Compartilhe essa Notícia:

É preciso alertar as autoridades e a sociedade para o aumento expressivo das denuncias de casos de violência contra jornalistas e blogueiros no Maranhão. Chama a atenção o crescimento dos casos de censura chapa branca, aqueles praticados pelos governantes e poderosos através de ações na justiça com o objetivo de intimidar e calar os profissionais da imprensa.

Na ultima quinta-feira (24), representantes da AMABLOG - Associação Maranhense de Blogueiros, se reuniram com a cúpula da segurança pública no Maranhão para denunciar os constantes casos de violência e ameça contra jornalistas e blogueiros, além de cobrar a apuração dos atos denunciados.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela, e o delegado-geral da Polícia Civil, Lawrence Melo, asseguraram que todas as denuncias serão investigadas.

 
Continua...

Também foi pauta da reunião as ameaças e intimidações veladas feitas à blogueira Ana Kelly da Silva Queiroz, de Imperatriz, pelo Major Janilson Cordeiro Lindoso e pelo senhor Paulo Marcelo Torres Araújo, por meio de um aplicativo de mensagem instantânea. Segundo Jefferson Portela e Lawrence Melo, este caso será apurado e, comprovada a denúncia, serão tomadas as medidas necessárias contra os dois denunciados.

A AMABLOG cobrou explicações sobre o andamento das investigações que apuram o assassinato do blogueiro Ítalo Diniz morto com quatro tiros no dia 13 de novembro de 2015, em uma das principais ruas de Governador Nunes Freire (460 km de São Luís). Até hoje o crime nunca foi esclarecido. Os titulares da SSP-MA e da Delegacia-Geral garantiram que as investigações estão em andamento e que os responsáveis não ficaram impunes.

Na ultima terça-feira (23), jornalistas participaram de audiência pública das comissões de Direitos Humanos e Minorias; e de Cultura da Câmara dos Deputados, em Brasilia, onde denunciaram o aumento da violência contra a categoria no Brasil, Na ocasião, a Federação Nacional dos Jornalistas distribuiu o Relatório da Violência contra Jornalistas 2015 e o seu Protocolo de Segurança, que reúne uma série de medidas para combater a violência contra a categoria no exercício da profissão.

CONHEÇA ALGUNS CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA BLOGUEIROS E JORNALISTAS REGISTRADOS EM 2016

01 - Nesta terça-feira (22) o blogueiro Samuel Bastos, de Coelho Neto, titular do Blog do Samuel Bastos denunciou ter sofridos ameças.

02 - A blogueira Ana Kelly da Silva Queiroz, de Imperatriz, Blog da Kelly denuncia ter sido vítima de ameaças e intimidações veladas feitas pelo Major Janilson Cordeiro Lindoso e pelo senhor Paulo Marcelo Torres Araújo, por meio de um aplicativo de mensagem instantânea, levou a AMABLOG a divulgar no de repúdio.

03 - A jornalista e blogueira Mônica Alves denunciou ter sido vitima de ameças por parte do prefeito eleito de Pinheiro, Luciano Genésio (PP). Por que é tão difícil para alguns conviver com a liberdade de imprensa? A AMABLOG e o Sindicato dos jornalistas profissionais de São Luís divulgaram nota de repúdio sobre o caso.

04 - Jornalista denuncia ter sido agredida por militante de Edvaldo em frente o Comitê Central do PDT

05 - Represália: jornalista afirma ter sido coagida e humilhada por seguranças de Edvaldo

06 - Agressão contra jornalistas alerta para o perigo do alto nível de intolerância e ignorância

NOTA DE REPÚDIO

A Associação Maranhense de Blogueiros (AMABLOG) vem a público externar repúdio à forma violenta com que a blogueira Ana Kelly da Silva Queiroz foi tratada pelo Major Janilson Cordeiro Lindoso e pelo senhor Paulo Marcelo Torres Araújo, inclusive com ameaças e intimidações veladas e abuso de autoridade, diante da posição adotada pela profissional quanto ao caso em que o militar teve prisão decretada, durante as eleições municipais de 2016. A entidade presta total solidariedade à profissional.

Este tipo de conduta prejudica a liberdade de expressão e contribui para o enfraquecimento da democracia, razão pela qual tem o nosso total repúdio. A liberdade do exercício profissional é direito inalienável e repudiamos essa forma de violência à blogueira e à liberdade de expressão.

É inaceitável, para uma sociedade que busca fortalecer sua democracia, que profissionais de imprensa sejam sujeitados a este tipo de situação. É inaceitável que blogueiros e/ou blogueiras sejam coagidos por agentes do Estado.

Luís Cardoso
Presidente da Associação Maranhense de Blogueiros

Nota de Repúdio

A Associação Maranhense de Blogueiros (AMABLOG) vem a público lamentar, repudiar e condenar a violência sofrida pela blogueira Mônica Alves por parte do prefeito eleito de Pinheiro, Luciano Genésio (PP). Durante uma discussão entre a profissional de imprensa e o político, numa janela privada no aplicativo WhatsApp, este acabou ameaçando a blogueira e também proferiu palavras de cunho machista e criminoso.

A atitude reprovável de Luciano Genésio aconteceu na mesma semana em que, tristemente, aqui se referindo apenas ao que foi veiculado pela mídia, quase uma dezena de mulheres foram vítimas de violência física praticamente por homens.

O trabalho da blogosfera maranhense é apurar e relatar os fatos. Para isso, os blogueiros precisam ser respeitados e não cerceados ou ameaçados, como ocorreu. Quem perde com esse tipo de atitude é a sociedade que deixa de ser informada.

Por fim, a AMABLOG presta total solidariedade à blogueira Mônica Alves e alerta que não aceitará e nem permitirá que a relação de políticos para com as blogueiras do Maranhão seja novamente marcada pelo machismo ou qualquer tipo de ameaças.

Luís Cardoso
Presidente da Associação Maranhense de Blogueiros

SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS DE SÃO LUIS

NOTA DE REPÚDIO

Externamos nosso repúdio à forma violenta e descortês com que a jornalista Mônica Alves foi tratada pelo prefeito eleito de Pinheiro, senhor Luciano Genésio, inclusive com destratos desrespeitosos, machistas e ameaças veladas, diante de uma nota publicada pela mesma em seus blog, relacionando-se ao referido senhor, que mesmo sendo uma pessoa pública, não aceita críticas.

Este tipo de conduta prejudica a liberdade de expressão e contribui para o enfraquecimento da democracia, razão pela qual tem o nosso total repúdio.

Fonte: Blog do Abimael Costa 
____________________________________________________

 Mantenha-se informado com as notícias da região
Clique no link: 

Os vídeos exclusivos do Blog do Carlinhos em primeira mão
Clique no link: 

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

5 Comentários

  1. Aumentou a violência contra as pessoas de bem e tabalhadoras também.

    ResponderExcluir
  2. E pra ser bem sincero é bom separar blogueiros de prestadores de serviço pra políticos ladrões. E todo cidadão de bem que as vezes é vitima desses vagabundos (blogueiros que são pagos com o dinheiro do povo) tá sendo muito mais vitima dessa violência do que alguns blotiqueiros que se escondem atras de muitos prefeitos e desse incompetente, irresponsável e comunista que governa nosso estado. Liberdade de imprensa é uma coisa, usar dessa liberdade pra promover bandido pra mim é crime. Respeito aqueles que noticiam mais tenho nojo daqueles mancham a imagem dos verdadeiros blogueiros pra promover corrupto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo(a) você falou tudo, existem alguns "blogueiros" que são exatamente isso que você falou, que não medem esforço pra manchar o nome seja de quem for, pago por alguns policos corruptos que tem por aí. PARABÉNS PELO COMENTÁRIO.

      Excluir
  3. Seria muito bom se blogueiro não tivesse lado e nem padrinho político. E noticias e a verdade. Mas o que vemos não é isto. Escândalos de pobres pobres são noticiados e de ricos pobres não Juarez

    ResponderExcluir
  4. Esses blogueiros falam de mais. Fala o q não sabe daí morrem msm.

    ResponderExcluir