Compartilhe essa Notícia:

ABANDONO - Interior do Hospital Memorial Carlos Melo
O Boletim de Ocorrência registrado na Delegacia pelo técnico de radioterapia Marcos Vinícius Pereira da Silva, no final da manhã da última segunda-feira (23), alarmou moradores de Pedreiras e Trizidela do Vale. De acordo com o B.O. o comunicante informou sobre o furto de um aparelho de raio X do “Memorial Carlos Melo”, um hospital localizado na cidade de Pedreiras, porém, abandonado há cerca de 10 anos. Na ocorrência, o técnico de radiologia alertou que a ampola do raio X contém material radioativo altamente contagioso; e foi esse detalhe que alarmou a população nos últimos três dias. Até o governador Flávio Dino foi avisado do problema.

Já na terça-feira (24), secretário de Estado da Indústria e Comercio, Simplício Araújo, divulgou uma nota tranquilizando a população, afirmando que o material da ampola não traz riscos a saúde da população, desde que a mesma não seja submetida à energia elétrica. De todo modo, à população continua tendo calafrio, temendo que o grave vazamento radioativo que ocorreu em Goiânia em 1987, se repetisse em Pedreiras, em 2015. Já que tivemos dois sequestros neste ano, não duvido de mais nada nesta incrível cidade; basta a pessoa que furtou o aparelho de raio X abra a ampola com um maçarico. A energia elétrica liberaria a radioatividade.  Mas deixamos essa história de perigo nuclear de lado para que não venham me chamar de “Boca do Inferno!”

O Dr. Lívio Melo, representante da Família da ex-prefeita de Pedreiras, Graça Melo, dona do prédio abandonado que um dia foi hospital, já estaria em Pedreiras tomando as devidas providências. Ele também tem que dá uma boa explicação para a sociedade pedreirense e, a humanidade em geral, e poderia começar respondendo a indagação: por que, cargas d’água, deixou a construção abandonada com um aparelho que comporta substância radioativa largado lá, desprotegido, a mercê de vândalos, usuários e ladrões.
O blog do Carlinhos tomou conhecimento que há 35 dias, uma equipe da TV Rio Flores (Rede Record) esteve no prédio do Memorial Carlos Melo para mostrar o estado de abandono do hospital. Naquele dia o portão da frente já tinha sido levado, o prédio havia se tornado reduto de usuários de drogas e criminosos.

“Há 35 dias estivemos lá no Hospital; a imagem lá, é de área de guerra, cheio de escombros. Os usuários levaram tudo o que tinha no interior do hospital, pias, torneira, portas até os carrilhos das portas foram furtados. Gravamos imagens de toda clínica, que inclusive tem dois pavimentos, era um hospital grande. Depois que houve esse alerta do submisso do raio X, fomos atrás daquela reportagem, examinamos o vídeo com muita atenção e constatamos que o aparelho de raio X não estava mais no hospital, ou seja, há 35 dias o aparelho e a ampola dele já tinha sido levado. E deve ter sido furtado há muito tempo atrás. O que ocorreu foi que na segunda-feira, uma pessoa entrou no Hospital e deu ciência do sumiço do raio X, ele fez o B.O. e a história tomou as ruas, mas faz muito tempo que esse aparelho foi furtado”, disse ao blog, o repórter Ricardo Farias da TV Rio Flores de Trizidela do Vale.

O que podemos concluir, diante do impressionante relato do repórter Ricardo Farias, é que será muito difícil de encontrar esse aparelho raio X. Caso ele tenha sido violado, o mal que a substância pode ocasionar a vida humana e, ao meio ambiente, já está há muito tempo sendo disseminado, provavelmente nas duas cidades.
Continua...

O repórter Ricardo Farias tem uma versão que serve como um alento diante do risco.

“Eu acho que o raio X foi furtado por pessoas que conhecem o aparelho. Ele custa caro e suas peças, como a própria ampola, serviriam como reposições para outros aparelhos. Mesmo antigo, se trata de um aparelho de alto valor no mercado, então, acredito que ele não tenha sido destruído ou violado por esses marginalzinhos que vivem dentro do que sobrou do hospital, mas foi levado para servir como peça de reposição”, opinou o repórter pedreirense.
  
B.O. registrado na delegacia 
Meus irmãos, esse, talvez seja o único furto que precisamos torcer para que seja verdadeiro. Seria o melhor destino para eliminar completamente o risco de contágio por radioatividade em nossa região.

Esperamos que a visita do Dr. Lívio Melo também ponha fim ao reduto de usuário e criminosos em que se transformou o Hospital Memorial Carlos Melo. Basta escurecer para a malandragem tomar de conta dos espaços que um dia salvou vidas. O hospital está sendo usado pelos criminosos para invadir fundos de lojas da Avenida Rio Branco. A maioria das lojas que fazem divisa com o hospital foram arrombadas e muitas mercadorias levadas por esses bandidos. Nesse exato momento, o que se tem a fazer é vedar com concreto todas as aberturas do hospital.


________________________________


Avenida Rio Branco, Pedreiras - MA



⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

2 Comentários

  1. É difícil saber o que existe dentro da cabeça daqueles que nos governam (a gente até suspeita, mas não dá pra revelar aqui, porque pode ter alguma criança lendo este blog).

    Hospitais abandonados, parecendo casarões do inferno, adequados para filmes de terror. Por que esses edificios não são demolidos e o terreno purificado a fogo, dando espaço para alguma obra útil para a comunidade?

    Estou comentando isso não pensando nesse tal hospital fantasma de Pedreiras, mas no que temos em Igarapé Grande (próximo à Praça central). Faz muito tempo que esse prédio velho, abandonado e sinistro, só serve para moradia de morcegos, cobras, ratos e outras coisas ruins - suas paredes (do lado de fora) ainda servem para propaganda política - mas tem dado um azar tremendo para os candidatos a prefeitos daqui.

    Diz a lenda que, quem prega seu cartaz (ou pinta o nome) na parede do velho hospital, não ganha eleição - pelo menos pra prefeito, a lenda tem dado certo. Quem se arrisca a ser o próximo?

    ResponderExcluir
  2. CARO AMIGO CARLINHOS! SOU TECNICO EM RADIOLOGIA E TRABALHO NESSA ÁREA HÁ CINCO ANOS E DESCONHEÇO QUALQUER FORMA DE CONTAMINAÇÃO RADIOATIVA EM RELAÇÃO A UMA AMPOLA DE RAIO-X. DENTRO DE UMA AMPOLA CONTÉM APENAS UM TIPO DE ÓLEO MINERAL O MESMO UTILIZADO EM TRANSFORMADORES DE ENERGIA ELÉTRICA. A MÉDIA DE PREÇO DE UMA AMPOLA É DE R$ 8.000.00 E QUE A ROBOU TALVEZ TENHA SIDO COM INTENÇÃO DE VENDER NO MERCADO NEGRO. QUANTO AO ACIDENTE QUE OCORREU EM GOIANIA-GO, OCASIONOU-SE DEVIDO A ABERTURA DE UMA CÁPSULA DE UM APARELHO DE RADIOTERAPIA QUE CONTINHA EM SEU INTERIOR O ELEMENTO QUÍMICO CÉSIO137. ELEMENTO ESTE QUE LIBERA PARTICULAS DE RADIAÇÃO E QUE SUA MEIA VIDA É DE 30 ANOS. PORTANTO UMA COISA TOTALMENTE DIFERENTE DA OUTRA OK.

    ResponderExcluir