terça-feira, 21 de junho de 2016

Heroísmo dos combatentes da Batalha do Riachuelo é lembrado por Hildo Rocha no Dia da Marinha


Escolhido para falar em nome do PMDB, durante Sessão Solene em Homenagem ao Dia da Marinha Brasileira, o deputado Hildo Rocha destacou a importância história Guerra da Tríplice Aliança e exaltou a bravura dos combatentes que defenderam o Brasil, durante o conflito. “Os heróis do Riachuelo ainda vivem em cada um dos marinheiros e oficiais de nossa Marinha, prontos para dar a sua vida em nome do Brasil, dos brasileiros e da liberdade”, declarou o deputado.

Rocha enfatizou que a Guerra da Tríplice Aliança sangrentas da história das américas, atrás somente da guerra civil dos Estados Unidos. “A vida de milhares de argentinos, brasileiros e paraguaios foram ceifadas nos combates. O Paraguai saiu arruinado do conflito, com a sua população dizimada e com sua economia completamente destruída”, disse o parlamentar.
Continua...
O deputado lembrou que o Brasil foi forçado a entrar. “Não entramos na guerra por vontade própria; fomos a ela arrastados. O Brasil viu o seu território ser ocupado por tropas estrangeiras e não tinha outra saída senão defender sua população e a integridade de seu território”, destacou Rocha.

Almirante Barroso

O deputado destacou o papel desempenhado pelo Almirante Francisco Manuel Barroso da Silva, comandante da força brasileira. “A bordo da Fragata Amazonas, Almirante Barroso soube responder com rapidez e frieza implacável ao ataque lançado pelos adversários na manha de 11 de junho de 1865.”, declarou.

Rocha destacou as célebres as mensagens transmitidas pelo Almirante durante a batalha, por meio do içamento de bandeiras. Entre elas, são sempre lembradas as seguintes: “o Brasil espera que cada um cumpra o seu dever”; e “Sustentar o fogo que a vitória é nossa”.

Importância

O deputado ressaltou que tamanha é a relevância da Batalha do Riachuelo, que o dia 11 de junho veio a ser a Data Magna da Marinha do Brasil, símbolo da capacidade de nossa força naval de proteger a nação sempre que as circunstancias assim o exigirem. “Não poderia deixar de, neste dia, homenagear essa instituição que é um orgulho para todo o País. A despeio de sofrer com a falta de recursos e baixas remunerações, a Marinha do Brasil é exemplo de retidão, profissionalismo e seriedade. Não é sem razão que as Forças Armadas, em pesquisa de opinião, constam invariavelmente entre as instituições em que a população mais deposita sua confiança”, afirmou Rocha.

Participantes

A Sessão foi presidida pela deputada Geovania de Sá (PSDB/SC), autora do requerimento. Presentes ao evento, o deputado Izalci Lucas Ferreira (PSDB/DF), coautor do requerimento, e ainda os deputados Hildo Rocha (PMDB); Patrus Ananias (PT); Luiz Carlos Hauly (PSDB); Rôney Nemer (PP); Jô Moraes (PCdoB); Damião Feliciano (PDT); Claudio Cajado (DEM) Major Olímpio (PSOL); Maria Helena (PSB); Pastor Eurico (PHS).

Representando as forças armadas participaram: Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, Comandante da Marinha; General de Exército Joaquim Silva e Luna, Secretário-Geral do Ministério da Defesa; General de Brigada Afonso Henrique Ignacio Pedrosa, Diretor de Serviço Militar, representando o Comandante do Exército, General de Exército Eduardo da Costa Vilas Boas; Brigadeiro Intendente Marcos Aurélio Pereira Silva, Subsecretário de Contabilidade da Secretaria de Economia e Finanças da Aeronáutica, representando o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar, Nivaldo Rossato.
Assessoria.

0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário