Compartilhe essa Notícia:

Dr. Raimundinho
O prefeito de Esperantinópolis, Dr. Raimundinho (PSDB), em entrevista a Rádio Boa Esperança do Mearim nesta tarde (9), anunciou que reduziu o próprio salário e o do vice-prefeito em 20%, até que a economia do país, que tem consequência direta no município, saia da crise.  Os pagamentos dos secretários municipais, cargos comissionados, etc, também sofrem redução de 20%.

Nos próximos dias, o prefeito enviará o Projeto de Lei para Câmara Municipal, solicitando a redução do próprio salário, do salário do vice-prefeito Lousinho , como de todo o primeiro escalão, para ser aprovado pelos vereadores. Dr. Raimundinho esclareceu que já estará valendo no mês de outubro. “A folha de pagamento da prefeitura ultrapassou os 70% e temos que fechar as contas de algum jeito", detalha o prefeito.

De acordo com o prefeito, os repasses federais vêm caindo mês a mês, os piores meses foram agosto e setembro e a previsão para dezembro não é nada animador. “Queda do FPM chegou a 40% somente este ano. E em todos os repasses federais foi uma queda enorme nos meses de agosto e setembro, a previsão para dezembro também não é nada animadora. E foi baseado nisso que tomamos essa decisão, não apenas por mim, prefeito, mas por todas as pessoas que trabalham no primeiro escalão, secretários, vice-prefeito, alguns vereadores que participaram da reunião, como forma de colocarmos em dia as nossas obrigações financeiras”, explica Dr. Raimundinho.

Além da redução dos salários, o prefeito pediu apoio da população, em especial, dos servidores municipais para ajudar nesse trabalho de diminuir despesas. Lembrou, como exemplo, que um dos maiores sorvedouros de dinheiro, são as contas de energia elétrica nas repartições. "A despesa de uma bomba que puxa água pode chegar até R$ 3 mil reais por mês. A água que a servidora gasta molhando a rua pode ser de graça, mas a energia usada para puxar a água não", lembrou Raimundinho.

Veja os principais pontos abordados na entrevista do prefeito de Esperantinópolis, Dr. Raimundinho, concedido a Rádio Boa Esperança do Mearim, em continua...


“É de conhecimento de todos que nosso país está passando por uma crise financeira e a maior repercussão dessa crise se dá em nível de município, em nível local; e Esperantinópolis, como todos os municípios brasileiros, vivencia uma crise terrível e, para piorar, temos uma carga de dívidas que veio dos 60 anos de história de Esperantinópolis; dívida do INSS, que parcelamos; dívidas com a Caema, com a Cemar e, principalmente, dívidas trabalhistas. Hoje temos mais de 600 causas trabalhistas que estamos pagando, mas que foi se acumulando de outras gestões no decorrer do tempo e temos que pagar, porque as pessoas têm que receber seus direitos”.

“Pensando nisso, fiz uma reunião com a nossa equipe de governo e tomei uma decisão radical, diminuir em 20% todos os salários do executivo, do corpo administrativo e vamos ver como podemos diminuir essa folha de pagamento para vermos as forma de colocar o município em dia, não só com os fornecedores, mas com as pessoas que trabalham prestando serviço com a população”.

“Essa decisão de diminuir o salario do primeiro escalão já vale para o mês de outubro; já está em prática, diminuímos o número de contratados, só temos contratados em serviços essenciais; sobre o concurso, estou esperando receber o resultado para começar a chamar os aprovados e efetivá-los em seus respectivos cargos”.

“Repito: esses esforços são para oferecermos um serviço público de qualidade para nossa população; temos uma grande carga de serviços que devemos fazer: estradas para serem concluídas, prédios públicos que precisam ser reformados, buracos nas ruas que precisam ser recuperados...”

“E conclamamos todos os servidores públicos municipais para se engajarem conosco nesse propósito, faça economia em suas respetivas repartições, onde estão lotados, economizando no consumo da água, de energia, que é um dos maiores gargalos da nossa administração.”

“Nós temos uma folha de pagamentos altíssimas, ultrapassando os 70% do orçamento, diminuindo em 20% da folha, buscamos deixar o município em situação de adimplência. Hoje, o município de Esperantinópolis está quite, com o nome limpo em todas as organizações federal e estadual. Conquistamos essa façanha no mês de fevereiro de 2014. Porém, caso não tomássemos essa iniciativa de reduzir os salários, voltaríamos para a situação de “nome sujo”.

“Peço a Deus que nos ajude a melhorar com essa nossa decisão, essa decisão tem o objetivo de melhorar os serviços prestados a nossa população, e todo o que temos feito até agora, é com a graça de Deus melhorar a qualidade de vida do povo de Esperantinópolis.

“Vamos aguardar uma nova situação da política nacional, caso melhore a economia, melhora a economia do município e voltaremos ao padrão de pagamentos que tínhamos antes, o que vai decidir é o andar da carruagem do governo do estado e do governo federal.” 
Entrevista concedida ao repórter Damião Medeiros 
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

8 Comentários

  1. Aí não dr.foquite ! Os funcionários n merecem isso ! Estou do seu lado mais baixar salários não da tem que baixar o seu o do vice dos vereadores e só ! Diminuir um pouco os devios que todo prefeito faz, fazendo isso dar pra economizar uma grana boa ! # foquitão 2016 # 45 neles !

    ResponderExcluir
  2. Eu me coloco a disposição de Esperantinópolis para regularizar toda a folha de pagamento desse município.Basta o prefeito renunciar.

    ResponderExcluir
  3. Mentiu feira doutor? quando disse quehherdouddívidado IINSS, CEMAR E CAEMA DESDEos 60 aanos..Aí pegou mal, pois muitos sabem que essas dívidas surgiram entre os anosde 1984 em diante. Com eessa sua nota inveridica você perturba aaté osddefuntos que já governaram nossa cidade , dentre eles: Abraço, Oziel Miranda, Olímpio Leite e Anisio CCarneiro, eles vãose cconverterem de raiva nos túmulos. Inventa outra pois essa não cola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como esta postagem foi feita em cima de um audio de uma entrevista, tive acesso ao audio. percebi que a divida a que o gestor se refere nao é apenas financeira, mas sim social. E em nehum momento se referiu a dividas de prefeitos anteriores, e sim aos encargos sociais inerentes a uma cidade que nada arrecada, ficando a mercê dos repasses federais e estaduais.

      Excluir
  4. Do que adianta reduzir salário pra fingir que tá melhorando a situação das contas do município, e não reduzir a corrupção? Reduz o salário e continua desviando horrores dos cofres da prefeitura. Só sendo muito burro pra pensar que isso é vantagem pro povo e que esse prefeito é honesto.

    ResponderExcluir
  5. Não herdou divida de nada, nem mesmo nos mandatos de Chico Jovita e de Mario Jorge, quanto mais lá do fundo do baú. Tá de brincadeira, CAD~e A ILZA TELMA QUE NÃO DIZ NADA SOBRE ESSAS NOTAS QUE NOSSO PREFEITO EMITE DIZENDO QUE HERDOU HERANÇA MALDITA DOS EX-PREFEITOS DO INCIO DA FUNDAÇÃO DA CIDADE?

    ResponderExcluir
  6. - ESSE PREFEITO QUER É FAZER MEDIA COM A POPULAÇÃO DO MUNICIPIO.

    O FATO DELE DIMINUIR 20% DO SALARIO DELE E DOS SECRETARIOS NÃO VAI RESOLVER O PROBLEMA DA MÁ GESTÃO E DA ROUBALHEIRA QUE O MUNICIPIO ATRAVESSA.

    SE O PREFEITO APLICAR CORRETAMENTE O DINHEIRO, AS VERBAS FEDERAIS E ESTADUAIS O MUNICIPIO NÃO TERA PROBLEMAS.

    ISSO É CONVERSA PRA BOI DORMIR E UMA FORMA DE DESVIAR A ATENÇÃO DOS DESMANDOS DA ADMINISTRAÇÃO.

    CONTA OUTRA PIADA RAIMUNDINHO, POIS ESSA NÃO COLA.

    ResponderExcluir
  7. Hipocrisia deslavada!!!
    Mais efeito faria deixar de desviar os recursos públicos!
    Quer dar uma de esperto mas não engana ninguém, só seu cordão de puxa-sacos.

    Allan Roberto

    ResponderExcluir