Compartilhe essa Notícia:

O parlamentar representou o PMDB na Sessão Solene que comemorou os 25 anos de criação do órgão.

Escolhido para falar em nome do PMDB, na Sessão Solene que prestou homenagem à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Deputado Federal Hildo Rocha ressaltou que a instituição é peça indispensável ao planejamento, plantio e escoamento da produção, e exerce papel fundamental junto às cooperativas, mini fundiários e associações de agricultura familiar que não possuem capital financeiro para manter armazéns particulares.

O parlamentar lembrou que a Conab financia a produção e gerencia uma rede de armazenamento distribuída por todas as microrregiões produtoras do país.  Segundo Rocha, a atuação do órgão “assegura aos agricultores a comercialização no momento mais oportuno de acordo com uma política nacional de garantia de preços mínimos”.
Continua...

“A companhia participa da elaboração e execução da política agrícola governamental; soluciona problemas operacionais; contribui para a ampliação da produção; e ajuda no aprimoramento das condições de trabalho”, destacou o parlamentar.

Estoques reguladores

Hildo Rocha ressaltou que os estoques mantidos pela Conab servem para regular o mercado corrigindo desequilíbrios decorrentes de manobras especulativas. “A venda de estoques públicos, por meio de leilões eletrônicos, atribuição da companhia, regula os fluxos da cadeia produtiva preservando a renda dos camponeses”, declarou.

Segurança alimentar

O deputado destacou ainda que o órgão exerce outras funções importantes, porém menos conhecidas como suprir carências de alimentes em áreas desassistidas ou não suficientemente atendidas pela iniciativa privada. “Cabe também à nossa homenageada doar os alimentos disponíveis em seus estoques para municípios em situações de emergência ou em estado de calamidade pública”, declarou.

Rocha disse que a Conab implantou, há mais de uma década, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) iniciativa que resulta em benefícios sociais, pois além de assegurar mercado para os agricultores familiares possibilita a aquisição de alimentos que são distribuídos às populações em situação de risco e abastecem ainda creches e escolas, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Excelência acadêmica

Segundo Rocha, por meio de intercambio com universidades, centros de pesquisas e organismos internacionais a companhia forma e especializa técnicos necessários para o bom funcionamento do setor de abastecimento.

“O PMDB homenageia os 25 anos da Conab convicto de que a instituição é peça fundamental não apenas para as politicas públicas de estimulo aos mini fundiários, mas também para a política de da segurança alimentar e de combate”, afirmou.

Assessoria.
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários