Compartilhe essa Notícia:

Foi realizado na manhã de quarta-feira (7) a primeira reunião pública na cidade de São José dos Basílios para discutir a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB. Durante a reunião foi aprovado os comitês de coordenação e executivo municipal que serão responsáveis pelo acompanhamento de todas as etapas públicas e institucionalização do plano.

O evento aconteceu na Quadra Poliesportiva e foi organizado em parceira com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, FUNASA e a Universidade Federal Fluminense, do Rio de Janeiro.

Estava presente no encontro o prefeito Farinha Paé, primeira-dama, Ana Maria, Secretários, Lideranças Comunitárias, Vereadores e Sociedade Civil Organizada.
O prefeito Farinha Paé falou da importância do plano para o desenvolvimento do município. "O Plano Municipal de Saneamento Básico é muito importante para o município, porque através dele, poderemos receber recursos necessários para melhorar itens primordiais para a população, tais como: abastecimento de água, rede de esgoto, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos, assim como, cuidar de nossos mananciais dentre outros. Queremos a participação de toda sociedade, com o intuito de que o nosso plano seja o mais democrático possível", ressaltou.

Continua...

Além disso, no evento foram feitas dinâmicas para diagnósticar alguns problemas que o município sofre em relação ao saneamento básico e também apontando possíveis soluções para os mesmos.

A engenheira ambiental, Ana Claudia, explicou que o Plano Municipal de Saneamento Básico é uma obrigação de todos os municípios. Ela também pontuou que durante três dias foram feitos levantamentos para que naquele momento (na audiência pública), pudesse ser feito um diagnóstico que apontasse uma solução  para os diversos problemas encontrados. 

“A partir do plano, podemos fazer uma análise das deficiências do município no quesito saneamento básico e com estas informações em mãos a gestão municipal pode sair em busca de recursos – por meio de empresas privadas ou via governo federal, estadual, para sanar estes problemas apresentados”, enfatizou Ana Claudia.

A primeira reunião contou com a presença de representantes da Caema (Companhia de Saneamento do Maranhão), onde foi possível firmar o compromisso de cumprir todas as etapas até a conclusão do PMSB, para facilitar a captação de recursos que serão investidos no município.



Assessoria de Comunicação.
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários