Compartilhe essa Notícia:

A Prefeitura de São José dos Basilios, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) com apoio do Conselho Municipal de Saúde, realizou na sexta-feira (21), a VIII Conferência Municipal de Saúde. O evento que aconteceu na escola João Figueiredo promoveu uma programação estruturada a partir do tema: “Construindo um SUS com qualidade para cuidar das pessoas - conquistas e desafios.”

A abertura oficial da Conferência foi feita pela Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jane Sá, com o tema a "Importância da Atenção Básica para a Construção de um SUS de Qualidade”, ministrado pelo apoiador do COSEMS e CONASEMS, Marcos Jorge.
O prefeito Farinha Paé faltou da importância do evento.

“A conferência é para discutirmos as necessidades da saúde pública em São José dos Basílios. Juntos, definiremos, dentro da realidade orçamentária, o planejamento das ações que serão desenvolvidas no âmbito da Saúde. A comunidade local interessada que aqui teve a oportunidade de presenciar esse importante evento, irá ter contato com informações relevantes e, decorrente disso, irá entender melhor o que lamentavelmente aconteceu no passado para não cometermos os mesmos erros da gestão anterior, que muito deixou a desejar. Aqui iremos definir o que desejamos para uma saúde de qualidade. Quero lembrar que a Saúde Pública é uma necessidade prioritária, assim como, é  um dever de todos promovê-la”, pontuou o prefeito.
 
Secretária Municipal de Saúde, Ana Costa, ressaltou a necessidade da conferência como estratégia para melhoria do Sistema Único da Saúde (SUS), pois teve a participação de representantes de diversos setores  que juntos discutiram propostas que visa resultar na qualificação ainda maior dos serviços de saúde prestados.
Mais em continua...

A Fonoaudióloga e Coordenadora do NASF,  Dra. Talyta Lima, aproveitou o evento para abordar os trabalhos realizados pela sua equipe e parabenizou o empenho da gestão municipal  com a área da Saúde.

A Enfermeira e Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Rosilene Almeida, abordou o tema: Prevenção e Controle da Hanseníase na Atenção básica.

O Dr. Orlando Pinto, médico efetivo do município, ministrou a palestra com o tema: Participação social no SUS. “Em toda Conferência Municipal de Saúde existem fatores muito importantes, entre eles, o mais delimitar qual vai ser o Plano Municipal de Saúde para os próximos anos. A conferência passa pelos usuários, trabalhadores e gestores e é de suma importância para alinhar os problemas locais, delimitando o que vai ser feito ou não pela gestão,” explicou.

Na parte da tarde, os participantes foram divididos em grupos para discutir e criar propostas, dentro dos 6 eixos expostos. Foi realizada a Assembleia Geral para votação das diversas propostas.

Vale registrar ainda que, segundo a organização, ao todo 350 pessoas participaram da Conferência como observadores.

Participaram da VIII Conferência de Saúde de São José dos Basilios o Prefeito Farinha Paé, vice-prefeito Evandro Martins, Presidente da Câmara, Gildon Lazaro, os vereadores Chicô do Moisés, Totô, Miúdo, Cleones, Lauriano e Irmã Moça, Secretária Municipal de Saúde, Ana Costa, Coordenadora de Atenção Básica, Pollyana Sousa, e os Secretários, Raimundo Luna (Administração), Engenheira Vieirinha Veloso (Agricultura), Ivan Teixeira (Obras), Cleane Assis (Educação) e a Chefe do Departamento de Cultura, Samara Vieira, servidores da Saúde e populares.








Assessoria de Comunicação
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários