quarta-feira, 23 de março de 2016

Reflexões de Hildo Rocha acerca da gestão dos recursos hídricos


O Parlamentar representou o PMDB na Sessão especial da Câmara que marcou na comemoração do Dia Mundial da Água.

Falando em nome do PMDB, na Sessão que marcou a celebração do Dia Mundial da água, o deputado Hildo Rocha destacou a necessidade de se aprimorar a gestão e a preservação dos recursos hídricos. “A notável riqueza hídrica brasileira é mal distribuída. Cerca de 80% de nossas águas superficiais ficam na Amazônia, onde estão as mais baixas concentrações populacionais. No sudeste essa relação se inverte. A maior concentração populacional do país tem disponível apenas 6% do total de água potável. Tal fato evidencia a importância da correta gestão e preservação dos nossos recursos hídricos”, destacou.

O deputado enfatizou que segundo relatório da ONU, na primeira metade do século XXI a demanda da indústria por água crescerá em 400%. Rocha alertou que se mantidos os atuais estágios de oferta de consumo e de gestão destes recursos será impossível suprir essa demanda. “No Brasil já vivenciamos o problema com a gravíssima crise hídrica que atingiu recentemente o estado de são Paulo. Escassez de água sempre existiu em nosso país, é um problema crônico no nordeste brasileiro, principal causa da miséria da fome e do precário desenvolvimento da região”, destacou.
Continua...
Dados preocupantes

Rocha lembrou que segundo estimativas da ONU, daqui a uma década a falta de água potável já afetará a vida de três bilhões de pessoas e em 25 anos 1 em cada cinco países  sofrerá com a escassez da água. “Não é difícil prevê que a disputa por este recursos tão valioso em breve será a causa de guerras e de conflitos entre as nações.  Nossa abundância hídrica, embora mal distribuída e muitas vezes mal gerida, torna o brasil um país extremamente visado”, destacou. Temos que nos preparar para defender nosso patrimônio natural. São estas as reflexões com que eu gostaria de enriquecer o debate, em nome do PMDB, nas comemorações deste dia mundial da água”, finalizou.
Assessoria.
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário