Compartilhe essa Notícia:

O Governador do Estado do Maranhão, Dr. Flávio Dino, em um ato de amor e respeito com a cidade de Pedreiras e a valorização da cultura daquela cidade, na pessoa da sua maior referência cultural, João do Vale, o maranhense do século XX, determinou em caráter de urgência, que uma equipe da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo – SECTUR, viesse a Pedreiras fazer um estudo “in loco” da real situação do prédio onde futuramente funcionará o Museu que levará o nome do Poeta do Povo.

Na noite de quinta-feira, 31, desembarcou em Pedreiras o Secretário Adjunto de Estado da Cultura e Turismo, Celso Brandão, que integrando a equipe ainda vieram Aline Nascimento, Diretora da Biblioteca Pública do Estado e Coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas; Dr. Albino Júnior, Engenheiro Civil, da Superintendência de Patrimônio Cultural do Estado e Ribamar Rodrigues, Técnico de Segurança do Trabalho, todos recepcionados pelo Presidente da FUP, Augusto Cajueiro Neto.
Continua...


Na manhã dessa sexta-feira, 1º de abril, essa mesma equipe do Governo do Estado, juntamente com alguns artistas locais de diversos segmentos da cultura, como: Cajueiro (FUP), Francinete Braga (Conselheira Estadual de Cultura), Chagas Melo (Conselheiro Estadual de Cultura) e Romualdo (Juninas), estiveram reunidos com o Prefeito Totonho Chicote, em seu gabinete e o assunto em pauta foi o Museu João do Vale.

O Secretário Adjunto Celso Brandão, na reunião com o Prefeito Totonho Chicote e demais presentes já citados, foi bastante enfático e direto, disse que estava na missão de trazer a informação ao gestor que o Governador Flavio Dino determinou que em tempo recorde o prédio, no máximo até o dia 11 de outubro de 2016, esteja pronto para ter a funcionalidade que já era para ter a bastante tempo, pois de acordo com o projeto que existe sobre aquele patrimônio, o município está cometendo desvio de função. Ou seja, com a implantação do Museu, todas as secretarias e departamentos que hoje funcionam no local, terão que ir para outro lugar. Celso Brandão ainda disse que é uma ideia do Governador que aquele espaço seja para atividades culturais, que seja um lugar da arte e de todos os artistas de Pedreiras.

Após ouvir a fala da equipe técnica do Estado, o Prefeito Totonho Chicote se mostrou satisfeito e disse que a Prefeitura de Pedreiras vai se comprometer e obedecer todas as exigências que requer o projeto, no sentido de ter uma parceira, pois tem total consciência da importância desse Museu para Pedreiras e o resgate dos valores artísticos de João do Vale.

Após a reunião, o Prefeito Totonho Chicote e o Secretário de Administração Patrício Oliveira acompanharam o Secretário Adjunto Celso Brandão até o Palácio Municipal, onde lá foi feito fotos de todas as salas pelo Engenheiro Albino Júnior, que serão analisadas no sentido do que vai ser feito na reforma para deixar o prédio dentro dos padrões que exige o projeto. Em seguida, ciceroneado pelo poeta Chagas Melo, a comitiva do Governo do Estado foi até o povoado Lago da Onça, constatar “in loco” o espaço cultural que precisa também ser concluído e que faz parte do mesmo projeto.














Fotos: Joaquim Filho
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

1 Comentários

  1. ese governador deveria fazer outra coisa que o estado precisa. as estradas, segurança, saúde, que o Maranhão está precisando. ele que acabar com á obra mais preciosa que nois tem. porque que ele não faz outro prédio pra botar esse museu. ok a dele é só inaugurar o que está feito assim é bom governar.

    ResponderExcluir