Compartilhe essa Notícia:

O prefeito de Peritoró, Padre Jozias, que recebeu o título de "Papagaio de Pirata", por fazer de tudo para aparecer em um evento do governo do estado em São Luís, realizado na semana passada, ( veja aqui )conseguiu seus longos 15 minutos de fama; infelizmente, a notoriedade veio por conta das precárias escolas que ele administra no município. O abandono da educação de Peritoró tem sido destacada nos últimos, ocupando espaços em blogs, jornais, rádio, TV... e fechou a semana no Bom Dia Brasil da Rede Globo. Tenho certeza que essa fama Jozias não deseja, porém, foi coroado. Veja a reportagem. 

Bom Dia Brasil mostra vídeo de aluno reclamando de escola no MA
“Falta banheiro, merenda, água potável. Uma boa escola", disse Taylan Maia, de 9 anos, insatisfeito com situação de escola.

A precariedade das escolas no Maranhão é um problema recorrente e gera reclamações de pais e professores. Mas chamou atenção o vídeo de um aluno de apenas 9 anos reclamando da falta de infraestrutura na escola onde estuda. Ele fala que, no prédio, não tem filtro, banheiro ou merenda escolar. O vídeo ganhou repercussão no Bom Dia Brasil. A reportagem é de David Perez e Edmilson Gomes.

O pequeno Taylan Maia, de 9 anos, se mostrou visivelmente insatisfeito com a situação da escola. Ele declarou que, na verdade, o que falta é uma escola boa, de qualidade. “Falta banheiro, merenda, água potável, uma boa escola. [Faltam] Séries divididas em salas, porque tem salas que é o 5º ano misturado com o 1º. O 3º com o 4º”, lamenta.
Continua...

O professor Gilberto Alves reiterou as reclamações do aluno e acrescentou que é dificultoso ter que programar conteúdos, pois em uma mesma sala têm alunos de diferentes séries. “Nós trabalhamos com conhecimento seriado, mas as idades são diferentes, as séries são diferentes. Nós temos que dividir conteúdos para trabalhar ao mesmo tempo com esses alunos, todos em uma sala só”, contou.

A escola do menino Taylan funciona em um casebre de palha, com o chão de terra batida, sem banheiros, sem local para colocar livros e que sofre com a falta de merenda escolar. Os pais chegam a afirmar que preferem que a merenda não chegue, pois os filhos já reclamaram de dores no estômago após consumirem a comida oferecida na escola

“Um mingau velho, doce, que eles comem. Eles sentem dor de barriga. Aí chegam lá em casa dizendo ‘mãe, não vou mais beber aquela merenda velha não porque minha barriga faz muito é doer’”, relatou Raimunda Rodrigues, mãe de um aluno.

A escola em questão não é a única que sofre com esses problemas no interior do Maranhão. Na cidade de Peritoró, a 236 km de São Luís, outros quatro barracos de palha que abrigam escolas foram encontrados. Os problemas se repetem nestas escolas.

O prefeito de Peritoró e ex-padre Josias Lima, foi procurador pela reportagem da TV Mirante, mas não foi encontrado. O secretário de Educação do Município, Jhonadson Delgado, propôs uma solução para os problemas dos pais, professores e do próprio menino Taylan. “Transportar essas crianças para outra escola, para não atrapalhar ano letivo de 2016”, afirmou.
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

6 Comentários

  1. E MAIS UMA PREFEITURA DO GOVERNO DA MUDANÇA, E AINDA FALTA VOÇES VIR A DOM PEDRO, AQUI E DESCASO TOTAL

    ResponderExcluir
  2. A Mirante e o Jornal Nacional deve vim e na escola Zeca Branco em Pedreiras Maranhão ver o descaso também.

    ResponderExcluir
  3. Não culpo o governo do estado, isso é incompetência desse prefeito bandido, e seus secretariado, o governador tem lutado incansavelmente para mudar a realidade do Maranhão,enquanto isso, esse prefeito corrupto fica manchando a imagem do nosso estado.

    ResponderExcluir
  4. O FLAVIO INDIGNO TEM LUTADO INCANSAVELMENTE PRA DEFENDER LULA E DILMA,E NAO NOSSA GENTE E NOSSO ESTADO.SAO TUDO FARINHA DO MESMO SACO.

    ResponderExcluir
  5. Qual o nome da escola de Taylan? fica em Piritoro, mas onde?

    ResponderExcluir
  6. Já pensou se todos os esforços do governo federal fossem voltados para resolver problemas como esse e não para se manter no poder? Tudo já estaria solucionado, e esse menino e todas as crianças do nordeste teriam uma escola digna...

    ResponderExcluir