Compartilhe essa Notícia:


Segundo levantamento feito pela Folha de SP, Junco do Maranhão, Porto Rico do Maranhão e São Raimundo do Doca Bezerra estão incluídos entre os 352 municípios que se encontram nesta situação no país

SÃO LUÍS – Levantamento feito pela Folha de São Paulo, com cruzamento de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a estimativa populacional divulgada nesta semana pelo IBGE, mostra que 352 cidades do Brasil têm mais eleitores do que moradores. Dentre estas, segundo o jornal, três são do Maranhão: Junco do Maranhão (3.330 moradores / 4.370 eleitores), Porto Rico do Maranhão (5.847 moradores / 6.584 eleitores) e São Raimundo do Doca Bezerra (5.082 moradores / 5.186 eleitores). A maioria dos munícipios encontrados nesta situação estão em Minas Gerais e Piauí.

O cruzamento destes dados mostra que em Junco do Maranhão existe uma soma de 32,23% a mais de títulos eleitorais do que moradores. Já em Porto Rico, esse percentual fica em 12,60% e em São Raimundo do Doca a diferença é de 2,05%.
Continua...

A publicação afirma que isso geralmente ocorre em cidades pequenas do interior. Dessas 352 cidades, 296 têm menos de 5 mil habitantes. Uma a cada quatro está em Minas Gerais; somando-se as de Goiás e Piauí, chega-se quase à metade delas.

No município de Severiano Melo (RN), por exemplo, o número de eleitores seria mais do que o dobro do de pessoas residentes. A “terra do caju”, no oeste potiguar, teria 7,4 mil eleitores contra 3,5 mil moradores. Nada menos do que 111% a mais. Borá (SP), a menor cidade do Brasil, tem 45% de eleitores a mais do que seus 838 moradores.

No entanto, a reportagem lembra que essa situação não necessariamente significa que haja problemas de fraude. Mesmo assim o normal é que, pela lógica, o eleitorado de um município deve ser sempre menor do que sua população, dado que os menores de 16 anos não têm direito a voto. Pelas pirâmides etárias do Brasil, pouco menos de 15% da população ainda não tem idade para votar.

Fonte: Imirante
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

1 Comentários

  1. sobre essa matéria aí eu acho que é mentirosa por que aqui tem mais de 6.000 habitantes e a votação é 5.183

    ResponderExcluir