Compartilhe essa Notícia:


Chuvas aumentam nível do Rio Mearim e moradores de Trizidela do Vale temem risco de enchentes igual a 2009
Rio Mearim avança sobre a cidade de Trizidela do Vale 
A chuva não dá trégua no Maranhão e o nível do Rio Mearim continua subindo nos últimos dias, o que tem preocupado a população das cidades de Pedreiras e Trizidela do Vale, por conta do risco de enchentes.

A Defesa Civil da Prefeitura de Trizidela do Vale (MA) está monitorando o nível do Rio Mearim; segundo dados da Defesa Civil, o nível do rio na cidade está na cota de segurança e atenção. Nesta quarta-feira, foi registrado, preocupante, 5,33 cm. A cota de inundação é de 6,60 cm. De ontem para hoje, o nível subiu 14 cm.

O perigo de enchentes que preocupam os moradores e deixam em alerta a Prefeitura, foi discutido na Câmara dos Deputados, na sessão desta quarta-feira (22). O deputado federal Vitor Mendes (PSD/MA) falou do problema no plenário.

“O assunto que eu trago, senhor presidente, é sério. Existe no Maranhão, um município chamado Trizidela do Vale. Esse município, em 2009, teve 80% de sua população atingida por enchentes do Rio Mearim. O Rio Mearim é um dos principais rios que temos no Maranhão; passa por vários municípios, mais de 40 municípios. Mas, quando há muita chuva, e as chuvas são muito fortes, a cidade Trizidela do Vale, que fica ao lado de Pedreiras, terra de referência do cantor João do Vale, é a que mais sofre com as enchentes.”
Vitor Mendes pontuou que recebeu ligação do prefeito Fred Maia, preocupado com o perito de enchentes.

“Então, hoje pela manhã, o prefeito daquela cidade, Fred Maia, mi ligou preocupado; já é notícia nos principais canais de comunicação da cidade, como no blog do Carlinho e na televisão local, que o município de Trizidela do Vale está no que ele chama de cota de atenção e segurança. A cota inundação é de 6 metro e 60 centímetros;  hoje já está em 5 metro e 20 centímetros. Com mais as chuvas do jeito que está caindo no Maranhão, o Rio vai alagar a cidade e vamos voltar ao cenário de 2009”, explicou.

O deputado federal disse que vai se empenhar junto aos governos federal e estadual para um trabalho preventivo.

“Estou fazendo esse apelo! Irei pessoalmente, na Defesa Civil, no Ministério da Integração, para que a gente aja com prevenção, para que estejamos melhor preparados. Ninguém está torcendo para que isso venha acontecer, mas que o Estado e o Governo Federal tem que estar preparados.”

Vitor Mendes lembrou que os transtornos de 2009 viraram manchetes em nível nacional e internacional.

“Em 2009 chegou lá a BBC a CNN, Globo, todo mundo filmando a tragédia e nós não podemos repetir o erro de 2009; é por isso que faço esse registro: irei, pessoalmente, na Casa Civil e também sensibilizar o Governo Federal para as medidas de precaução necessária.”

“Eu agradeço e aproveito para desejar a todos os brasileiros um carnaval de paz”, disse o deputado federal Vitor Mendes.

A mesma preocupação vivem os moradores; dona de casa, Maria da Costa e Silva. Segundo dona Maria, há três anos a água do Rio Mearim não invade a casa dela e dos demais ribeirinhos, que moram na Rua do Tamarindo, mas, devido ao grande volume de chuvas na região neste mês, ela acredita que o rio pode transbordar em alguns pontos nos próximos dias. “Acho que tem muita chuva vindo por ai e a água já tá batendo no quintal de casa, o jeito é continuar rezando e pedindo pra Deus pro pior não acontecer” disse ela.

Mais informações em continua...

Fotos recentes do Rio Mearim entre as cidades de 
Pedreiras e Trizidela do Vale






O deputado Vitor Mendes também, em entrevista, falou do perigo das enchentes 




⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

6 Comentários


  1. Todo ano é a mesma coisa e esse políticos daí nao fazem nada vamos trabalhar deputado kkkk

    ResponderExcluir

  2. Q lindo esse rio mearim

    ResponderExcluir
  3. Gostei da atitude do caríssimo deputado,independentemente de que ele queira se promover ou não.Quem vivenciou essa condições como no meu caso,sabe o que isso representa de prejuízos pra muito moradores de Trizidela do Vale.Valeu parceiro pela forma de como você expõe a situação de uma forma bem de didática.gostei do disrcuso.

    ResponderExcluir
  4. Toda enchente é esse lenga lenga. No final, ninguém faz nada.

    ResponderExcluir
  5. Gostei da atitude do caríssimo deputado,independentemente de que ele queira se promover ou não.Quem vivenciou essa condições como no meu caso,sabe o que isso representa de prejuízos pra muito moradores de Trizidela do Vale.Valeu parceiro pela forma de como você expõe a situação de uma forma bem de didática.gostei do disrcurso.

    ResponderExcluir
  6. Esses bandos de picaretas já estão querendo se aproveitarem das cheias do Rio Mearim para lavarem dinheiro, sabendo que esse problema não se resolve em período de chuva.... se querem resolverem, resgata o projeto que Simplício Araujo fez e coloquem em discussão...é uma vergonha esses que se diz representante do povo maranhense !

    ResponderExcluir