Compartilhe essa Notícia:

Fred Maia
O prefeito de Trizidela do Vale Fred Maia confirmou presença na reunião da FAMEM e do CNM em são Luís nos dias 27 e 28; o gestor declarou ao Blog do Carlinhos que pretende defender uma importante bandeira nesta reunião municipalista: isentar hospitais, centros de saúde e escolas do pagamento das taxas de fornecimento de energia elétrica e de água.

“Acho um absurdo esse tipo de cobrança; hospitais servem para o que mesmo? Para salvar vidas; então porque teriam que pagar energia elétrica, água? As empresas que fornecem esses serviços fazem por meio de concessões públicas; então deveria ser criada leis para que as empresas que ganhassem essas concessões fossem obrigadas a isentar determinados estabelecimentos que cumpre uma função vital e social, como hospitais e até escolas. Eu como prefeito, já estive em Brasília, em reuniões com ministros e parlamentares e discursei defendendo essas isenções; repito não deveriam cobrar água e luz de escolas e principalmente hospitais. Vou defender essa bandeira na reunião com prefeitos na quinta-feira na reunião da FAMEM”, afirmou Fred Maia, prefeito de Trizidela do Vale.
Continua...


Todos os prefeitos do Maranhão foram convidados para reunião que também contará com a presença de Flávio Dino.
 ______________________________

Pauta nacional marca primeiro dia do “Diálogo Municipalista” no Maranhão

Evento tem continuidade nesta quinta-feira (27) com reunião entre os gestores públicos municipais e o governador eleito Flávio Dino.
  
Assuntos da pauta política nacional marcaram os debates, nesta quarta-feira (26), do primeiro dia de programação do “Diálogo Municipalista”, evento promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) no Hotel Luzeiros, em São Luís.


A programação, com assuntos da pauta regional organizada e coordenada pelo presidente da Federação, prefeito Gil Cutrim (São José de Ribamar), tem continuidade nesta quinta-feira (27), a partir das 8h, com o encontro entre os prefeitos e prefeitas maranhenses e o governador eleito, Flávio Dino.


Dezenas de gestores discutiram com consultores da Confederação temas de interesse dos municípios e suas populações, tais como aumento do FPM; resíduos sólidos; divisão dos royalties do petróleo; lei de responsabilidade fiscal; apontamentos dos Tribunais de Contas do Estado.

Os trabalhos foram abertos pelo presidente Gil Cutrim que destacou a importância do evento como mecanismo para afinar o discurso e unir forças em torno de uma nova pauta municipalista que começará a ser debatida com o governo Dilma Rousseff já a partir de janeiro.


“Neste próximo mês, a CNM apresentará a todos os presidentes de Federações Municipais a sua pauta para o ano de 2015. As informações colhidas neste encontro, e apontadas pelos gestores maranhenses, irão compor esse documento”, informou Cutrim.

Pela manhã, os assuntos da pauta nacional foram apresentados aos gestores por Eduardo Stranz e Helena Garrido, consultores técnico e jurídico da Confederação, respectivamente. À tarde, representantes do Sebrae abordaram temas relacionados ao desenvolvimento sustentável para os municípios. Consultores da CNM proferiram, ainda, palestras que abordaram temas relacionados aos setores da educação e assistência social.

Os prefeitos Cleomar Tema (Tuntum) e Júnior Cascaria (Poção de Pedras) destacaram, durante suas participações, a importância dos municípios adotarem ações mais eficazes de tratamento dos resíduos sólidos, dentre elas implantação de aterros sanitários, de forma individual ou consorciada.

Pauta regional – Nesta quinta-feira, atendendo convite da FAMEM, Flávio Dino e membros da sua futura equipe de governo estarão reunidos com os prefeitos e prefeitas para discutir assuntos de interesse da municipalidade, dentre eles municipalização do ensino fundamental; desafios da saúde, urbanidade no trato dos gestores e segurança pública.


Legenda fotos: Gil Cutrim disse que as reivindicações dos gestores estarão na pauta de trabalho da CNM para 2015.

Crédito das fotos: Silas Serra/ASSCOM FAMEM
INFORMAÇÕES – ASSCOM FAMEM (2109

5414/12)
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários