Compartilhe essa Notícia:

Barragem do Rio Flores - Joselândia - MA
Fomos informados que em decorrência das fortes chuvas, a Barragem do Rio Flores, afluente do Rio Mearim, se encontra com um volume de água grande; o responsável pela a barregam teria entrado em contato com os prefeitos das cidades banhadas pelo o Rio Mearim, informando a necessidade de abrir as comporta da barragem.
Esse alerta visa prevenir os moradores das regiões ribeirinhas para os perigos de enchentes com a abertura das comportas da barragem do Rio Flores.

Nesse momento, é mais que oportuno que os governos dos municípios de Trizidela do Vale, Pedreiras, Bacabal comecem a se prepara para a cheia do Rio Mearim, caso realmente seja necessário à abertura das comportas da Barragem do Rio Flores.
 
Prefeito Fred Maia, corpo de bombeiros, defesa civil e uma comitiva de Trizidela do Vale fizeram uma visita a Barragem do Rio Flores no dia 23.02.2017 e ficaram preocupados ( reveja aqui ).
Continua... 

Há alguns anos, o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estadual do Maranhão (MP/MA) apresentaram ação civil pública, com  pedido de liminar, contra o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Denocs) para recuperar completamente a barragem do rio Flores. A barragem, iniciada em 1983 e concluída em 1987, para aproveitamento energético, controle de enchentes da bacia do Mearim e implantação do polo hidroagrícola do Flores, está totalmente abandonada.

Em agosto de 2009, após representação do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura  no Maranhão (Crea-MA), foi instaurado na Procuradoria da República no Maranhão, procedimento administrativo para apurar as condições operacionais e de estabilidade das barragens dos rios Pericumã e Flores localizados, respectivamente, nos municípios de Pinheiro e Joselândia/Presidente Dutra.

Nesse período o  laudo apresentado pelo Crea apontou que a barragem do rio Flores encontra-se em situação de “completo abandono, levando a crer que há muito tempo nenhum serviço de conservação foi executado na barragem”. O relatório concluiu ainda a “existência de dano potencial elevado”, demandando a adoção de medidas de urgência para a recuperação da barragem, uma vez que a população localizada em suas áreas de influência passam por situação de extremo risco, com o agravamento do período de chuvas e alagamentos.

O que sabe que passado muito tempo nenhum obra para resolver os problemas apresentado na barragem foram construída, isso preocupa todos os moradores da região ribeirinha do Rio Mearim. 

Prefeito Fred Maia e comitiva visitaram a Barragem do Rio Flores e constataram falta de manutenção
 
Ontem (23) o Prefeito de Trizidela do Vale, Fred Maia, Secretários, assessores, representantes do exército, militares, corpo de bombeiros e associação comercial, participaram de uma reunião, cujo objetivo foi discutir a pré-ativação do plano de contingência e obter propostas que possam contribuir com a população ribeirinha, caso o município de Trizidela do Vale venha a ser alvo de enchente esse ano.

O prefeito Fred Maia preocupado com essa situação em decorrência das fortes chuvas que vem a cair sobre a região, visitou na manhã dessa sexta-feira (25), a Barragem do Rio Flores. Uma comitiva formada  pelos vereadores Nanô do Povo; Lindinaldo; equipe de comunicação; o representante da Polícia Militar, Tenente Neris; o Tenente Parga, do Corpo de Bombeiros; Otone de Sousa, Coordenador da Defesa Civil Municipal; o chefe de instrução do TG 08-008 Subtenente Márcio Lobato; os Secretários Ivanilson Soares (Esporte); Rivaldo Sousa (Infraestrutura) e o diretor do departamento de transporte, Miguel Leite, acompanhou o administrador. Todos puderam comprovar a real situação que se encontra a Barragem.

O Prefeito Fred Maia disse que a partir dessa visita será feito um relatório completo dos problemas ali encontrados, que será encaminhado novamente às autoridades competentes, para que algo seja feito de imediato, evitando que o descaso volte a se repetir, como o que aconteceu no ano de 2009, quando diversos órgãos e emissoras de televisão estiveram registrando a calamidade no Município, e nada mais fizeram, e o resultado é que até hoje a Barragem continua sem nenhum tipo de manutenção, um descaso total.

Com informações do Blog do Sargento Brito (Bacabal) e do Blog do Sandro Wagner (Pedreiras).
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

16 Comentários

  1. Alarme sem necessidade, essa aguinha que a barragem vai soltar é o mesmo efeito da mijada de um cachorro no rio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz isso é coisa séria. Frete Maia vereadores acessória policia não sabem p n de barragem. Só querem aparecer . Se quisessem resolver o problema teriam enviados engenheiros e técnicos para avaliar o problema. Comunicação visitando barragem kkkkkkkk acorda povo

      Excluir
  2. Nao e nada bom para essas cidades

    ResponderExcluir
  3. todo ano é isso. Quem causa enchente é as chuvas.

    ResponderExcluir
  4. Ai eu pergunto. Será se esse é o momento de fazer uma averiguação dessa barragem? Porq não se preocupou de fazer essa averiguação antes de encher? Confiar em político é complicado. Diante da crise ética q nosso país passa, é difícil de acreditar que realmente haja a nessecidade de abrir essas comportas.

    ResponderExcluir
  5. Eu achu qui não vai a ver cheia esse ano

    ResponderExcluir
  6. Tenho cwrteza que é mentira, pois não há necessidade no momento de abertura da comporta principal.

    ResponderExcluir
  7. Deus abençoi que nao tenha enchente pq as perdas para apopulaçao e o comecio é muito grande

    ResponderExcluir
  8. Essa informação sobre enchentes é a mas pura mentira!pois tive lá na barragem e não têm nada de comportas abertas

    ResponderExcluir
  9. Se ela esta seca como q ela precisa se abri as comportas .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente tudo recai sobre a população

      Excluir
  10. Tudo mentira, blog só quer ganhar audiência 😤

    ResponderExcluir
  11. Rsrsrs so se for na casa do blogueiro a enchente. Ta feito tirulipa com piada sem cabeça e nem rabo.
    Isso ei foi o fred maia quê pagou pra postar essa mentira. Kkkkk

    ResponderExcluir
  12. Será mentira mesmo! ? Nós que moramos nas margens estamos preocupados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vcs que moram as margens poderiam postar algumas fotos?

      Excluir