Compartilhe essa Notícia:

Por Allan Roberto 
Celebração religiosa realizada em 2014
            Fico feliz em ver a APAC de Pedreiras chegar aos 10 anos. Em pensar que fiz parte do início disso tudo, desde sócio-fundador, diretoria e até como Chefe do Legislativo Municipal Pedreirense da época de uma Comissão composta pelo Secretário de Estado de Justiça e Cidadania Carlos Nina, juntamente com o juiz Dr. Douglas de Melo Martins e os juízes das Varas de Execuções Penais de Pedrinhas e Imperatriz, respectivamente, Fernando Mendonça e Graça Carvalho e o Promotor de Pedrinhas, Danilo Barreto. Foram 08 dias visitando experiências exitosas da APAC em Minas e São Paulo para ao final visitarmos o Complexo Penitenciário de Avaré-SP e tomarmos um susto com a monstruosidade do sistema prisional tradicional.

            Viagem proveitosa, porém tensa. O Secretário era da idéia de que "bandido bom é bandido morto". E isso contrastava com o ideário dos demais da comissão, gerando alguns momentos de tensão extrema que tivemos que viver por conta disso em alguns episódios pitorescos, que dariam um livro... O governo do estado não acreditava, o municipal também não, a sociedade de Pedreiras era contra... só Dr. Douglas, Moisés Abílio, Pastor Wellington Douglas (in memorian) e eu... os loucos que compraram a briga por essas vidas. Passei quase 02 anos, toda quinta-feira de 08 à 17 horas como médico voluntário desse presídio até a coisa se organizar...
Continua...

            Vimos nessa viagem em que fomos buscar um método para adaptarmos à nossa realidade pedreirense, exemplos maravilhosos de como a recuperação é possível quando o sistema se propõe a tanto. Unidades prisionais da APAC em que todos que entravam sem ensino algum saiam com ensino médio completo e uma profissão técnica definda, todos trabalhavam e saiam com empregos garantidos. Doenças tratadas, condiçoes de alojamento digno. Os próprios presos abriam e fechavam os portões do presídio, os agentes penitenciários não usavam armas, almoçamos com eles várias vezes e eles usavam garfos e facas à mesa conosco. Vimos estupradores chegarem na segunda-feira da casa de sua vítima por terem ido passar o domingo lá para pedir-lhe perdão. O mesmo  com o homicida do rapaz da família de filho único.
Detentos planta ortas na APAC de Pedreiras  - 2013
            Certo é que é possível recuperar o indivíduo apenado quando o sistema oferece as condições para tanto. Não pode é se continuar investindo nesse sistema atual que brutaliza o indivíduo, prestando um serviço caríssimo à sociedade, do qual muitos grupos econômicos, verdadeiras quadrilhas, se aproveitam e ganham financeiramente com esse sistema que não  se interessa em recuperar o apenado.
Secretário Sebastião Uchôa palestrou na APAC de Pedreiras 
            "Todo homem é maior do que seu erro", como dizia Mário Ottoboni, o criador do método APAC, que hoje existe em mais de 100 países e se amplia cada vez mais.
Celebração do terço na APAC
            Chega desse discurso hipócrita e covarde de defender morte de criminoso! Quem defende isso, defende a morte somente de pobres! Pois se é para defender morte de criminosos, que defenda-se também a do pior deles, do político corrupto, que mata com uma canetada milhares de uma só vez.  Esse discurso é desprovido de razões históricas, sociológicas e científicas, além de humanitárias e até cristãs. O pior bandido no Brasil hoje, o que mais mata, não mata com faca, revólver, pistola ou metralhadora - mata com a caneta! É o político corrupto! Quem morre num leito de hospital público por falta de cirurgia ou de medicamento ou de assistência, não morreu de doença - foi assassinado pela corrupção!!!
Dia da Mulher, carinho com as interna da URP
             O Brasil é o quarto país que mais presos tem encarcerados. Se cadeia resolvesse, a gente teria uma legião de santos recuperados nas cadeias e presídios desse país. Mas infelizmente vemos o contrário.
Presença da Igreja Católica e Pastoral Familiar na APAC
de Pedreiras 



            Certo é que precisamos de métodos como a APAC, um projeto a que me dediquei por 02 anos da minha vida e que hoje vejo seus frutos, pois acredito que todo investimento que seja para recuperar o ser humano e promover a vida vale a pena.


Allan Roberto Costa Silva, médico, ex-Vereador-Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras, membro da Academia Pedreirense de Letras-APL e da Associação de Poetas e Escritores de Pedreiras-APOESP. E-mail: arcs.rob@hotmail.com 
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

14 Comentários

  1. A APAC hoje é um bom caminho para ressocializar. É muito triste ver o sistema prisional brasileiro, pois em regra mais se assemelha às masmorras do Período Medieval.
    Desejamos uma maior HUMANIZACAO para assim possibilitar a RESSOCIALIZACAO daqueles que erraram, mas assim como qualquer ser humano merecem uma segunda chance em suas vidas.

    ResponderExcluir
  2. Dr. Allan sempre dando um show, sempre a frente de seu tempo e sempre fazendo o bem. Orgulho de Pedreiras esse cara.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom saber da luta desses grandes homens como Dr. Allan e outros por essas pessoas que merecem. Essa é a política de verdade, aquela em que o agente político se doa para o próximo.

    ResponderExcluir
  4. Dr. Douglas, grande juiz. Para muitos a mente mais brilhante já vista em nossa cidade.
    APAC é importante para a melhoria do sistema prisional. Concordo com o autor do texto!

    ResponderExcluir
  5. Pena que os genios ao longo da historia sap considerafos loucos por seus contemporaneos. A mente mais brilhante e o caravao mais humano de Pedreiras hoje eh vista assim - o Dr. Allan. Um incompreendido que so degemde o bem da coletividafe que a maioria mesquinha nao enxerga. Duvido se lembraram dele nessas festivifafes da APAC. Olha que lindo trabalho que teve ele a frente. Parabens, doutor.

    ResponderExcluir
  6. Concordo em parte com o comentário acima.
    Realmente o médico Allan, assim como outras pessoas e Instituições de nossa cidade, deveria ter sido lembrado pela Apac.
    A APAC deveria ter convidado mais pessoas e Instituições, responsáveis diretamente pelo sucesso de sua primeira década em nossa cidade.
    Mas essas pessoas e Instituições de nossa cidade sempre almejam, tenho certeza, o bem estar da coletividade, fazendo o bem para os internos da Apac. Os recuperandos!

    ResponderExcluir
  7. O juiz Doutor Douglas é o maior nome da APAC em Pedreiras.
    E o serviço está dando certo por causa de pessoas caridosas, muitos trabalhando voluntariamente, como o autor da postagem. A esses, os nossos PARABÉNS!!

    ResponderExcluir
  8. A APAC ainda funciona? Se era tão bom porque volta e meia há fuga de presos? Concordo em botar para trabalhar já que eles deviam ser responsáveis pelos custos que geram em uma cadeia. E na minha opinião cadeia é para afastar bandido do meio da sociedade, e lógicamente como é para cumprir PENA, eles não deviam ter muitos "mimos" mesmo. Vê-se que as vezes o criminoso tem mais regalias que muitos pais de família que trabalham de sol a sol para levar uma vida honesta e digna, porque um estuprador e assassino deveria ter direitos que ele não tem, ou que a próprio vítima não teve? Presídio é para punir mesmo, claro que sem espancamentos e falta de espaço,mas muitos dos "mimos" que a APAE faz são vergonhosos e uma afronta a família das vítimas que muitas vezes passam fome pela falta do mantenedor tirado da vida muitas vezes de forma brutal por esses apenados. Cadeia é para punir! Quem é cristão deve lembrar que mesmo o Deus da misericórdia criou o inferno para aqueles que assassinaram e estupraram renegando por seu nome como criador da vida que ele tirou e não me venham como "mimimi" mas a maioria sequer se arrepende disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc está desinformado. No presidio de Pedreiras ha o setor da Apac e o convencional. As fugas sao do sistema convencional e nao do sistema Apac.

      Excluir
  9. Concordo com o comentarista acima. O defeito do Alan é ver, entender e defender o que a mediocridade da maioria não enxerga nem entende.E a mesquinharia não tem coragem de defender o que ele defende. Os gênios são assim.
    Idéias e projetos grandiosos como a APAC são para grandes homens como ele. Lembro na época o povo contra e os grandes rindo deles. Mas depois de tudo pronto e com dinheiro entrando, vi esses mesmos que riam e eram contra lá dentro dizendo ajudar só para aparecer, como seu Damião do CIRETRAN, Marcílio Ximenes, Benselmo e outros tantos.
    E a APAC vai seguindo recuperando vidas graças ao trabalho de pioneiros com clarividência.
    Parabéns ao Alan, Moisés e aos demais.

    ResponderExcluir
  10. Vi o povo contra e muitos rirem no início deles com essa idéia da APAC. Mas grandes ideias são para grandes homens como esses. E o grande mal que vêem no Alan é na verdade sua maior virtude: enxergar, entender e defender o que a maioria medíocre não vê nem enxerga. E a maioria de má fé não tem coragem de defender. Com os grandes homens e gênios é assim mesmo.
    Depois vi esses mesmos que eram contra e riam, quando tudo estava pronto e o dinheiro entrando, lá dentro da APAC, ajudando só para aparecer, como seu Damião do CIRETRAN, Benselmo e outros. Hipócritas!
    E a APAC segue recuperando vidas graças aos homens de clarividência como Alan, Dr. Douglas, Moisés e outros. Vida que segue...

    ResponderExcluir
  11. Segundo a minha experiência de blogueiro, é uma só pessoa fazendo vários comentários no sentido de dar ibope à matéria. Conheço o meu gado.

    ResponderExcluir
  12. CHEGA DE BANALIZAR A VIDA HUMANA. É DE TRABALHOS QUE VALORIZEM O SER HUMANO E A VIDA QUE PRECISAMOS. PARABENS A ESSE GRUPO QUE TROUXE ESSE TRABALHO PARA PEDREIRAS. SEMPRE BOM SABER DA HISTÓRIA POR TRÁS DOS ACONTECIMENTOS ATUAIS.

    ResponderExcluir
  13. Fiz parte também entre 2011 e 2013 como Assistente Social, e também nao deveríamos esquecer Dra. Lana Cristina a qual muito contribuiu no andamento daquele projeto.

    ResponderExcluir