Compartilhe essa Notícia:

 
Em pronunciamento alusivo ao aniversário de 194 anos da Batalha de Jenipapo, o deputado federal Hildo Rocha (PMDB/MA) ressaltou a importância do combate e destacou o heroísmo dos brasileiros que enfrentaram as poderosas tropas leais à coroa portuguesa. O parlamentar lembrou que ao contrário do que prevalece no imaginário popular, a conquista da independência não ocorreu de modo completamente pacífico. “Foi alcançada por meio de vitórias militares contra as tropas leais a Portugal”, destacou.

O deputado ressaltou que o combate de Jenipapo foi um dos mais longos e sangrentos conflitos militares da época. A luta, que aconteceu nas proximidades do Rio Jenipapo na cidade de Campo Maior, na então Província do Piauí, no dia 13 de março de 1823, seis meses após a proclamação da independência do Brasil pelo príncipe Dom Pedro, deixou um saldo de centenas de mortos.

“A força brasileira era constituída de cearenses, maranhenses e piauienses. A maioria era gente do povo sem treinamento militar e sem armamento à altura do regimento português. Em razão do número insuficiente de armas de fogo lutavam com facas, facões, machados e foices. Percebam a bravura dos heróis de Jenipapo ao enfrentar, de peito aberto, municiados apenas de instrumentos de lavoura, uma companhia militar profissional bem armada com cavalaria e artilharia pesada. O resultado do combate, que se prolongou por horas, foi sangrento deixando centenas de patriotas mortos”, declarou Hildo Rocha.
Continua...

O parlamentar lembrou ainda que, embora derrotados nessa frente de batalhas, as tropas brasileiras venceram a guerra. “Perdemos a batalha do dia 13 de março, mas vencemos a guerra pois com as perdas de homens e recursos as forças portuguesas jamais alcançaram Oeiras, a capital do Piauí na época, e foram, por fim, derrotados em Caxias, no Maranhão, por Luís Alves de Lima e Silva o nosso Duque de Caxias”, destacou o deputado. 

De acordo com o parlamentar, somente o amor pelo Brasil e o desejo de liberdade podem explicar a bravura de heróis da Batalha do Jenipapo. “A postura dos nossos compatriotas ficará eternamente gravada na história e na memória dos brasileiros como símbolo de coagem e como inspiração para os desafios de nosso tempo”, declarou Hildo Rocha.

Assessoria.
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários