Compartilhe essa Notícia:

O município investe na qualificação e formação de professores para elevar índices educacionais e já está colhendo resultados positivos  
Melhorar os índices educacionais do município apostando na qualificação e formação dos professores da rede municipal de ensino, este tem sido um dos principais pontos trabalhados pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação, o que é visto como um grande diferencial na atual gestão.

Hoje, Lago da Pedra conta com um quadro de 1.144 educadores, distribuídos na sede e zona rural do município, e que passam frequentemente por capacitação nas mais diversas áreas educacionais.

O município firmou, por exemplo, parceria com duas Escolas de Inglês para oferecer aos professores que atuam com disciplina de língua inglesa uma formação específica na área. Os cursos com duração de três e quatro anos, atendem a 80 professores.
Continua...
Na região, o município de Lago da Pedra é o único a oferecer o Curso de Libras para seus professores, atualmente a turma conta com 30 alunos. Para os professores da educação especial, também há a oferta de formação periódica, esta tem sido uma das bandeiras da Secretaria Municipal de Educação, visando efetivamente a inclusão dos alunos com necessidades especiais.

O município é um dos poucos que tem conseguido manter as ações desenvolvidas pelo PNAIC- Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa, programa desenvolvido em parceria com Ministério da Educação, mas pra isso a Gestão Municipal dispõe de recurso para hotel, alimentação e transporte. Ao todo participam 118 professores alfabetizadores, além de 07 coordenadores e 01 orientador.

A Gestão Municipal também firmou parceria com a Universidade Federal do Maranhão(UFMA),  e através da Plataforma Freire, que é um programa voltado para formação  de professores da educação básica , está dando a oportunidade para que professores possam ter uma graduação com os cursos de licenciatura ofertados. Cerca de 200 professores já foram habilitados, mais 130 estão concluindo o curso de pedagogia e na etapa deste ano, mais 126 professores foram inseridos no programa.

Além disso, a Prefeitura realiza anualmente a jornada pedagógica, formação continuada ao longo do ano e palestras motivacionais também fazem parte do cronograma de ações da Secretaria Municipal de Educação, visando fortalecer a autoestima dos professores, além de tratar de vivências práticas e aplicáveis ao dia-a-dia estimulando uma atitude positiva e a busca de resultados pessoais e profissionais.

Para a Secretaria Municipal de Educação, Laudicélia Arruda, todas essas ações tem contribuído  de forma significativa para a melhoria da educação no município.

“Isso é muito importante para a qualidade do ensino, a Prefeitura de Lago da Pedra não tem medido esforços para assegurar que isso aconteça, desde a realização do concurso público, a implantação do plano de carreira e a formação dos professores que passa por essa formação inicial que se dá quando nos ofertamos a graduação para os professores e as formações continuadas que acontecem tanto no início do ano como ao longo do ano. Nós acreditamos que este é o caminho, é a Prefeitura fazendo os investimentos corretos naquilo que é necessário, e sem dúvida nenhuma os resultados nós já podemos observar na sala de aula na aprendizagem dos nossos alunos e vê que esse é o caminho por onde estamos andando”, disse a secretária de educação.

Professor melhor preparado e mais entusiasmado para exercer a profissão, é o que posso constatar hoje entre meus colegas, disse o professor Elias Lima.

“Nós só temos a ganhar com essa ações, porque o professor precisa melhorar a cada dia, o conhecimento precisa ser renovado para que ele possa melhorar a sua prática pedagógica , nós só temos a ganhar com esse trabalho que vem sendo feito por esta gestão”.


Ascom Lago da Pedra.
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários