Compartilhe essa Notícia:

ACUSADOS CONFESSARAM CRIME: Pai de uma das meninas faz um relato sobre o caso


Uma cidade em choque. Assim amanheceu o município de Castelo do Piauí, que possui pouco mais de 18 mil habitantes. Tudo por conta dos atos de barbaridade praticados contra quatro adolescentes. Elas foram amarradas, espancadas, violentadas sexualmente e empurradas do alto de um morro, onde foram encontradas quase sem vida e completamente despidas. Toda essa violência foi praticada por quatro garotos e um maior de idade, que continua foragido da polícia.

As adolescentes, com idade entre 15 e 17 anos, saíram de casa em duas motocicletas, com o pretexto que iriam fazer um trabalho da escola. No local conhecido como Morro do Garrote, elas se depararam com os cinco acusados, que estavam consumindo drogas. Num ato, até agora sem motivo, e de tamanha crueldade, os cinco agarraram as adolescentes e as amarraram em árvores, usando a própria roupa que as meninas usavam.

Mais em continua...

Elas lutaram para tentar escapar - tanto que resquícios de pele foram encontrados debaixo das unhas de todas - mas foi em vão. Armados com facas, os acusados feriram e violentaram as meninas sexualmente, tanto que tiveram as partes íntimas feridas. Após mais de uma hora de abusos, elas foram covardemente jogadas de uma altura de quase 5 metros, queda que poderia ser maior caso não houvesse uma pedra grande na metade do penhasco. Feridas, elas sequer conseguiam gritar e só foram encontradas pouco mais de uma hora depois.

COMO FORAM LOCALIZADAS

O delegado regional Laércio Evangelista contou que a polícia passou pelo local enquanto fazia buscas por um dos acusados neste crime. Trata-se de Adão José de Sousa. Ele é natural de Castelo do Piauí, mas chegou recentemente de São Paulo, onde morou por vários anos. Sexta-feira passada Adão envolveu-se no assalto a um posto de combustível e era procurado pela polícia.


Os agentes que faziam as buscas por Adão - ainda sem suspeitar do novo crime que ajudara a cometer - encontraram no alto do morro apenas as duas motocicletas, que foram apreendidas e levadas para a delegacia da cidade na carroceria da viatura. Por sorte, o irmão de uma das adolescentes viu as motos e avisou para sua mãe, indicando acreditar que as motos tinham sido apreendidas.

A mãe de uma das garotas, já desesperada porque não tinha notícias da filha - celular estava fora de área - então foi para a delegacia já suspeitando de que algo de errado havia acontecido. Ainda descrente no pior, quis saber se a filha tinha sido pega em uma blitz. Foi então que os policiais indicaram que a moto havia sindo encontrada abandonada no alto do Morro do Garrote. Assim, contou o pai de uma das moças, o agricultor Francisco Rufino.

Os policiais então saíram em busca pelas garotas. Mas antes elas já haviam sido encontradas muito debilitadas, por populares. O estado delas ainda é grave.

PRISÃO DOS ADOLESCENTES

As características do crime levaram a polícia a um dos adolescentes, já envolvido anteriormente em outros delitos na cidade. O garoto acabou confessando e entregando seus comparsas. Outro menor também confessou o crime, e deu detalhes de como tudo acontecera. Eles negaram para a polícia que conheciam as garotas e apontam como "acaso" o fato de as terem encontrado lá no alto do morro.

Suspeitos de terem cometido o crime; Quatro menores e um maior de idade. (Foto: WhatsApp)Suspeitos de terem cometido o crime; Quatro menores e um maior de idade. (Foto: WhatsApp)

REVOLTA DA POPULAÇÃO

A notícia logo correu a cidade e causou uma reação, que não poderia ser outra. Diante da delegacia, centenas de pessoas se amontoam ainda no início desta tarde. Tudo à espera da prisão, a qualquer momento, do último envolvido na ação bárbara. Ainda ontem populares procuraram a polícia e incendiaram pneus e pedaços de madeira diante da delegacia, pedindo uma ação rápida das autoridades de segurança.

unnamed.jpg

ESTADO DE SAÚDE DAS MENINAS

O quadro mais grave é de uma das jovens que está com uma lesão craniana e teve um forte sangramento na barriga. Ela está na UTI do Hospital de Urgência de Teresina, unidade onde também estão as demais adolescentes. Outra jovem está com deformidade na face, fraturas graves no lado direito e foi traqueostomizada. A terceira jovem possui vários hematomas e permanece em observação sob efeito de uma droga analgésica que dá sedação. A quarta garota está em quadro mais estável, porém muito abalada. Ela receberá alta do HUT ainda esta tarde e segue para um hospital particular.



PERITA PASSOU MAL

Nem mesmo a dentista que faz perícia e já está acostumada com cenas mais fortes, conseguiu fazer seu trabalho sem se comover. Foi o que contou o legista do IML, Antônio Nunes. Ele afirma que a dentista precisou ser amparada durante os trabalhos. Em entrevista concedida à TV Clube, ele contou que foram realizados exames para identificar abuso sexual e/ou lesões corporais gerais.


HUT ENVIA NOTA SOBRE VAZAMENTO DE FOTOS


A direção do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) vem a público, por meio desta nota, esclarecer que as fotos que estão sendo divulgadas nas redes sociais e por meio do aplicativo Whatsapp, NÃO são imagens das adolescentes agredidas na cidade de Castelo do Piauí, dentro das dependências do hospital. O HUT tem uma política rigorosa de preservação de imagem de seus pacientes e não autoriza em hipótese alguma a exposição dos mesmos em qualquer tipo de mídia. Diferente das imagens divulgadas, o HUT não possui paredes vermelhas (as cores do HUT são verde e azul) e os equipamentos de anestesia que aparecem não são das marcas utilizadas por esta casa de saúde.


OAB ENVIA NOTA DE REPÚDIO


A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí, através da Comissão da Mulher Advogada, divulgou nesta manhã nota de repúdio contra os atos de violência sexual e física contra as adolescentes de Castelo do Piauí. "O crime bárbaro, além de chocar toda a população piauiense, evidencia a necessidade de punições mais rígidas contra a violência de gênero, que possui números alarmantes em nosso Estado. A conduta dos agressores merece rechaço e apuração rigorosa das autoridades policiais, a fim de coibir esse tipo de prática criminosa, que traz danos irreversíveis à integridade de suas vítimas", diz o texto da nota.


A OAB condenou ainda todo e qualquer tipo de violência e diz que irá trabalhar para a correta punição dos envolvidos. "OAB-PI assegura à população piauiense que envidará todos os esforços no sentido de acompanhar as investigações para que os autores do crime sejam punidos na forma da lei. Além disso, designará representantes das Comissões da Mulher Advogada e Apoio à Vítima de Violência para visitar as vítimas, bem como seus familiares, dando-lhes todo o apoio necessário".


GOVERNADOR ENVIA NOTA SOBRE O CASO

Uma nota assinada pelo governador Wellington Dias e a vice, Margarete Coelho, também lamentou o crime ocorrido em Castelo do Piauí.


"O Governo do Estado do Piauí lamenta e se solidariza com as famílias e as vítimas desse trágico crime no município de Castelo do Piauí. Assim como todos os piauienses, estamos chocados e desejamos a devida punição ao responsáveis o mais rápido possível.


Assim que tomou conhecimento do crime, a Polícia Militar iniciou a perseguição aos suspeitos. Além do Grupamento da Polícia Militar de Castelo, foram deslocados para a cidade três outras equipes, além do Gerente de Policiamento do Interior, delegado Willame Moraes para dar apoio ao trabalho do delegado regional, Laércio Evangelista.

Nós da gestão estadual daremos todo o apoio necessário às famílias e colocaremos todo o emprenho da polícia na resolução do crime e prisão de todos os envolvidos.

Wellington Dias

Governador do Estado do Piauí

Margarete Coelho

Vice-governadora do Estado do Piauí"
Publicado Por: Apoliana Oliveira
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários