Compartilhe essa Notícia:

Uma notícia que me chamou atenção

Garoto não teve ferimentos graves. Espécie do animal está ameaçada de extinção.

Gorila foi abatido após menino cair em área isolada de zoológico
Um gorila do zoológico de Cincinnati, nos Estados Unidos, foi morto no sábado por tratadores após ter agarrado um menino de 4 anos que caiu em seu cercado de cativeiro, disse um representante do zoológico.

O menino passou por uma barreira e caiu de uma altura de cerca de quatro metros dentro do poço que cerca o habitat, onde Harambe, um gorila de 181 quilos, o agarrou, informou o diretor do zoológico, Thane Maynard, a repórteres.

A criança ficou por cerca de 10 minutos com o gorila, de 17 anos, e a equipe de resposta contra riscos de animais considerou a situação como uma ameaça à vida do menino.

“Foi feita a escolha de abater Harambe, então ele se foi”, disse.

Duas gorilas fêmeas também estavam no habitat no momento do incidente. Maynard disse que o menino, ainda não identificado, não ficou seriamente ferido pela queda. Em um comunicado, o zoológico disse que ele estava alerta e foi levado a um hospital.

Harambe nasceu no zoológico de Gladys Porter, no Estado norte-americano do Texas, e mudou-se para Cincinnati em 2014. Os gorilas das planícies ocidentais são uma espécie ameaçada, e Maynard disse que o zoológico esperava utilizar Harambe para reprodução.

Críticas, veja em continua...

Mais de 2.000 pessoas assinaram uma petição no site Change.org criticando o Departamento de Polícia de Cincinnati e o zoológico por abaterem o animal e pedindo que os pais da criança fossem “responsabilizados por suas ações de não supervisionar seu filho”.

A polícia de Cincinnati disse neste domingo que os pais não receberam acusações, mas que elas podem eventualmente ser feitas pela promotoria local. Uma porta-voz da promotoria não respondeu imediatamente a pedidos de comentários.

Uma página no Facebook intitulada “Justiça para Harambe” já tinha mais de 3.000 curtidas na tarde deste domingo, um dia após o gorila de 180 quilos ter sido morto a tiros 10 minutos depois de ter encontrado e arrastado a criança. O animal, um gorila das planícies ocidentais, é de uma espécie ameaçada, e o zoológico disse que tinha a intenção de utilizá-lo para procriação.

“Se acharmos que é aceitável matar um gorila que não fez nada errado, não acho que a cidade deveria ter gorilas”, publicou Manvinder Singh na página do Facebook.

Testemunhas disseram a uma TV local que o garoto repetidamente expressou desejo de entrar na área reservada do gorila. Momentos depois, ele passou por uma grande e caiu de cerca de quatro metros de altura, para dentro do poço que cerca o habitat, onde Harambe o pegou, disseram representantes do zoológico.

Foi a primeira vez nos 38 anos de história da exibição de gorilas do zoológico de Cincinnati que uma pessoa não autorizada foi capaz de entrar no local cercado, disse o presidente da instituição, Thane Maynard, no sábado.

“Eles fizeram uma dura escolha e fizeram a escolha certa, porque salvaram a vida do menino”, disse ele, acrescentando que um membro da equipe de resposta a riscos animais do zoológico foi quem matou o gorila.

Maynard disse que a equipe decidiu usar força letal em vez de tranquilizantes para conter o gorila porque pode levar algum tempo para que a droga faça efeito quando um animal está agitado.

Fonte: G1 - O Globo
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

7 Comentários

  1. "mas de 2.000 pessoas assinaram uma petição" vejamos, a criança já tinha caído de uma altura de mais de 4 metros, a probabilidade dessa criança sofrer algum traumatismo ou fratura já era motivos de isso ter sido resolvido o mais rápido possível, esperaram dez minutos para fazer, tempo suficiente para a criança ter alguma complicação. em segundo lugar a criança estava lá sem proteção alguma com esse primata, ninguém poderia afirmar o que poderia acontecer, já olhei vídeos que primatas cuida de outros animais mais nunca olhei primatas cuidando de humanos a não ser em filmes, em uma ação brusca esse primata poderia matar essa criança, lógico que os pais dessa criança tem que ser responsabilizados mas não com a morte de seu filho, 2 mil pessoas assinaram mais duvido se fosse seus filhos nessa situação assinaria, acho que nessa situação a atitude foi a correta. NESSA SITUAÇÃO!

    ResponderExcluir
  2. se fosse meu filho nessa situação não pensaria 10 segundos.

    ResponderExcluir
  3. como a reportagem falou, sedar um animal leva um tempo para a droga fazer efeito, sendo assim, ninguém sabe o que o animal poderia fazer logo depois de ser agitado.

    ResponderExcluir
  4. "pode levar algum tempo para que a droga faça efeito" isso que dizer que os funcionários do zoológico não saberia qual a reação do primata logo depois de ser atingido com a droga, poderia o primata a princípio ficar agitado, agressivo e isso não seria bom para a criança.

    ResponderExcluir
  5. Eu não pensaria um segundo

    ResponderExcluir
  6. Fizeram o correto com certeza...antes a vida de uma criança do que o animal, a gente fica triste mais a criança e mais importante se fosse minha filha nem sei não esperava 10 seg.tbm

    ResponderExcluir