Compartilhe essa Notícia:

Um trânsito mais organizado, mais seguro e com menos vítimas de acidentes, esta é a realidade hoje em Lago da Pedra. Com as ações desenvolvidas pela Prefeitura através do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte(DMTT), houve uma redução de 90% nos casos de acidentes, segundo aponta um levantamento do DMTT realizado de 2009 a 2015.

Esse resultado é reflexo dos  investimentos do Governo Municipal  nesta área, que  resultaram na revitalização da sinalização de trânsito da cidade e de uma atuação mais efetiva dos agentes de trânsito, hoje são 20 atuando diretamente no trânsito diariamente. O município também aderiu ao projeto Ronda Ostensiva Municipal(ROMU), que conta com um grupamento de 17 guardas civis municipais, que além das rondas preventivas, reforça a segurança pública municipal atuando junto às polícias civil e militar no combate a criminalidade.

A iniciativa do Governo Municipal em criar o grupamento da ROMU, para atuar juntos as policias na prevenção e combate a criminalidade, se deve ao fato do município contar com um efetivo policial insuficiente para atender uma população de pouco mais de 50 mil habitantes, são apenas 06 policiais por plantão, um quantitativo bem menor que o da guarda civil municipal.
Continua...
Para estarem nas ruas, todos os agentes foram submetidos a treinamentos específicos, passando por uma completa preparação, a Prefeitura ofereceu os cursos de Agentes de Trânsito, Direitos Humanos, Defesa Pessoal, Defesa Pessoal com uso de Tonfa/Cadetes, Gestão de Conflitos, Primeiros Socorros e Ronda Municipal-Método Patrulheiro Preventivo Municipal Especializado.

O reforço para a atuação da guarda municipal, veio com aquisição de equipamentos e novas viaturas, atualmente são dois carros e duas motocicletas, para viabilizar os trabalhos. Serviços de segurança em eventos festivos, como carnaval, São João e escoltas em eventos variados, por exemplo, antes realizados apenas pela polícia militar, agora contam com a ação da guarda civil municipal, que também começou a desenvolver no município, o projeto Ronda Escola, com visitas as unidades de ensino e rondas nos arredores das escolas nos períodos da manhã, tarde e noite

A guarda mirim, foi outro projeto implantando pela Gestão Municipal, são 45 alunos com faixa etária de 09 a 14 anos, que atuam levando orientações sobre trânsito seguro em  blitz educativas nas ruas e atividades realizadas dentro das escolas.

Todas essas ações foram fundamentais para as mudanças que hoje se observa no trânsito de Lago da Pedra, uma grande conquista,disse o diretor do DMTT e comandante da Guarda Civil Municipal, Walman Oliveira.

“Hoje o que se observa é o comportamento dos usuários do trânsito de nossa cidade. Hoje temos mais de 12 mil motocicletas emplacadas no município. Tínhamos um alto índice de irregularidades no trânsito, hoje graças ao trabalho conjunto das instituições DMTT, Guarda Municipal, Polícia Militar e Secretaria Municipal de Educação, a realidade é outra”.

Walman Oliveira, ressaltou ainda que graças a preocupação da prefeita Maura Jorge, não só com a segurança no trânsito, mas também com segurança pública municipal, um importante passo e investimento será feito em breve, que é a criação da Secretaria Municipal de Defesa Segurança e Cidadania.

“Este sem dúvida, será um dos maiores investimentos da prefeitura na área de segurança municipal, é algo inovador, o projeto já está sendo encaminhado para a câmara municipal”, enfatizou Walman Oliveira.


⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

1 Comentários

  1. 06 policiais somente nessa cidade com essa população? Onde está Flavio Dino nessas horas? quanta indiferença com Lago da Pedra

    ResponderExcluir