Compartilhe essa Notícia:

A partir desta sexta-feira (14), será realizada mais uma etapa da Caravana Governo de Todos, uma ação do governo do Estado que contará com os serviços de atendimento ao cidadão, de emissão de documentos e disponibilização de serviços de saúde, tudo bem pertinho de casa. Na sexta-feira , os serviços serão ofertados nos municípios de Poção de Pedras e Bernardo do Mearim. No sábado, (15), é a vez de Lago do Junco receber diversos serviços, entre eles, os do Procon Móvel.

As unidades móveis do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Estado do Maranhão (Procon/MA) e do Viva levarão os serviços de cidadania, de forma simultânea, sempre das 7h às 18h. Além de atividades como palestras, atendimentos em saúde básica, cadastramentos em programas sociais e eventos esportivos, a Caravana e o Procon Móvel oferecerá emissão da 1ª e 2ª via do RG, inscrição e consulta do CPF, antecedentes criminais e serviços do balcão do cidadão, que incluem emissão de boletim de ocorrência, consultas (NIT, PIS/PASEP, bolsa família), inscrições em concursos e outros serviços online. Os serviços de formalização de reclamações ou denúncias e orientação ao consumidor e fornecedor também serão ofertados.

É importante lembrar que, para acessar os serviços do Viva, o cidadão deve estar com os documentos originais. Para solicitar o RG, é necessário apresentar a original da certidão de nascimento ou certidão de casamento. A emissão da 1ª via do documento é gratuita. Já a taxa para 2ª via do documento custa R$ 32,83, mas pode ser gratuita caso o cidadão apresente boletim de ocorrência provando roubo ou furto, ou comprovante de cadastro no CadÚnico do Governo Federal.

No caso do CPF, o solicitante deve apresentar certidão de nascimento ou de casamento. A inscrição é gratuita, assim como a segunda via. Vale lembrar que, para menores de idade, é indispensável o acompanhamento dos pais ou responsáveis. Para formalizar denúncias contra serviços e empresas privadas, o consumidor deve levar a original e a cópia dos seus documentos originais, além de apresentar os comprovantes da denúncia.

“Investir nos serviços do Procon Móvel por todo o Maranhão está entre as metas mais importantes do Procon/MA. Pois, fortalece o nosso crescimento em todo o Estado, permitindo que milhares de maranhenses tenham acesso à documentação básica”, comemora o presidente do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Estado do Maranhão (Procon/MA) e do Viva, Duarte Júnior.

Participam da atual edição da “Caravana Governo de Todos” os seguintes órgãos:

Coordenação e Responsável pelo relatório das demandas: Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); Secretaria de Desportos, Lazer e Juventude (Sedel); Secretaria de Estado da Saúde (SES); Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur); Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp); Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes); Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia do Maranhão (Seinc); Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima); Secretaria de Estado da Mulher (Semu); Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz); Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC); Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA); Comissão Central Permanente de Licitação (CCL); e a Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv).

Datas


Os atendimentos simultâneos nos seis municípios ocorrem entre os dias 14 e 15 de julho. Veja, abaixo, a ordem de atendimento e o endereço de cada ação nas imagens.




⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários