Compartilhe essa Notícia:

Flavio Dino completa neste domingo, um mês no cargo de Governador do Maranhão e, neste curto período, dois importantes hospitais da região não resistiram a falta de apoio da Secretaria de Estado da Saúde e lacraram literalmente às portas: os hospitais de Bernardo do Mearim e de Lago dos Rodrigues.

As duas unidades hospitalar com 20 leitos e maternidade foram construídas pelo programa Saúde é Vida do Governo Roseana Sarney. Até outubro de 2014, os hospitais recebiam, respectivamente, com regularidade, uma ajuda de custo no valor de R$ 100 mil reais para a manutenção; depois disso, entraram no vermelho, mas algumas prefeituras, como Bernardo do Mearim e Lago do Junco continuaram com os hospitais funcionando, não se sabe como, aos trancos e barrancos, na expectativa que o novo governo do Estado, os socorressem ainda em janeiro. Porém, hoje é o último dia de janeiro  e nada de recursos para manter um hospitais maternidade daquele porte funcionando.
Continua...

Alguns governistas do Estado poderiam insinuar que o problema é do município; caberia as prefeituras que ganharam os hospitais mantê-los com recursos próprios funcionando, no entanto, o Hospital de Lago dos Rodrigues é administrado pelo Estado e, até onde sei, entrou em 2015 fechado, com um grande cadeado na porta. Os servidores abandonaram o hospital por falta de pagamentos. E um município que recebe menos de 500 mil por mês como Bernardo do Mearim jamais conseguiria sustentar um hospital deste peso.
Em Lago do Junco, outro município que recebeu um hospital de 20 leitos do Programa Saúde é Vida, o prefeito Osmar Fonseca chegou a pedir socorro para que o Estado pelo menos liberasse o dinheiro de novembro e dezembro de 2014 bloqueados para ajudar no custeio do hospital.

Uso político de hospitais fechados

Em Bernardo do Mearim, a oposição política a prefeita Eudina Costa parece que comemora o fechamento dos hospitais e usam esse grave problema para atacar o governo municipal. Eles tem feito isso através das redes sociais da internet, porém, não citam o fato do governo do Estado não repassar nenhuma ajuda de custo para manter o hospital funcionando e nem desbloquear os repasses atrasados de 2014.

Olha, estamos falando apenas da microrregião do Médio Mearim. Esse problema atinge dezenas de municípios. Abra os olhos, Flávio Dino para a possibilidade do povo maranhense sentir saudade de Roseana Sarney e Ricardo Murad.

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

23 Comentários

  1. E verdade Carlinho. Moro em Bernardo do Mearim e votei no Flávio Dino e estou muito arrependido o nome de Flávio Dino aqui em Bernardo do Mearim não está Muito bom não. Isso é Uma Vergonha mais não vai demorar Muito para o Fantástico da TV Globo Visitar Bernardo do Mearim E saber por quer isso Eu já fiz a Denúncia agora só aguarda... Flávio Dino quero que vc tenha uma Boa Descupa. 65 kkk

    ResponderExcluir
  2. Estais enganado blogueiro, lago dos Rodrigues esta funcinando sim. Verifique as informaçoes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RESPOSTA -
      Querido leitor, não busquei informações com fontes, eu estive pessoalmente em frente ao hospital e o encontrei fechado no mês de janeiro em dias diferentes; falei com servidores e eles disseram que abandonaram a unidade por falta de pagamentos; havia um cadeado na porta; soube também que boa parte dos equipamentos pertenceriam a prefeitura embora, o hospital fosse mantido pelo Estado. Caso esteja aberto, reabriu recentemente, pq eu o encontrei fechado e os doentes sendo obrigados a procurar o hospital de Lago do Junco.

      Excluir
    2. Está fechado mas os apaniguados continuam ganhando sem trabalhar.

      Excluir
  3. Nunca vi uma oposição tão burra como a de Bernardo do mearim. Como pode torcer pra o governador fechar o hospital? Deus vai é iluminar ele e a prefeita para voltar a funcionar ainda melhor
    vocês nunca vão ganhar uma política desse jeito com o coração cheio de ódio

    ResponderExcluir
  4. Aqui em Bernardo do mearim a oposição tá soltando foguetes com o fechamento do hospital
    Porém deus é maior e não vai permitir isso. Coragem prefeita eudina costa. O povo tá contigo

    ResponderExcluir
  5. O governador só falava de mudança. Será que ele vai mudar pra pior? Acho que não. Ainda é muito cedo porém a saúde não pode esperar .

    ResponderExcluir
  6. É verdade. Saúde é prioridade e ele não pode fechar o hospital de Bernardo do mearim
    é o melhor da região e atende não só a população de Bernardo do mearim atende todas as cidades vizinhas como igarape grande trizidela do vale poção de pedra e várias outras. Não deixe fechar o hospital governador. Votei no senhor e não quero me decepcionar

    ResponderExcluir
  7. Queria que meu prefeito trabalhace como a prefeita de Bernardo pelo menos um terço. Da pra ver que essa oposição só trabalha pra atrapalhar o trabalho dela. Porque é muito visível tudo que fez e está fazendo pelo município.

    ResponderExcluir
  8. Meus amigos vamos ajudar a prefeita Ao invés de atrapalhar que é bom pra população toda.

    ResponderExcluir
  9. Prefeita eudina costa
    a senhora já falou com o governador? Tenho certeza que ele não vai deixar o hospital fechar. Pois precisamos muito dele. Ouvir falar que a oposição tá comemorando o fechamento do hospital
    é porque são todos ricose não precisam dele. Todos têm hilux.amarok. sw4 e outros carrões de luxo. Porém o pobre é quem precisa. Por isso peço em nome de Deus que esse hospital não vai fechar

    ResponderExcluir
  10. O de São Raimundo também nunca mais funcionou.

    ResponderExcluir
  11. Isso já era previsível, uma vez que Roseana fez um hospital para cada cidade, mas sem dar condições de funcionamento para os mesmos. As cidadezinhas não tem verbas para tanto. Aí vc pode dizer:"então pq o Flávio Dino não dá essas condições?" A resposta é simples: O blogueiro deu a resposta, um mês de mandato tentando limpar a bagunça deixada pela Roseana. Faltam 3 anos e 11 meses para terminar o mandato, se até lá não melhorar eu também não voto mais nele, contudo, independente do resultado nunca mais votarei na sarneyada. Estamos sofrendo as consequências de seu desgoverno.

    ResponderExcluir
  12. Flávio Dino ganhou disparado em Bernardo do mearim. Como ficam seus eleitores sabendo do fechamento do hospital? Pense bem governador. 4 anos passam bem rápido e o senhor vai pra uma reeleição mesmo o município sendo pequeno mas o senhor tem um coração grande.

    ResponderExcluir
  13. oh povo mentiroso, o hospital de Lago dos Rodrigues nunca fechou. continua de portas abertas.é 65 cinco nos babões de Roseana.

    ResponderExcluir
  14. Acho q essa postagem, no mínimo precipitada, como pode se ver na postagem é somente UM MÊS DE GOVERNO e um hospital desse porte não fecha por problemas de um mês de governo do companheiro Flavio Dino. Vamos esperar as políticas pra saúde serem implementadas pra depois poderem fazer um balanço das mesmas... Mas antes disso tudo é, no mínimo, precipitado!

    ResponderExcluir
  15. gostaria de informar para o blog que o hospital reabriu no dia 15 de janeiro com a nova administração,colocada por cicero do nena e,pois foi o homem e povo que apoiaram o governo Flávio dino fique informado tá

    ResponderExcluir
  16. Quando o mandato da Roseana a acabou os hospitais já estava no estado crítico faltava investimentos agora que o novo governo entro tá tentando mudar a situação do hospital de lago dos Rodrigues ! Cícero do Nena está fazendo de tudo para mudar o isso ! EEsse blogueiro pega pesado as veze!! Ele só fala mal do Flávio Dino.

    ResponderExcluir
  17. gostaria de informar para o blog que o hospital reabriu no dia 15 de janeiro com a nova administração,colocada por cicero do nena e,pois foi o homem e povo que apoiaram o governodor Flávio Dino fique informado tá.

    ResponderExcluir
  18. Meu querido blogueiro no texto inicial vc ora fala de Lago dos Rodrigues ora falade L. Do Junco. Vc deve esclarecer a materia! o hospital de Lago dos Rodrigues não fechou as portas,, o q houve foi q a secretaria de saude pediu para ser feito um levantamento de tudo q estava dentro do hospital, pois os funcionarios estavam tirando tudo, segundo eles por ordem do prefeito. Isso já tá sobre investigaçao. Quanto ao hoapital é hoje o q melhor atende na regiao, inclusive com ambulancia propia.

    ResponderExcluir
  19. Nobre Carlinhos, o Hospital de Lago dos Rodrigues não fechou um dia.
    seu blog é muito respeitado em nossa cidade por favor venha a nossa cidade conhecer a verdade sobre o hospital.

    ResponderExcluir
  20. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk não tem um duas semanas esse blogueiro postou uma materia dizendo que o hospital de bernardo do mearim estava funcionando de vento em polpa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk é brincadeira esses jornalistas blogueiros kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  21. O governo está tapando os rombos que a gestão anterior deixou para o mesmo. Com um tempo tudo se organizará. (y)

    ResponderExcluir