Compartilhe essa Notícia:

A Associação das Quebradeiras de Coco Babaçu conta com 292 extrativistas e o casal garantiu ajuda para auxiliar na produtividade. 
Luciene, Rogério Costa, extrativistas e os técnicos da CONAB
Na última segunda-feira, 21, uma equipe da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) e a Associação das Extrativistas do Babaçu da Região se reuniram na quadra poliesportiva do Povoado Pedra do Salgado, as 15h30. A reunião discutiu a Política da Garantia de Preços Mínimos (PGPM) e esclareceu dúvidas, principalmente em relação ao bônus pago ao produto pelo Governo Federal. A PGPM busca garantir a sustentação de preços aos extrativistas. Tal instrumento representa uma grande oportunidade de valorização das florestas em pé, contribuindo para a conservação, preservação e uso sustentável de seus recursos naturais. Da mesma forma, além da Garantia de renda, há também o fortalecimento e desenvolvimento econômico e social das populações tradicionais e, com isso, a permanência do homem no campo.

Reunião com a presença das quebradeiras de coco e dos técnicos
da CONAB
Por meio da PGM, a Conab oferece subvenção aos extrativistas, pagando um bônus a todos que comprovem que realizaram a venda de seu produto por preço inferior ao preço mínimo, fixado pelo Governo Federal. O acesso a este programa e o respectivo pagamento desse direito pode ser conquistado individualmente pelo extrativista, por meio de uma cooperativa ou associação que os represente.
Mais em continua...

A associação é composta de profissionais de vários povoados da região de Vitorino Freire e de Bom Lugar. Participaram da reunião a equipe da Conab do Maranhão, Francisco Cixne, técnico de Operações e Raimundo Cruz Assistente de Operações; os representantes das extrativistas de Bom Lugar,  Raimundo, do povoado Salgadinho e o presidente da Associação José Firmino e da vice presidente Maria Santos. Também contamos com a presença da Secretária de Agricultura do município de Bom Lugar, Maria Soares.

No evento foi apresentado uma simbólica demonstração
do trabalho extrativista realizado pelas quebradeiras 
O líder político Rogério Costa e sua esposa Luciene Costa, prefeita eleita de Bom Lugar, também participaram da reunião. Rogério Costa, por ser filho de Bom Lugar, nascido e criado no calor do povo bonlugarense e tem presenciado ao longo de todo o tempo as necessidades dos mais pobres. Ele tomou a palavra, iniciou falando o nome do pai dele, Edízio Costa, lembrando que foi uma dos maiores compradores de coco babaçu da região; Rogério Costa mostrou-se sensibilizado com a causa das valorosas quebradeiras de coco; ele garantiu a doação de um terreno, onde será construída a sede da Associação e ainda, a doação de um caminhão para o transporte do produto.

Rogério Costa, o grande líder político de Bom Lugar e região
em discurso ele lembrou o pai, um grande comprador de coco  
A prefeita eleita de Bom Lugar, Luciene Costa, também em discurso, deixou claro que sempre estará do lado das quebradeiras de coco, sempre com disposição para ajudá-las e agradeceu o carinho que recebe da classe dessas guerreiras de Bom Lugar. 
Luciene Costa, prefeita eleita de Bom Lugar esposa de Rogério Costa
Agradeceu o carinho e disse estar do lado das quebradeiras 
Ao encerrar a reunião, todos foram convidados para participar de um lanche festivo.

Com informações de Josemar Rodrigues (Bom Lugar) para o blog do Carlinhos 

_________________________________________

 Mantenha-se informado com as notícias da região
Clique no link: 

Os vídeos exclusivos do Blog do Carlinhos em primeira mão
Clique no link: 

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários