Compartilhe essa Notícia:


E sua substituição por Lobão Filho.

O Blog do Carlinhos recebeu de uma fidedigna fonte palaciana a história precisa, passo a passo, que culminou com a desistência de Luís Fernando Silva de concorrer ao governo do Estado, bem como sua substituição pelo Senador Suplente Lobão Filho.

Vamos a ela:

Passo a passo toda a história.

Dia 1º, terça feira, - No dia primeiro do corrente, Luis Fernando assinou sua saída da SINFRA (Secretária de Estado da Infraestrutura) para concorrer ao cargo de governador do Maranhão.

Dia 2, quarta-feira, – Luis Fernando promove uma festinha de despedida na SINFRA, agradece a colaboração do servidores, faz um balaço positivo de sua gestão a frente do órgão e indica o sucessor naquela pasta, José Raimundo Frazão Ribeiro.
 

Dia 3, quinta-feira, - O Governo do Estado anuncia os nomes dos secretários que deixam o cargo para concorrer às eleições de outubro. O esperado nome de Luis Fernando aparece na lista; ele não é mais secretário e pode concorrer tranquilamente ao cargo de governador. A Surpresa é Ricardo Murad que decide não concorrer a um novo mandato de deputado estadual e, de sobra, assume ele é anunciado como Secretária de Estada da Segurança, acumulando com a pasta da Saúde.

Continua...



 

O nome de Roseana Sarney não apareceu na lista junto com seus secretários, no entanto, ela teria somente até o outro dia, sexta-feira, dia 4 para renunciar ao mandato de governadora e concorrer ao Senado.

Era essa a expectativa de Luis Fernando devido a um acordo costurado com Arnaldo Melo: a governadora renunciaria, Luis Fernando deixaria a SINFRA e Arnaldo Melo seria o governador do Maranhão. Nesse cargo ele teria que bancar as candidaturas de Luis Fernando ao Governo do Estado e de Roseana Sarney ao Senado. Esse era o acordo para Arnaldo Melo assumir o cargo de Governador.

Dia 5, sexta-feira, Ricardo Murad procura Luis Fernando e lhe conta uma história espinhosa.

“Luis, tu tá pensando que é o candidato a governador do Grupo? Meu irmão, o Zé Sarney e o Fernando Sarney já conversaram com Arnaldo Melo e vão te dá uma rasteira”, revelou Ricardo Murad a Luis Fernando.

Ricardo explicou que o Senador Sarney e o filho dele, o empresário Fernando Sarney, dono do Sistema Mirante de Comunicação, conversaram com Arnaldo Melo para ele ser o candidato a governador do Maranhão. O acordo estava fechado. Em troca Fernando Sarney indicaria quatro secretários de Estado e oferecia o imprescindível aval do Senador Sarney.

Luis Fernando ouviu essa história da boca de Ricardo Murad completamente perplexo. Ricardo Murad precisou revela o acordo descoberto por ele, porque naquele momento estava com duas secretárias poderosas do governo, Saúde e Segurança, perigando sair de seu controle, caso o plano de Arnaldo Melo, José Sarney e Fernando Sarney lograsse êxito.

Luis Fernando mal terminou de ouvir o relato de Ricardo Murad, lívido, correu ao Palácio para tomar satisfação com a governadora Roseana Sarney. Ricardo Murad, prudentemente se esqueceu de dizer ao Luis Fernando que sua cunhada Roseana Sarney não sabia de nada desse plano; ela nunca conversou pessoalmente com Arnaldo Melo sobre isso; a governadora era inocente. Porém Luis chegou afoito, queixando-se, reclamando e exigindo uma explicação.

Roseana Sarney não se intimidou. Veja o diálogo ríspido entre os dois:

“Faz dois anos que entreguei o Governo do Estado a você Luis, para deslanchar nas pesquisas e nada até agora. Você é o candidato mais pesado que já botamos para governador”, disse Roseana Sarney.

Luis Fernando respondeu na mesma altura.

“Com a catinga de vocês não tem candidato que cresça nas pesquisas”, retrucou-lhe.

Ao ouvir o enxovalho, a governadora desceu das tamancas e baixou o nível.

“Vai dá o teu... seu filho da p”, esculhambou.

Diante dos impropérios principalmente dirigido a mãe dele, Luis Fernando disse na cara da governadora que não era mais candidato a governador e deixou o Palácio dos Leões para se refugiar em sua casa em Panaquatira.

A Governadora ficou zonza com a saída de Luis Fernando da disputa. Não tinha mais o candidato e por conta do acordo secreto entre o pai e o irmão, sem o seu conhecimento, não confiava mais em Arnaldo Melo. Portanto, a saída de Luis Fernando da disputa, inviabilizava também sua candidatura ao Senado. Não restou alternativa a Roseana Sarney do que seguir como governadora do Maranhão até o fim do mandato.

Dia 5, Sábado, - dia seguinte, o grupo Sarney procurou um candidato, o melhor nome era o Ministro Lobão, mas ele não havia se descompatibilizado do Ministério de Minas e Energia para concorrer. Foram em cima e foram embaixo atrás de um nome viável, até que Lobão apresentou o seu filho, Lobão Filho, como o candidato a governador.

Roseana ainda irritada com a desistência de Luis Fernando respondeu ao ministro que não bancaria a campanha de “Seu Ninguém!”

“Não tem problema não, Governadora, nós bancamos a campanha com os nossos recursos”, respondeu o Ministro Edson Lobão.

Depois desse novo acordo firmado, na noite de sábado para domingo, (dias 5 e 6), o grupo Sarney cautelosamente foi soltando o boato de que Luis Fernando não era mais candidato a governador e que teria sido  substituído por Lobão Filho. Quase ninguém acreditava no boato, até que no meio da tarde do domingo, dia 6, a história foi confirmada:


Luis Fernando desiste de concorrer ao Governo do Estado e é substituido por Edinho Lobão.
 

A confirmação dessa noticia abalou os quatro cantos do Estado. Ninguém entendia o que havia acontecido. Todos estavam confusos, inclusive a aposição, capitaneada por Flávio Dino. A oposição manteve-se discreta, sem emitir nenhuma opinião. Eles também estavam confusos e avaliando a nova situação. Alguns comemoravam a bagunça que se tornou o grupo Sarney, mas outros estavam com o alerta ligado: “Edinho é filho do Lobão, temos que avaliar direitinho essa situação, porque presença política e dinheiro não vão faltar”.

 

Dia 6, segunda-feira, Luis Fernando divulga uma nota anunciando publicamente sua desistência e dando algumas explicações insossas para ela. Lobão Filho, ainda em Brasília, já articulava com prefeitos, deputados, para evitar uma debandada geral.


E Ricardo Murad?

O supersecretário Ricardo Murad, de certa forma saiu no lucro. Ele já tinha anunciado que não disputaria uma nova eleição para a Assembleia; entretanto, sua posição estava ameaçada com Arnaldo Melo assumindo o governo do Estado; a briga que ele ocasionou entre a governadora e o ex-Secretário o beneficiou, porque obrigou Roseana a ficar no governo até o final de seu mandato, em 31 de dezembro de 2014. E o Ricardão, que de besta não tem nada, junto com ela, garantido, garantido nesses quase 8 meses. 

Ricardo Murad: "Não tem aquela música de Roberto Carlos:
Esse Cara Sou Eu!"

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

6 Comentários

  1. E povo ? como fica nessa historia ? sempre de gaiato,ainda tem otario que vota nos Sarney.

    ResponderExcluir
  2. Luis ferando é um grande homem não merecia essa homilhação agira ebntendo pq ele desistiu, nessas condições não teve jeito, foi praticamente obrigado, Mas ele vai se erguer, da mesma forma que ?Flavio uma vez perdeu e a
    groa está forte, luis ferando também sera mais forte na prioximo e estará com o apoio do povo. q deus abençõe ele

    ResponderExcluir
  3. O MARANHAO TODO PERDEU AO VER ESSA DESISTENCIA DE LUIS FERNANDO, PERDEU A CHANCE DE DAR UMA VIRADA POSITIVA NESSE ESTADO , ELE É UM HOMEM SÉRIO, ELOGIADO POR TODOS, TÉCNICO E QUE ÍA DE CONTRA DAS MESMICES DA FAMÍLIA SARNEY. E AGORA? SERÁ ENTREGUE A EDINHO LOBAO QUE TODOS JÁ CONHECEM A FAMA..............

    ResponderExcluir
  4. Fui aluno de Luís Fernando nos idos dos anos de 1.970,desde esta época ele vem assumindo cargos relevantes na Administração Estadual, personalidade forte, sério,competente, estranhei muito a sua desistência de sua candidatura ao Governo do Estado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa!!! você ainda está vivo??? Kd o Bebé? melhor prefeito que poção já teve, pena que tinha gente ruim como Zé Antonio e outros lobos

      Excluir
  5. o maranhão perdeu a oportunidade de ver um cara sério,na frente do estado,pois será entregue ao flavio dino, que DEUS cuide do maranhão.

    ResponderExcluir