Compartilhe essa Notícia:

A cidade de Pedreiras, completa nesta quinta-feira (27), 97 anos de emancipação política.
Vídeo

Pedreiras é a cidade-polo da região do Médio Mearim, tem uma população estimada em 38.433 habitantes (IBGE - 2016) e possui uma área de 534,514 km². Pedreiras é interligada a Trizidela do Vale pela Ponte Francisco Sá, um antigo bairro que foi emancipado em 1994 e virou cidade.

História

O município foi fundado em áreas de fazendas escravistas e dos índios Guajaras que habitavam a região. Em meados do século XX foi um dos maiores polos produtores de arroz do interior do estado do Maranhão
 
Economia

Pedreiras é centro regional de abastecimento de 16 cidades na região do Mearim e concentra os órgãos regionais como Detran, Justiça Estadual e do Trabalho, Ministério Público, Defensoria pública, Caema, Funasa, OAB (Subseção de Pedreiras) e Secretaria da fazenda estadual e outros.

Tal vocação comercial e de agronegócios resultaram em empreendimentos no ramo do comércio varejista, atacadista, de transporte e distribuição de gêneros alimentícios. Na região existe grande extrativismo de produtos da palmeira de babaçu. Na região temos indústrias que processam este óleo e também fazem sabão e produtos de limpeza. A produção rural esta voltada para a criação de bovinos, caprinos e extrativismo vegetal. Em volta da cultura do arroz, o comércio se fortaleceu.

Há 15 anos a Indústria de Torrefação e Moagem Café Mamoré Ltda localizada no município leva emprego e renda para muitos pedreirense.
Clima
Continua...

Pedreiras tem clima quente com muitas chuvas no conhecido "inverno maranhense". Sofre com os impactos das enchentes que anualmente acomete o município, no decorrer da estação chuvosa, naturalmente ocorre o processo de escoamento de vários afluentes do rio Mearim, contribuindo para a elevação do seu nível e, consequentemente, no alagamento de diversas áreas urbanas do município já citado. Ressalta-se que este é um dos principais fatores que interferem no desenvolvimento desta cidade, pois a ocorrência de inundações no centro urbano acarreta inúmeros transtornos socioeconômicos, sendo esta cidade atingida pelas cheias do rio Mearim em intervalos anuais e intensidade diversificada.

Lazer

Conta com quatro clubes. O AABB, o maior da cidade, o Cressupe, o da Associação Comercial e o Global Club (que apenas realiza shows e que antes era o Estação Cidade), as cachoeiras do Insono, bares e botecos e a Praça do Jardim, que reúne restaurantes, bares e lanchonetes em seu entorno e procurado pelos moradores e visitantes principalmente à noite.
  
A Copa Ouro de Pedreiras é o maior evento esportivo da região. Atrai cerca de 250 times anualmente e mobiliza mais de cinco mil pessoas entre atletas e interessados.

O carnaval é um dos mais agitados da região. Combina trio elétrico na rua, eventos da AABB, maçonaria e palco da prefeitura.

O Rio Mearim é um dos principais pontos turísticos da cidade, em destaque temos o balneário Caema, que nos finais de semana as famílias se encontram para se divertirem.

Mais informações 


Vice-prefeito Everson Veloso, prefeito Antônio França e ex-prefeito Totonho Chicote
Fotos antigas de Pedreiras 





























Créditos 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedreiras_(Maranh%C3%A3o)

Vídeo de autoria de Paulo Beatriz: “Fiz esse vídeo pesando em tudo o que Pedreiras me proporcionou”, disse ele. 
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

14 Comentários

  1. Música desse vídeo nada haver com a nossa cidade! Fora da casinha

    ResponderExcluir
  2. Bacabal é 10 dias mais velho doq Pedreiras. Ambas as cidades nasceram praticamente juntas... Parabens pedreiras!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Só faltou falar daslendas e como pessoas como pequapa João do vale derrodo

    ResponderExcluir
  4. Só faltou falar daslendas e como pessoas como pequapa João do vale derrodo

    ResponderExcluir
  5. Vc esqueceu o principal, ja que Pedreiras não tem mais produção agricola, nem pecuária. Mesmo porque o município foi fatiado, senão vejamos: Lima Campos,Joselandia, Sao José dos Basílios, Santo Antônio dos Lopes,Trizidela do Vale, Bernardo do Mearim,Igarapé Grande,Porção de Pedras, todos já foram territorio pedreirense. Isto mostra o quanto os políticos locais olharam para o seu umbigo e esqueceram de preservar o município. Pedreiras que já esteve entre os cinco maiores do estado, quiçá esteja entre os 50. Pois bem, hj a principal fonte de renda do município é o conércio. O segundo é a atividade médica. Atividade praticada por filhos desta terra que pra ca voltaram. Parabens Pedreiras!

    ResponderExcluir
  6. Só esqueceram de João do vale.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aniversário de João do Vale e 11 de Outubro

      Excluir
  7. QUE HOMENAGENZINHA FRACA SENHOR BLOGUEIRO
    SINCERAMENTE ESPERAVA UMA COISA MELHOR
    COPIOU TUDO NA INTERNET

    ANO QUE VEM VOU TE COBRAR UMA HOMENAGEM A SUA ALTURA E LARGURA

    ResponderExcluir
  8. Cidade do meu agrado, guardo sempre boas lembranças

    ResponderExcluir
  9. Meus sinceros parabéns pedreira que venha muitos e muitos anos ser Deus me abençoa eu ainda vou conhecer bela e tão linda cidade .

    ResponderExcluir
  10. Tenho poucas memorias, mas Pedreiras será sempre lembrada como a terra da minha infância. Parabéns pelo aniversário!

    ResponderExcluir
  11. Manoo Pedreiras Só Não Cresce Mas Por Causar Desees Prefeito É Lamentável

    ResponderExcluir