Compartilhe essa Notícia:

Aconteceu nos dias 28,29, 30 e 31 a II Marcha Franciscana de Bacabal à Lago dos Rodrigues (MA). A mesma promovida pela Província Nossa Senhora da Assunção do MA/PI e com total apoio das paróquias São Francisco das Chagas de Bacabal e São José de Lago da Pedra.

A marcha franciscana surgiu na terra de São Francisco em Assis, Itália, onde já é tradição jovens do mundo todo fazerem esta peregrinação a um lugar Santo, onde foi a experiência de Francisco e de Clara de Assis.

Este ano a Marcha teve como tema “Peregrinos Rumo a Misericórdia e ao Perdão”, foram cerca de 80 km de caminhada de Bacabal até Lago dos Rodrigues, onde jovens, homens e mulheres compartilharam uma experiência de total despojamento, simplicidade, oração, partilha e compaixão pelo próximo. Os peregrinos fizeram paradas programadas para descanso refeições, e orações durante todo o trajeto. A marcha deste ano teve a participação de mais de 220 peregrinos, incluindo equipe de apoio, equipe de segurança e equipe médica. Vale ressaltar ainda a ajuda voluntária e preciosa do grupo de escoteiros de Bacabal -MA e Piripiri-PI, que atuaram como verdadeiros anjos da guarda fazendo a segurança dos peregrinos.

Cada parada em cada comunidade ou cidade refletia-se um subtema, todos eles  relacionados ao ano da misericórdia e dos 800 anos do perdão de Assis.
 
O momento mais almejado pelos peregrinos e organização da marcha foi à chegada a Lago dos Rodrigues, que ocorreu na manha do domingo (31), onde centenas de fieis católicos devotos de SÃO FRANCISCO e SANTA CLARA, aguardavam ansiosamente no portal da entrada da cidade, com bandeiras, faixas e muita alegria. Foi sem dúvida uma das maiores manifestações de fé e fraternidade já vista nesta região. Peregrinos exaustos, esgotados, cansados com muitos calos nos pés parecem ter esquecido completamente a dor e o sofrimento ao se depararem com a multidão que os esperavam. A euforia, a dança, o canto e a alegria tomaram conta da MA, e eles (os peregrinos) passaram felizes e entusiasmados no meio da multidão que os esperavam , fazendo assim um bonito itinerário por algumas ruas da cidade onde em vários pontos grupos, pastorais e movimentos da igreja também os recepcionavam com faixas e bandeiras de boas vindas. 

veja as imagens, em continua...

Antes de subirem até o alto, onde está localizado o já considerado SANTUÁRIO DE SÃO FRANCISCO, os peregrinos fizeram uma breve parada na escola Hosano Gomes Ferreira II, onde tomaram um café da manhã reforçado e farto. A comunidade havia preparado um verdadeiro banquete com frutas, sucos, bolos, caldo de ovos, pães, comida simples e nutritiva, tudo num espírito bem franciscano.

Alimentados, os peregrinos subiram o monte até o Santuário, onde foram surpreendidos por uma legião de crianças vestidas de anjos que fizeram um caminho jogando pétalas de flores para que eles passassem. Passado entre os anjos os peregrinos beijão o solo e são convidados a tirar as sandálias para que tivessem seus pés lavados e enxugados, um gesto de total humildade preparado com muito zelo e amor pela equipe de liturgia do Santuário. Eis que então o Ministro Provincial Frei Bernardo bate á Porta Santa para que ela se abra e os peregrinos completamente perdoados de seus pecados após quatro dias de penitência passam um a um. A emoção mais uma vez tomou conta tanto dos peregrinos quanto dos fiéis que presenciavam o momento. Ao adentrarem a igreja, todos se deparam com o Santíssimo Sacramento exposto no altar, que para os católicos é o corpo e o sangue de Jesus crucificado, todos se ajoelham alguns chorando compulsivamente e começam a adorar Jesus Sacramentado. Após o momento de adoração os frades iniciam a celebração da missa.

Ao término, os fiéis ainda puderam se confraternizar um pouco no pátio da igreja com os alimentos que pareciam se multiplicar.

A IGREJA SÃO FRANCISCO DE ASSIS DE LAGO DOS RODRIGUES ainda não é oficialmente um Santuário, mas já é considerada por muitos como tal. É inegável a fé e a devoção do povo de Lago dos Rodrigues e redondezas pelo Santo dos pobres, amante e defensor da natureza São Francisco de Assis, que foi um autêntico seguidor de Jesus.


Lago dos Rodrigues, hoje, é considerada a CIDADE DA FÉ, alguns já a chamam de CANINDÉ MARANHENSE.

 A II marcha franciscana veio para ajudar tantos peregrinos e fiéis a renovarem sua fé e fazerem penitência na esperança de receberem no ano da misericórdia o perdão de seus pecados.



Você encontra todas as imagens do evento na página do facebook da Marcha franciscana ou Peregrino Franciscano.













































Texto e fotos enviados ao blog do Carlinhos 
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

1 Comentários

  1. Vejam q lindo relato e testemunho de uma peregrina 👇🏽1 de agosto de 2016 às 22:23

    Quase 81km Marchando rumo á Misericórdia e ao Perdão, assim foi a II Marcha Franciscana.
    Em menos de 1h da saída da Igreja Matriz, eu resolve fazer o percurso inteiro, saindo de Bacabal até Lago dos Rodrigues. E as emoções começaram logo que coloquei os pés em Bacabal, primeiro quando olhei meu querido frei Marcos, que há 5 anos não via, fez meu casamento e que tanto me ajudou na minha fé, com seus conselhos e sua palavra amiga, depois com uma linda celebração deu início a Marcha. Saímos de Bacabal e fui pedindo a Deus que me desse forças pra fazer o percurso até o fim. Quanto chegamos na nossa primeira parada, na comunidade Aldeia, o povo humilde e tão acolhedor esperava por nós, na celebração ficamos conhecemos a história sofrida da comunidade e o tanto que a igreja Católica ajudou a salvar vidas. Saímos para a Comunidade São João e no clima de oração e às vezes descontração, fiz novos amigos e conheci varias historias de vários lugares, que nos uniu no mesmo propósito, a fé e amor pelo carisma franciscano.
    Em todas as paradas, eu sentir o amor nos olhos das pessoas das comunidades que ajudaram na Marcha, recebendo os peregrinos com muita alegria. Assim foi nossa acolhida por onde passamos, na comunidade São João, Punção Comprido, Centro do Zé Machado, Santa Teresa, Alto Alegre. Quando chegamos em Lago da Pedra uma linda recepção esperava os peregrinos e várias encenações foram feitas. Encenações que aconteceram pra despertar a compaixão dos peregrinos. Foi um choque pra nós! Dessas encenações aprende como às vezes passo despercebida diante da necessidade do próximo. Espero ter me tornado uma pessoa melhor depois da passagem por Lago da Pedra e vou fazer de tudo pra colocar os ensinamentos em pratica. Os grupos dos peregrinos foram divididos para fazerem visitas, o meu foi para o hospital Serra de Castro, levamos palavra de conforto através do evangelho e junto com os pacientes que era da igreja Assembleia de Deus oramos com a única finalidade de pedir a misericórdia de Deus. Na igreja Matriz clamamos por Misericórdia e de lá partimos pra Lago do Junco. De todos os percursos , esse foi o mais difícil pra mim, meu corpo não aguentava, mas em silêncio eu fui orando e oferecendo minha dor, e a dor foi passando. Chegamos em Lago do Junco fomos recebidos com muita alegria. Lago do Junco emocionou com a história da Porciúncula, colocamos nossos pecados e pedimos perdão a Deus ao entra por ela. Eu não contive minha lágrimas em toda a celebração! Estava perto do nossa última parada. Foi em Lagos dos Rodrigues o momento mais emocionante de todos pra mim! Fomos recebidos com o verdadeiro carisma franciscano, nos sentimos em Assis. Por todos o percurso na cidade grupos da igreja dava boa vindas aos peregrinos. Fomos recebidos por anjos, e chorando beijamos o chão em forma de agradecimento, com um gesto de humildade lavaram nossos pés pra entra na igreja. No momento que lavaram meus pés, eu me emocionei e quando olhei pra mulher que estava lavando, ela também tava emocionada . Eu me sentir no céu!
    A celebração foi linda e assim terminou a marcha.
    Ficou em mim as marcas da dor, mas a alma cheia do Espírito Santo. Ficou em mim o agradecimento ao grupo de liturgia que pensaram em tudo pra fazer esse momento inesquecível. Ficou em mim o orgulho de ser Católica e o agradecimentos aos meus país por ter me criado em uma religião tão linda. Ficou em mim o orgulho de ser Benfeitora e a certeza de que o melhor caminho é viver pra Cristo. Nasceu em mim uma nova pessoa. Viver pra misericórdia e o perdão!

    ResponderExcluir