segunda-feira, 21 de março de 2016

Hildo Rocha destaca importância do Dia Internacional da Síndrome de Down


O parlamentar usou a tribuna da Câmara Federal para homenagear familiares amigos e profissionais que contribuem para a qualidade de vida das pessoas com síndrome de Down.

Em pronunciamento na tribuna da Câmara Federal, o deputado Hildo Rocha (PMDB/MA) enfatizou que a Sessão Solene realizada em homenagem aos portadores da síndrome de Down simboliza a reafirmação do compromisso do poder legislativo com a cidadania, a dignidade humana e a construção de uma sociedade justa e solidária.

“O Brasil, como signatário da convenção internacional sobre os direitos das pessoas com deficiência, se compromete a reconhecer a dignidade, valor inerentes e os direitos iguais inalienáveis de todos os membros da família humana como fundamento da liberdade da justiça e da paz no mundo”, afirmou o parlamentar.
Continua...

Inclusão

Rocha ressaltou que as barreiras impostas pela falta de acessibilidade e de informação muitas vezes fazem da vida digna um objetivo difícil de alcançar. O deputado conclamou a sociedade a se esforçar pelo desenvolvimento das políticas para as pessoas com deficiências. “Inclusão se tornou uma palavra indispensável na descrição do que é uma sociedade justa”, declarou.

O parlamentar disse que as dificuldades das pessoas com deficiência são determinadas pelos obstáculos externos mais do que pelas próprias limitações individuais.  “As pessoas com síndrome de Down têm uma condição que exige alguns cuidados específicos, mas que de maneira nenhuma afetam sua capacidade de viver dignamente”.

Reações positivas

Rocha lembrou que um estudo desenvolvido pelo Instituto Alana, com empresas brasileiras e estrangeiras demonstrou que os colaboradores com síndrome de Down melhoram a saúde organizacional das empresas onde trabalham. “A presença e o trabalho dessas pessoas promovem reações positivas no ambiente de trabalho capazes de melhorar a administração de conflitos o sentimento de empatia a paciência a tolerância e a estabilidade emocional em ambiente sob pressão”, destacou.

Segundo o parlamentar, aqueles que convivem com essas pessoas tem alargado os seus limites de compreensão e de amor. Por meio do contato com o diferente vamos mudando e melhorando como pessoas e como comunidade.

Homenagens

O Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado no dia 21 de março, tem como objetivo mostrar a importância da luta das pessoas com Síndrome de Down e dos seus respectivos pais, amigos e parentes, para que tenham direitos iguais. Esse ano o tema é "Meus amigos, Minha Comunidade - Os benefícios dos ambientes inclusivos para as crianças de hoje e adultos de amanhã".

Rocha disse que a Sessão Solene teve como intenção maior parabenizar os familiares amigos e profissionais que contribuem para a qualidade de vida das pessoas com síndrome de Down por todo esforço e o amor que empregam nessa tarefa.

“Queremos, finalmente, parabenizar a todas as pessoas com síndrome de Down por transformarem positivamente os espaços que ocupam. Desejo, em nome do PMDB, que a cada ano vocês possam comemorar a conquista de mais espaços e de mais direitos”, declarou Hildo Rocha.

Assessoria.
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário