Compartilhe essa Notícia:

Perito Molina confirma: Sarney votou em Aécio Neves

Especialista, que atua em Campinas (SP), disse que filmagem com votação do ex-presidente não sofreu manipulações

Embora o ex-presidente José Sarney (PMDB-AP) tenha negado com todas as letras - inclusive em nota oficial - que votou no tucano Aécio Neves (PSDB) no segundo turno das eleições presidenciais, o perito Ricardo Molina, a pedido do iG, confirmou que as imagens que mostram a votação não sofreram trucagens e são autênticas.

Veja o voto polêmico de Sarney:


Perito comparou frames e disse que ampliação e momento do voto são o mesmo vídeo; político se defendeu dizendo ser montagem
Continua...

Molina dividiu a análise em três fases. Na primeira, comparando o vídeo de corpo inteiro com um recorte mais fechado na urna eletrônica (veja reprodução abaixo), ele observa que "trata-se da mesma filmagem, ou seja, a ampliação, na qual não há dúvidas de que o voto é 45, foi processada a partir do mesmo vídeo.

Sequência de frames no voto: 'É possível verificar que o dedo está na altura do 45 e que a gravação é a mesma da ampliação'

A seguir, na imagem ao lado, o perito mostra, a partir do vídeo original, uma sequência de frames que mostram o voto de Sarney no 45. "Não é possível discernir os números, mas é possível verificar que o dedo está na altura do 45 e que a gravação é a mesma da ampliação", atesta o perito.

Quando o vídeo é exibido em câmera lenta, para o perito fica claro que é o voto é no 45; observe-se que logo depois aparece quadro com Aécio e Aloysio e texto "FIM", mostrando que é o voto para presidente", conclui.

Veja abaixo o vídeo em câmera lenta:


Questionado sobre a possível manipulação, Ricardo Molina descarta a tese. "Uma montagem com manutenção de tantos detalhes seria praticamente impossível. Minha opinião é que é autêntica".

Para ele, só o vídeo original poderia dirrimir definitivamente qualquer dúvida, já que a resolução, quando o vídeo é veiculado no Youtube, perde qualidade. "É evidente que há uma gravação que derrubaria qualquer dúvida (a gravação do cinegrafista), mas já foi inclusive tirada do ar. A TV Amapá chegou a veicular, mas tirou", explicou.

Do IG
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

5 Comentários

  1. Conclusão VOTOU NO CANDIDATO QUE REPRESENTAVA O MELHOR PARA O BRASIL.LOGO VOTOU CERTO.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que ele votou no 13 pelas fotos postada e se ele tivesse votado no 45 votou no que era melhor para o Brasil. JFASAMPAIO.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza ele votou no 45 por ser grato e ter uma grande consideração aos Neves, afinal ele foi vice de Tancredo Neves.

    ResponderExcluir
  4. Tá explicito que quando ele fez essa macacada ele já tinha votado, pode ver que antes , ainda no inicio ele aparece confirmando o voto, depois ele querendo aparecer , faz de conta que está votando pela segunda vez , e é nessa segunda vez que aparentemente ele aperta o 4 e o 5, mas só de agar, esse é macaco velho, mas confesso que fiquei decepcionado com esse senhor.

    ResponderExcluir