domingo, 29 de maio de 2016

O cenário de 2018 agora em 2016…


Os últimos movimentos políticos e partidários, tanto em âmbito nacional quanto nos municípios maranhenses, começaram a clarear o cenário para as eleições gerais de 2018, quando se renovam os mandatos de presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais no país. A mudança do Governo Federal e as eleições municipais têm contribuído fortemente para a formação deste cenário.

No Maranhão, há hoje três correntes distintas com o mesmo objetivo: disputar com força as eleições de 2018. 

O grupo principal é o do governador Flávio Dino (PCdoB), que, após vitória importante em 2014, pode definhar já a partir de 2016; e em 2018 deve se reduzir a PT, PCdoB e PDT, embora mantenha a força eleitoral pelo controle da máquina administrativa.


O outro grupo é formado exatamente pela dissidência do grupo dinista, que já se movimenta com protagonismo nas eleições municipais. Este grupo é formado por PSDB, PSB, PPS, e tem no senador Roberto Rocha (PSB) e na deputada federal Eliziane Gama (PPS) seus principais personagens. Este grupo aposta suas fichas na vitória de Eliziane Gama em São Luís, nas eleições de outubro.


O terceiro grupo começou a se recompor agora, alimentado, sobretudo, pela mudança do Governo Federal, com a ascensão de Michel Temer (PMDB) à presidência da República. Tem entre seus representantes mais visíveis o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho (PV), e o ex-candidato a governador Lobão Filho (PMDB), que deve assumir em junho uma vaga no Senado Federal.


Além deles, surge com força a prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge (PTN), tida hoje como o principal contraponto a Flávio Dino no interior maranhense.

A própria movimentação política de cada grupo definirá o seu caminho em 2018. Não significa, no entanto, que o grupo liderado por Roberto Rocha, por exemplo, não decida, na “hora H”, realinhar-se ao grupo do governador Flávio Dino; ou que haja, por outro lado, uma aproximação da aliança PSDB/PPS/ PSB com o grupo formado por PV/PMDB.

Tudo dependerá também das eleições municipais, onde cada grupo trabalha forte para eleger o maior número de prefeitos alinhados. E não se pode descartar, também, a participação de outros personagens na disputa, como os ex­-governadores Roseana Sarney (PMDB), José Reinaldo Tavares (PSB).

(De O Estado do Maranhão)

9 comentários:

  1. LEMBREI DA QUELES CARTAZES PRUCURA-SE.
    DA ATÉ MEDO DESSA QUADRILHA.
    NÃO TEM UM QUE PRESTA.

    ResponderExcluir
  2. O Governador e seu grupo político, decepcionou a grande maioria dos maranhenses e vai ser golpeado nas urnas em 2018.
    As mãos que o puseram no poder, são as mesmas que vão retirar ele do palácio. Anotem!

    ResponderExcluir
  3. Kkkkk...lascou Flávio Dino. Maura Jorge vai te chutar desta cadeira de cunforça. Kkkkk...não se esqueça governador: todas as categorias dos servidores do estado estao contra Vc. Nao se preocupe, todos de lago dos rodrigues estaremos com maura jorge.

    ResponderExcluir
  4. O pior, digo, a pior candidata é essa Maura Jorge, ela não tem nada a ver com São Luis, isso é no mínimo o Carlinhos pegando um "jabazinho" dela para coloca-la em evidencia, mas as atitudes não a ajudam em nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara essa tua nao cola kkkkkkkk se fosse por isso os blogueiro de sao luis mais top marco deça, diego emir,gilberto leda, luis cardoso, ate aquele neto ferreira , o carlos barroso, todos tao destacando noticia dela pq? pq eles sabem q Dino ta decadente e ela é a aposta da vez, q ela é humilde,tem potencial positivo, a mulher vive em revista, pagina jornal, dino é prepotente, arrogantw, acha que a mídia nao importa pra nada que ele com o curriculo dele se basta

      Excluir
  5. A oposição está louca pois a próxima governadora do Maranhão se chama Maura Jorge.

    ResponderExcluir
  6. maura Jorge onde chega nos interior que ela foi votada é o povao enchendo os lugares pra ver ela,a mulher é um furacão mesmo, dar gosto de ver o face dela a multidao pra ver a ex deputada. É muita potencia maura jorge ta entre os grupos politico mais forte do Maranhao e falada como a que tem mais influencia nos interior do maranhao . Eu vi essa materia no blog jorge aragao tb e na pagina do jornal o estado

    ResponderExcluir
  7. As pessoas divia ver é o Lago da pedra, que cidade bem organizada , as ruas dao gosto de se andar, desta vez o Maranhao vai, é brincadeira

    ResponderExcluir
  8. sabemos quem iniciou a estrada que liga lago da pedra a lagoa grande... roseana sarney!
    sabemos quem vai comcluir a obra... Maura Jorge!

    pois flavio dino ta fraco

    ResponderExcluir