Compartilhe essa Notícia:

A sociedade não reage e ainda elogia.

Posso está enganado, mas começo a acreditar que há, neste momento, uma epidemia de adolescentes grávidas em nossa região, principalmente em Poção de Pedras. Já alguns meses que vejo, quase diariamente, adolescentes que mal deixaram a infância, anunciarem via facebook, instragram ou whatsapp, que estão grávidas.

“Gente, quero dizer que aconteceu uma coisa maravilhosa comigo, eu estou grávida, está confirmado e estou muito feliz. Era o que eu mais sonhava”, é o que basicamente essas adolescentes postam, junto a uma foto com a barriguinha meio saliente e um belo sorriso amarelo de constrangido. E, inacreditavelmente, logo em seguida, recebem uma enxurrada de felicitações de todos os amigos ou conhecidos possíveis.
“Parabéns, amiga, estou muito feliz por você, é uma notícia maravilhosa, você é uma felizarda,  que o bebê venha com muita saúde”, parabenizam a adolescente como se ela acabasse de ser aprovada para cursar uma faculdade.

Entendo que algumas dessas felicitações dirigidas as adolescentes grávidas, que proliferam nas redes sociais são, na verdade, uma palavra de apoio, um gesto de solidariedade; “Coitadinha da minha amiga, tão nova e a vida acabou pra ela, em vez de criticar vou elogiá-la pra ela se sentir melhor!” Eu também vejo um perigo oculto nestas exposições rotineiras nas redes sociais: acabam, infelizmente, incentivando ou banalizando um grave problema social e de saúde pública.
Continua...

“Ah, se eu engravidar não terei muitos problemas, porque várias amigas minhas estão grávidas e elas só recebem elogios e incentivos no facebook!” – Esse seria o pensamento que poderiam estar sendo massificado na cabeça de outras adolescentes.

Eu não vejo nenhuma felicidade nesses sorrisos amarelos expostos em facebooks da vida; pelo contrário, busco enxergar mais além: vejo os transtornos que recai sobre os familiares de uma adolescente que passam por uma gravidez precoce ou indesejada, imagino o trauma que toda a família está atravessando!

Claro, acabam recorrendo ao facebook para declarar logo, publicamente, o que em poucos meses todos notarão. Mas é preciso que as famílias dessas crianças tenham um bom senso e não permitam que elas se exponham mais ao ridículo e aos constrangimentos das redes sociais. Evitar a exposição da adolescente grávida já seria um grande passo no caminho para lidar com questão.

Corre a boca pequena no interior das redações de jornais (impresso, online ou televisivo) que não é prudente postar notícias relacionadas a suicidas, porque a informação acaba motivando várias pessoas que estão com essa personalidade; já foi diagnosticado que depois de uma informação sobre suicídio ser vinculadas nas mídias, logo nos dias seguintes ocorre uma enxurrada de pessoas que recorreram também ao suicídio. Não podemos banalizar a vida e nem achar que uma gravidez precoce, possivelmente, indesejada deva ser festejada nas redes sociais. Quem opta por essa exposição, estaria inadvertidamente abrindo espaço para outras adolescentes se despreocuparem, fazerem sexo sem nenhuma proteção e essa imprudência resultaria em mais uma gravidez indesejada.

Contraditoriamente, os garotos que engravidam as adolescentes de nossa região, evitam a todo custo à exposição, nunca aparecem nas redes sociais com frases escrachadas: “Amigos, vou ser papai, tô muito feliz!” Eles não fazem isso, são os primeiros que somem, “vazam” da responsabilidade. Dificilmente aparece um para assumir a paternidade. E deixam o problemão para a grávida e a família dela.

Eu, conclamo a sociedade da nossa região, vamos nos mobilizar para enfrentar esse grave problema. Precisamos reagir com campanhas educativas; a questão aqui nem é mais a proibição de adolescentes se relacionarem sexualmente, mas de esclarecimento. Vamos reagir hoje para salvar nossos adolescentes dos riscos de uma hora para outra terem suas vidas paralisadas, os sonhos interrompidos, e, evitar que entrem numa realidade de cuidar de outra criança, em vez de está na escola, cursando o ensino médio, preparando-se para a faculdade,dando um bom seguimento a vida. O momento é esse, é agora! Sociedade civil, as igrejas, as escolas, as famílias precisam ingressar nessa luta. A sala de aula é um campo a ser trabalhado! Nesse respeito, as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social devem agir o mais rápido possível. Vamos levar palestras às escolas, vamos falar disso nas igrejas, porque verdadeiramente há um problema grave de saúde pública e social a nossa volta; o que está acontecendo nas casas de nossos vizinhos pode acontecer dentro da nossa casa. EM FIM, QUERO DIZER QUE O PROBLEMA É NOSSO!
  
Vamos reagir para que a festa de debutantes de nossas adolescentes não seja substituída por festas de chá de bebê.
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

24 Comentários

  1. Bom dia Carlinhos, sou um leitor diario de seu Blog, quero parabenizar a sua atitude em publicar esta materia.

    ResponderExcluir
  2. Carlinhos, vejo com isso o fim das familias, estas meninas tem o primeiro filho aos 15 anos geralmente do primeiro namorado, na maioria das vezes este relacionamento se desfaz, vem o segundo filho de outro pai ect... enfim, quando ela atinge a maturidade, certamente arrumará o homem certo, ai já estará com filhos de pais diferentes e dificilmente uma familia unida, governo e sociedade precisam urgentemente arrumar maneiras de orientar esta geração.

    ResponderExcluir
  3. Tudo isso é verdade! Não temos mais famílias tradicionais como antigamente. O pior é que essas adolescentes terão outros e outros filhos e para piorar cada um de um pai diferente! Está banalizado.

    ResponderExcluir
  4. estas são as que espocam ,sem falar nos abortos, ridiculo o comportamento destas adolecentes.

    ResponderExcluir
  5. Os pais não conversam com seus filhos com vergonha e acabam acontecendo essas coisas. PAIS abram os olhos, tem uma filha moça em casa, chame ela e converse antes q seja tarde demais. Hoje em dia as crianças e adolescentes passam o dia e a noite na frente de televisões assistindo novelas que o conteúdo é daquele jeito, namoros de adolescentes, sexo, homossexualismo e etc. acabam tendo uma visão de que isso tudo é a coisa mais normal do mundo. PAIS disciplinem, conversem, não mande ele para a igreja, VÁ com ele, dê exemplos.

    ResponderExcluir
  6. FALTA DE VERGONHAS DESSAS ADOLESCENTES, VOU ENFIAR UM MOLHO DE PIMENTA NA CHEREGA DELAS KKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  7. Carlinhos isso são sintomas de uma sociedade inculta que erotiza suas criançãs em tudo que ela vê, ouve, conversa e toca. Desde venda de arroz à carrões tudo pressupõe, o erótico, o sexo, chamando promiscuidade de "diversão", libertinagem de "liberdade", bacanal de "curtição". Boa parte dessas adolescentes de classes populares irão jogar esses filhos nas costas dos avós, indo buscar bolsa familia pra criar esses meninos.

    ResponderExcluir
  8. Eu trabalho de segunda a sexta que chova ou faça sol. o imposto pro governo ja vem descontado no contra cheque. Na declaração de Imposto de renda o governo ainda me obriga a pagar 4 prestações de R$ 400,00. A caminho do meu serviço passo numa loterica que 6 horas da manhã tem uma fila dobrando esquina pra receberem BOLSA FAMILIA dessas @#$% que ficam parindo. Carlinhos meu irmão desse jeito não tem C%$#@ que aguente, sustentando filho de pppppppppppppp...........Assina: REVOLTADO.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela iniciativa. É o que ultimamente estou vendo.

    ResponderExcluir
  10. Com as "gatinhas" de Lago dos Rodrigues não é diferente. Aqui tem menina de 12 anos grávida. Pai e mãe aceitaram o namoro em casa, quando a menina tinha 11 anos. O menino a engravidou e logo os pais do garoto o mandou para uma outra cidade.

    ResponderExcluir
  11. A ,moda rm pocao de de pedras, ê engravidar e ao descobrir viaja pra praticar o aborto com tdo apoio dos país, eta pocao, retorna com se nada tivesse acontecido

    ResponderExcluir
  12. 1 culpa é dos pais que nao educam ..2 as garotas começam beber cedo''3 acha que um romacezinho vai ser o amor da vida toda..4 a internete incetiva muito ao sexo pq qual a garota que tem celular hoje e nao fica vendo filme de sexo que e compartilhado na velocidade da luz. 5 sem falar no pior que pode pegar um hiv..

    ResponderExcluir
  13. o que tenho a dizer é que um Filho não é problema na vida de ninguém mais sim uma bençoa de Deus..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e tendo um pai e uma mae com responsabilidade DEUS fica mais satisfeito ainda.

      Excluir
    2. Amém, então vamos continuar no mundo da prostituição infantil

      Excluir
  14. Paparabens pela reportagem. Infe,lizmente isso e uma realidade,no entanto nao devemos culpar apenas as adolescentes e seus pais,maiores responsaveis,mas a midia tambem tem sua parcela de culpa,pois ertiza tudo e ainda prega muita coisa que os adolescentes absorvem como correto e deixam de ouvir pai e mae para seguir a onda. Tambem penso que os governantes deveriam fazer algo como campanhas mais fortes,mais tocantes e nao apenas aferever dinheiro de salário maternidade. Bom mesmo era se os filhos ouvissem os conselhos dos pais,mas...esses sao os ultimos que eles quetem ouvir.

    ResponderExcluir
  15. Quem nao tem teto q atire a primeira pedra! Ser mãe na adolescência nao é coisa de outro mundo, ser mãe nessa fase da vida não significa o fim, vejo muitas jovens com seus 15 ou pouco mais que são muito mais responsáveis por seus filhos de q mulheres de casadas e q ja atingiram a maior idade, em meu cotidiano tenho mais costume de ver mulheres q ja tem casa propiá jogando filhos nas costas dos avos do q adolescentes! Idade não quer dizer irresponsabilidade MUITO MENOS MAIS MATURIDADE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual a estrutura emocional, financeira que uma criança desprepara tem á oferecer a outra criança, talvez você ache no momento que a sociedade esteja lhe jugando não é o caso mas você só vai entender com o passar do tempo que sua vida paro, você vai ter que trabalhar,se dedicar a cuidar de seu filho arrumar tempo pra estudar se quiser alguma coisa melhor pro futuro, bom poderia passa dias escrevendo, argumentando, mas só se aprende vivendo eu só acho a maternidade em um momento da vida inoportuna para uma adolescente que deveria esta se preparando para vida, não me quera mau por essas palavras, só acho que foi muito mais difícil a vida pra mim sendo pai muito cedo, um abraço.

      Excluir
  16. A saúde deve trabalhar mais com os adolescentes sobre gravidez indesejada mais não depende só da saúde e sim de várias secretaria s deste município mais ps principais culpados são os pais que liberan seus filhos muito cedo pras ruas pra tudo nesse mundo deve ter seu tempo e sua hora, Parabéns carlinhos pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  17. jardielson mesquitha2 de agosto de 2014 às 13:02

    O engraçado é que até aqui ñao vejo nenhuma matéria sobre os temas na quais os jovens precisa para se concientizar.Ao invés de criticar seria mais sàbio tentar ajudar..Ao invés de falar de benéficíos ou malefícios de governos inresponsàveis que sao esses prefeitos,seria mais conveniente abordar assuntos que realmente sao essencias para que a populaçao busque através do conhecimento a concientizaçao.Pois "ignorante é aquele que sabe onde està o erro,mas nao faz nada para tentar concertà-lo.
    #sóaxu..

    ResponderExcluir
  18. Não é feio engravidar aos 15 anos, feio é abortar uma criança inocente!

    ResponderExcluir
  19. Engraçado que ninguém quer por a cara pra relatar esses fatos né?! Ficam todos anônimos se isso e um assunto social pra que esconder atrás de um comentário anônimo?????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vc também anônimo. Isso e de incabular vc ter a coragem de reclamar uma coisa errando no mesmo.,.. Burrooooooooo9

      Excluir