa discussão. A edição 745 de CartaCapital, em reportagem de Willian Vieira e Rodrigo Martins, mostra bem a tática de igrejas evangélicas para dominar a política brasileira.

    Estão sendo criadas em todo o país Frentes Parlamentares de Evangélico (FPE's), em câmaras municipais e Assembleias Legislativas. Essas FPE's são organizadas pela Associação de Parlamentares Evangélicos do Brasil (Apeb). Na pauta sempre a defesa de posições que negam conquistas históricas em nossa sociedade. As Frentes defendem a submissão da mulher ao marido, perseguição a homossexuais e maior criminalização do aborto, seja em que circunstância for.

    Essas FPE's abrangem todos os partidos políticos.

    As bancadas evangélicas já aprovaram Brasil afora leis como a obrigação do uso de calcinha por parte das mulheres em casamentos (Vila Velha/ES); obrigação da execução do Pai Nosso e escola públicas (Ilhéus/BA) e leitura de trechos da Bíblia antes das sessões legislativas na Câmara Municipal de Passo Fundo/RS. Em São Paulo o culto evangélico tornou-se “patrimônio imaterial da cidade”. Além de bizarrices já conhecidas como o dia do orgulho hétero.

    Até a obrigação de municípios e estados pagarem por festas evangélicas as tais frentes já conseguiram por aí.

    Cabe ressaltar que sempre quando conveniente a Igreja Católica se une às evangélicas.

    Sempre quando se discute a intromissão da religião na política, se confunde com ataque à fé das pessoas. Fé é uma questão de foro íntimo e assim deve permanecer. Essa discussão precisa ser feita de forma firme e madura no sentido de defender o Estado laico. O Estado teocrático como a mistura fé/religião e política constrói leva ao totalitarismo.

    Na Idade Média política e religião eram praticamente a mesma coisa. Não é à toa que esse período é chamado de “Idade das Trevas”. Um sem números de mulheres foram assassinadas em nome de Deus. Cientistas também. Na verdade, qualquer um que se opusesse ao poder clerical, mesmo tendo fé em Deus, era logo morto em nome Dele.

    O escamoteamento dessa discussão deixa nossas Instituições à mercê do poderio crescente das igrejas. A eleição presidencial de 2010 parecia uma disputa para um feudo qualquer na Idade Média e não para a Presidência da República, em um país que não viveu o período medieval, em pleno século 21.

    André Ricardo Souza, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), entrevistado na reportagem, não acredita que a intenção de se construir um Estado teocrático tenha êxito. Para a existência de vários partidos nessas frentes evangélicas dificulta as concentrações de votos, além da maior distribuição de renda existente no país, o que aumenta a autonomia das pessoas em relação às igrejas.

    Se os objetivos desses evangélicos – que se alinham quase sempre com os católicos – conforme foi exposto na matéria de CartaCapital se concretizar, fatalmente o Brasil viverá seu período de trevas. Podem rasgar as leis e a Constituição. Valerá a torpe interpretação bíblica para satisfazer um dos maiores anseios mundanos, mas sempre em nome de Deus: o poder.



    POLÍTICA & RELIGIÃO: uma mistura perigosa. - YouTube
    ► 1:26► 1:26
    www.youtube.com/watch?v=zinmtSbdy7I

    ResponderExcluir
  3. Bel sem projeto politico quer fazer media com os Lobos usando os irmaos evangelicos como se os irmaos fossem propriedade dele(Bel) se os loboes pesarem qu Bel tem voto no meio evangelicos, estao enganados.

    ResponderExcluir
  4. O PIOR É Q O BEL FALA AOS VENTOS Q SERÁ SENADOR KKK... SÓ SE O LOBINHO QUISER POIS ELE NÃO PRECISA SE AFASTAR DO SENADO PRA SE CANDIDATAR. AGORA EU PERGUNTO SE O LOBINHO QUANDO ESTAVA MORRE NÃO MORRE NÃO SE AFASTOU E AGORA QUE ELE SABE QUE ESTÁ MUITO DIFÍCIO GANHAR VAI SE AFASTAR ??? PODE UM NEGÓCIO DESSE KKK..

    ResponderExcluir
  5. boa notícia sobre a família lobão, o que é essa mina que momento está mais no auge, e da sua influência no meio evangélico.
    mais uma coisa me incomodou em dizer que louvam tem influência nas igrejas históricas como na igreja batista, eu sou batista a 7 anos que conheço muito bem as suas doutrinas uma coisa que eu sei é que a igreja batista não se envolve em política isso está na sua declaração doutrinária, silodam já teve contato com batista considerar que a igreja está fora de sua doutrina, endereço muito bem a influência global nas igrejas mais muito mais influência nas igrejas que se envolve em política, não igrejas que teve que se posicionam e não se envolver em política mas sim em voltar e

    ResponderExcluir
  6. meminos deixem de ser bestas que eu mesmo ñ voto nele o BEL nunca isso demonstra que ele não tem nem vocação p ser pastor.

    ResponderExcluir
  7. ESSE BEL É UM AVENTUREIRO, ANDA ATRAZ DE UMA OPORTNIDADE PRA SE DAR BEM, PRA ELE USAR A IGREJA É CAFÉ PEQUENO. ELE QUER É SE DAR ABEM AS CUSTAS SEJA LA DE QUEM FOR

    ResponderExcluir
  8. Carlinhos a palavra RELAÇÃO denota um sentido de troca, permuta de valores equitativamente. No caso acima é: um beneficiado pelos outros. Trocando em miúdos: um sabido se dando bem encima de um monte de “bestas”. No caso do Bel é uma Capitão do Mato a serviço da Casa Grande nesse momento. Só acho!

    ResponderExcluir