Compartilhe essa Notícia:

Fenômeno meteorológico foi registrado nesta quinta-feira (2).

Meteorologista explica que fenômeno ocorre pelo menos duas vezes ao ano.

Fenômeno "Halo Solar" foi admirado hoje em Pedreiras

Um fenômeno meteorológico óptico identificado pelos meteorologistas como "Halo Solar" chamou a atenção na manhã desta quinta-feira (2), em Pedreiras (MA). O círculo colorido que se formou ao redor do sol ocorreu devido a nuvem de tipo "Cirrostratus" estar posicionada sob o sol.

O meteorologista Hallan Cerqueira explica que o "Halo Solar" ocorre poucas vezes por ano. "Esse fenômeno é tão comum quanto um arco-íris, por exemplo. Infelizmente, não se tem uma estatística de ocorrência do fenômeno, mas, pelo menos duas vezes por ano, há registros de ocorrência do fenômeno", explica.
Céu de Pedreiras, por volta das 11h00
Hallan explica, ainda, que a Cirrostratus é bastante comum no período chuvoso. "Ela é uma nuvem alta, que fica em torno de 18 km de altitude, e é formada basicamente de cristais de gelo. O céu costuma está encoberto por essas nuvens que não provocam precipitação e nem geram sombras, mas são bastantes comum principalmente na época chuvosa", esclarece.

O fenômeno físico com esse efeito de "arco-íris" ocorreu quando a luz do Sol passou pelas partículas de gelo na nuvem, gerando as cores em tono do astro. Felizmente, além de curioso, o fenômeno "Halo Solar" não apresenta risco nenhum, porque é um fenômeno formado por efeitos luminosos.
Mais fotos em continua...

Os mais antigos disseram que o fenômeno prenuncia muita chuva
 e enchentes. 


Informações técnicas do G1
Fotos: Joaquim Filho

Fotos postadas nas redes sociais 






⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

6 Comentários