Compartilhe essa Notícia:

A ex-vereadora, Ana Zélia, conhecida por Zelinha, teve o mérito de aprovar, nada mais e nada menos, do que quatro contas de gestão do período em que ela esteve no cargo de presidente da Câmara de Vereadores de Esperantinópolis, nos anos de 2001, 2002, 2003 e 2004.

A informação é significativa, levando em consideração que mais de 90% dos presidentes de câmaras municipais não conseguem aprovar suas contas. Em decorrência, uma grande quantidade de lideres políticos de expressão está encerrando suas carreiras políticas por terem se tornados inelegíveis depois que suas contas nos exercícios da presidência da Câmara de Vereadores foram desaprovadas pelos Conselheiros do TCE/MA.

A Câmara Municipal de Vereadores de Esperantinópolis tem vários casos de presidentes com contas desaprovadas; no entanto, em relação à Zelinha, ela conseguiu aprovar quatro contas, referentes a dois mandatos.

O Blog conversou com a vereadora na manhã desta terça-feira (22). Zelinha encontrava-se em sua residência, onde recebeu aliados políticos para discutir o nome do candidato a deputado federal de seu grupo. A ex-vereadora já declarou apoio a Fábio Macêdo (PDT- 12121) para deputado estadual.

Na longa conversa com Zenlinha, podemos destacar as seguintes partes:
Continua...


Blog do Carlinhos – Como a senhora conseguiu aprovar quatro contas anuais de sua gestão a frente da Câmara de Vereadores de Esperantinópolis?

Zelinha - Eu fiz o meu trabalho direito, com transparência, aplicando os recursos na própria Câmara, pagando os encargos como INSS e outros impostos. Eu sou uma pessoa que tem muita preocupação com o meu nome; eu teria um desgosto enorme caso as minhas contas fossem reprovadas.

Blog do Carlinhos – Que conselhos a senhora daria para os presidentes de Câmara para conseguirem também aprovar suas contas?

Zelinha – Bom, em relação ao período que fui presidente da Câmara, eu estava bem informado que o TCE/MA julgava direto os presidentes; cerquei-me de pessoas responsáveis, direitas, que me ajudaram e me orientaram com o meu trabalho; o meu marido, Zé Maria, foi importantíssimo naquele momento; o que era certo a gente fazia, o que era errado, a gente evitava. Estava atenta a legislação, a mudança nas leis, o que estava em vigor; fui diversas vezes a São Luís participar de seminários promovidos pelo TCE/MA sobre gestão; aprendi muito nesses treinamentos e o conhecimento que obtive, somados a minha vontade de fazer as coisas corretas, foram essenciais para que conseguíssemos aprovar os quatro anos que eu estive como presidente da Câmara de Esperantinópolis.

Blog do Carlinhos – A senhora tem convicção que aprovou todas essas contas?

Zelinha – Sim, com certeza; as contas aprovadas pelo TCE/MA estão descendo agora à Câmara; os vereadores e os funcionários daquela casa têm essas informações; conseguimos aprovar todas as contas; eu já sabia disso, porque em 2012, quando o meu nome estava sendo suscitado pelo grupo do então prefeito Mário Jorge para ser a candidata a prefeita, teve gente objetivando me desgastar e enfraquecer o meu nome, jogaram no ar o boato de que a vereadora Zelinha não poderia ser candidata a prefeita, porque tinha contas desaprovadas no TCE/MA. Imediatamente estive pessoalmente no TCE/MA e constatei que todas as minhas contas estavam rigorosamente aprovadas. Eu poderia ter sido a candidata a prefeita em 2012 sem nenhum problema, como também posso me candidatar a qualquer cargo público, eletivo, porque sou ficha – limpa e quem atesta a minha idoneidade é o povo de Esperantinópolis e o TCE/MA.

Blog do Carlinhos – A senhora lembrou o pleito de 2012; na época havia três nomes disputando a candidatura a prefeito do Grupo de Mário Jorge: Aluisinho do Posto, a vereadora Zelinha e Antônio Marinho; Aluisinho acabou sendo o candidato a prefeito, porque a senhora não se candidatou a vereadora para mais um mandato?

Zelinha – Eu fui vereadora por três mandatos consecutivos, e eleita presidente da Câmara por duas vezes; em 2012 entendi que a minha contribuição como vereadora tinha sido cumprida e bem cumprida; vereador é legislar, criar leis, sugerir projetos ao prefeito, mas vereador não executa, apenas legisla. Eu queria executar, construir e fazer obras; este era e ainda é o meu grande sonho. Eu tenho uma venda de gás e fui numa viagem a São Raimundo do Doca Bezerra, no povoado Centro dos Graças e, lá as pessoas vieram me abraçar, me agradecer pelo meu pai; me contaram que a Escola que atende a comunidade foi construída pelo meu pai, quando São Raimundo ainda pertencia a Esperantinópolis. A escola da comunidade, inclusive, leva o nome do meu pai, Natal Jovita. Fiquei emocionada e isso reforçou o meu grande sonho de construir muitas coisas boas e permanentes para beneficiar o povo do meu município.


Esse foi o depoimento da ex-vereadora Ana Zélia, reforçando mais uma vez: a guerreira de Esperantinópolis conseguiu aprovar suas contas no TCE/MA. Com tantos marmanjos se transformando em fichas-sujas da noite para o dia, a seriedade, responsabilidade e lisura de Zelinha merecem nossos sinceros parabéns e muito reconhecimento.

Imagens com Zelinha

Zelinha e seu grupo declararam apoio a Fábio Macêdo


Vereadora recebe em sua casa Flávio Dino, Roberto Rcoha, Fábio Macêdo, Simplicio e Rubéns Pereira
 
Zelinha e Fábio Macêdo, seu candidato a depeutado estadual
Zelinha e o marido Zé Maria apoiam Flavio Dino para Governador



⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

1 Comentários

  1. Gestor que se preza tem que cumprir a lei, é uma obrigação fazer as coisas direito para evitar problemas com a lei da ficha suja, com vem acontecendo com muitos gestores e ex-gestores. Por falar em gestores, A Ex´-Vereadora conseguiu aprovar suas contas no TSE-MA, salvo engano, ex-vereadora Ana zélia, foi também gestora do Fundo Municipal de Saúde, na época em que foi Secretária do Ex-Prefeito Mário Jorge, seu primo que teve as contas e hoje é ficha suja, será que a Ex-Vereadora não foi arrastada juntamente com o Ex-Prefeito Mário Jorge, em relação as contas nos anos em que foi Secretária de Saúde da prefeitura de Esperantinópolis, tomara que não!

    ResponderExcluir