Compartilhe essa Notícia:

Informações de bastidor em Brasília indicam que é muito provável que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha sido convidado a assumir um ministério. Ele ocuparia o cargo de Ricardo Berzoini na Secretaria-Geral de Governo.

O Palácio do Planalto não confirma oficialmente, mas o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, disse que a possibilidade é real e concreta. Lula é esperado nesta tarde em Brasilia para confirmar se aceita o convite, conforme informou o Blog do Camarotti.

Se a nomeação se confirmar, será a primeira vez na história recente do país que um ex-presidente da República vai virar ministro. Antes, Itamar Franco ocupou a função de embaixador do Brasil em Portugal. E outros ex-presidentes, como José Sarney e Fernando Collor, ocuparam cargos eletivos.
Continua...


Ministros do núcleo politico do governo justificam a ida de Lula para o ministério, dizendo que ele ajudará a presidente Dilma a recompor a base politica no Congresso, contra o impeachment. O governo quer ele seja capaz de conter também a debandada do PMDB.

A consequência prática mais imediata da nomeação de Lula para um ministério é que o ex-presidente se livrará da Operação Lava Jato, do juiz Sérgio Moro, em Curitiba. Todos os ministros de estado têm foro privilegiado e são julgados pelo Supremo Tribunal Federal.

Assim, o comando das investigações sairá de Curitiba e passará a ser do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. O juiz do caso será o ministro Teori Zavascki, e não mais Sérgio Moro.

Na prática, o caso vai para a Procuradoria Geral da República, que pode oferecer denúncia a ser analisada pelo STF.

No Palácio do Planalto, a entrada de Lula é vista por muitos como a única saída para reverter o quadro político. Há o reconhecimento de que a presença dele esvaziaria de forma definitiva o poder da presidente Dilma Rousseff e que Lula assumiria, na prática, o comando do governo. Mas a própria Dilma já deu sinais de que isso não seria um problema para ela.

Repercussão

O deputado Pauderney Avelino (DEM-AM) critica a possibilidade de Lula virar ministro. "Eu acho um escárnio. É um tapa na cara da população brasileira. O povo foi às ruas, se manifestou e acredito que mais de 6 milhões de pessoas no Brasil inteiro já disseram que não querem o Lula, ou já disseram que não querem mais o governo do PT".

Ele diz que entrará com ações na Justiça Federal e no STF. "A ação popular do Democratas será em todo o Brasil. Vamos fazer uma ação onde um juiz de primeira instância que já cassou, que já tirou um ministro da Justiça desse governo recentemente. Nós agora queremos que essa mesma Justiça Federal de primeira instância evite essa nomeação do ex-presidente Lula para ser ministro", disse.

O deputado Wadih Samous (PT-RJ), diz que, mesmo com Lula no ministério, a investigação pode continuar. "Se o presidente Lula vier para o governo isso vai impedir possíveis investigações sobre ele? Não. As investigações continuam só que num outro fórum, no fórum do Supremo Tribunal Federal. Qual é o problema? Há algum dispositivo legal que diga, se vier para o governo, para de ser investigado, se vier para o governo, se colocará acima da lei, acima do ordenamento jurídico? Não. Apenas mudará o fórum."


Do G1
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

10 Comentários

  1. Meus senhores, essa é duvida uma manobra no intuito de blindar o Lula e livrar a cara dele so que para a maioria do povo brasileiro,isso vai adiantar nada pois quem não deve, não precisa se refugiar atrás de cargos psra se tornar imune.a verdade é que esse Pt( partido dos trambiqueiros), está com os dias contados.

    ResponderExcluir
  2. Deve ser o Ministério da Corrupção, Roubalheira e Propina, que ele vai assumir, pois é especialista nesta pasta.

    ResponderExcluir
  3. Aí ele assume a culpa de vez

    ResponderExcluir
  4. e Drogado do Aecio esta bridado tembem

    ResponderExcluir
  5. LULA É O CARA O RESTO É SÓ DESPEITO POR ISSO É LULA DE NOVO EM 2018.

    ResponderExcluir
  6. Nordestino que criticar LULA, é cometer ingratidão contra um nordestino que saiu do agreste pernambucano para melhorar a vida dos mais pobres desse país e principalmente nós nordestinos que sempre fomos esquecidos por todos os governos desse país, essa é a pura verdade! Quantos sairam da miséria? Milhões, somente o PT olhou para crise de água do nordestino, a transposição do rio São francisco vai levar água para milhões de nordestino que necessitam de água, e muito mais! Pobre não conhecia nem um prédio de uma Universidade, hoje esta dentro de uma Universidade com perspectiva clara de dias melhores, essa é a verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A suposta transposição do S.Francisco foi mais uma invenção petista pra desviar recursos, milhões já foram gastos e a obra não avança, vários trechos antes de acabar já estão precisando de reforma e até hoje nenhum benefício trouxe ao nordestino, mas aos bolsos das lideranças petistas....

      Excluir
  7. ESTA É A PURA VERDADE O QUE TEM HOJE E GENTE MAL AGRADECIDOS QUE COSPE NO PRATO QUE COMEU

    ResponderExcluir
  8. VOCE E UM LOUCO, QUERENDO TAMPAR OSOL COM A PENEIRA, O LUGAR DO LULA E NA CADEIA.

    ResponderExcluir
  9. ALGUNS TRAÇOS DO PERFIL DE LULA – POR ELE MESMO ou: REFLEXÕES SOBRE MENTIRA, MENTIROSOS, SALVAÇÃO E ARREPENDIMENTO

    Não tem como ignorar a chuva de safadezas que tem caído sobre o Brasil nestes últimos dias. Não gosto de me envolver em debates sobre política, pois é uma arena onde acontece todo tipo de golpes baixos. É um tipo de debate frustrante, pois raramente você possui algum referencial para usar como bom exemplo.

    Escutamos frequentemente por aí: "O Lula foi o melhor presidente que o Brasil já teve", "O Lula é o pai dos pobres", "O Lula tirou o Brasil da miséria", etc.

    Ainda que ele tenha sido tudo isso (há controvérsias!) NÃO JUSTIFICA E NEM É SUFICIENTE PARA JUSTIFICAR QUALQUER TIPO DE CRIME (e não estou dizendo que ele é criminoso, pois não tenho provas, e odeio fazer afirmações que não posso provar).

    O fato é que um ato criminoso (uma iniqüidade diante de Deus) tem o potencial de apagar qualquer tonelada de boas ações praticadas anteriormente. Por isso que não existe propina nenhuma capaz de garantir a você um lugar no céu.

    "Mas, desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo a iniqüidade, fazendo conforme todas as abominações que faz o ímpio, porventura viverá? De todas as suas justiças que tiver feito não se fará memória; pois pela traição que praticou, e pelo pecado que cometeu ele morrerá." (Ezequiel 18.24).

    Outro fato é que, por mais canalha que você tenha sido até aqui, se agora mesmo se ARREPENDER de tudo isso e pedir a ajuda de Deus, verá as portas do Paraíso escancaradas para você – Jesus garantiu essa incrível oportunidade. Se não for por Jesus, você não entrará no céu nunca.

    “Mas, convertendo-se o ímpio da sua impiedade que cometeu, e procedendo com retidão e justiça, conservará este a sua alma em vida. Pois que reconsidera, e se desvia de todas as suas transgressões que cometeu, certamente viverá, não morrerá.” (Ezequiel 18.27, 28).

    Bem, como eu disse acima, NÃO TENHO provas (ou conhecimento delas) de que o ex-presidente Lula é um criminoso. Porém, eu tenho provas de que ele é UM GRANDE MENTIROSO, HIPÓCRITA, FANFARRÃO E ARROGANTE.

    1 - Ele é um grande mentiroso e arrogante - declarou diante da imprensa que no Brasil "NÃO TEM UMA VIVA ALMA MAIS HONESTA DO QUE ELE" - gente decente jamais diria tamanha bobagem - veja a prova aqui: https://www.youtube.com/watch?v=H6KIR5VRxyM;

    2 - Já confessou que, quando era oposição, ALTERAVA EXAGERADAMENTE o número de crianças de ruas no Brasil, a fim de criticar o governo (você encontra isso em vídeo, numa entrevista que ele deu no Instituto Lula: https://www.youtube.com/watch?v=K2h-tX2CjF4);

    3 - Disse que se na época do descobrimento do Brasil estivesse vivo, ele é que o teria descoberto e não Pedro Alvares Cabral - veja a prova aqui: https://www.youtube.com/watch?v=zveeveownbg;

    4 - Diversas vezes já se comparou a Jesus - quando um político cita o Nome de Jesus, é quase certeza de que vai dizer besteira: https://www.youtube.com/watch?v=9vj_ygTW2_Y;

    5 - Sabe o pensamento dele a respeito da mentira? Tá gravado: "A DESGRAÇA DA MENTIRA É QUE VOCÊ, AO CONTAR A PRIMEIRA, VOCÊ PASSA A VIDA INTEIRA CONTANDO MENTIRA PARA JUSTIFICAR A PRIMEIRA QUE VOCÊ CONTOU”: https://www.youtube.com/watch?v=NNDC1fTHIIA;

    Uma olhada em vários discursos dele e você não sabe qual Lula está falando a verdade: https://www.youtube.com/watch?v=DtfRC-kIDJc;

    6 - Hoje ele vocifera contra quem critica o Bolsa Família, mas quando estava na oposição era um crítico feroz desse tipo de assistencialismo (isso chama-se hipocrisia, para citar uma palavra leve): https://www.youtube.com/watch?v=HXhWFOc4f1w.

    "Digo-vos, pois, que de toda palavra fútil que os homens disserem, hão de dar conta no dia do juízo. Porque pelas tuas palavras serás justificado, e pelas tuas palavras serás condenado." (Mateus 12.36, 37). “... pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.” (Mateus 12.34).

    Moacir Junior

    ResponderExcluir