Compartilhe essa Notícia:

Governador do Maranhão ignorou lei e decreto estadual e renomeou um ficha-suja para cargo comissionado em seu governo
 
Alvo de uma Representação na Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) por ato de improbidade administrativa ao renomear um ficha-suja no Poder Executivo, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), pode ainda sofrer impeachment por crime de responsabilidade. Por mais improvável que seja, o impedimento do comunista pelo ato fora da lei está garantido por lei.

Conforme revelado pelo ATUAL7 de ontem (14), Dino ignorou a lei estadual n.º 9.881/2013, a chamada Lei da Ficha Limpa do Servidor Público, e o decreto 29.723/2013, que regulamenta a mesma lei, e recolocou no governo o condenado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), Clécio Coelho Nunes, com trânsito em julgado desde agosto de 2016. Por força da legislação, ele só poderia ocupar cargo público em comissão e função gratificada no Poder Executivo e Legislativo estadual em agosto de 2024.

Por se tratar de uma infração político-administrativa, o julgamento desse tipo de marginalidade contra a probidade na administração, em caso de condenação, não pode receber sanções penais (prisão ou multa), mas apenas sanções político-administrativas (perda do cargo e inabilitação para o exercício de função pública, por até cinco anos).

Continua...

O entendimento está previsto na lei federal n.º 1.079/1950.

De acordo com o texto, para que esse procedimento seja aberto, é necessário que ocorra uma Representação contra o governador, fundamentada e acompanhada dos documentos que a comprove, além de assinada pelo denunciante e com a firma reconhecida, por qualquer órgão do Tribunal de Justiça, Comissão Parlamentar, partido político, Câmara Municipal, deputado ou mesmo qualquer cidadão.

Até antes de maio deste ano, o julgamento era feito pela Assembleia Legislativa. Contudo, em razão da inconstitucionalidade dessa norma e da subordinação serviçal dos deputados estaduais ao Executivo, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) pacificaram o entendimento, já resumido na Súmula Vinculante 46, de que o Poder Legislativo não pode legislar sobre crimes de responsabilidade, cujo normas de processo e julgamento são da competência legislativa privativa da União.

Neste caso, se Flávio Dino for também denunciado por crime de responsabilidade, como foi por improbidade administrativa, o julgamento deve ser feito por um Tribunal Especial, composto por cinco membros da Assembleia Legislativa estadual e cinco desembargadores, sob a presidência do presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, atualmente o desembargador Cleones Cunha.

Do Atual 7
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

25 Comentários

  1. pode chorar o Dino não cai

    ResponderExcluir
  2. Sonhar é gratuito blogueiro!

    ResponderExcluir
  3. O diabo de vermlho comesou a cair 2018 vai ser o fim dos comunistas ateu

    ResponderExcluir
  4. Tão confundindo Dino com o velhinho Jackson Lago, que pintaram e bordaram com ele, tão pensando enganado.

    ResponderExcluir
  5. SOU CIDADÃO, ESPOSO, PAI AVÔ, EMPRESARIO, QUERO BEM O MARANHÃO EU SOU FLÁVIO DINO.

    ResponderExcluir
  6. Porque todo governador que não faz parte do grupo corrupto (Sarney), é perseguido, ameaçado. Voçês lembram o que eles fizeram com o Jákson Lago. Atualmente, só através de golpe, eles poderão chegar ao poder. Infelizmente nós temos um judiciário, imundo, controlado no Maranhão, pela família Sarney.Mas, a justiça Divina não falha e vocês já estão velhos, próximo da Morte,vocês,todos, prestarão conta com Deus, não tenham dúvida!

    ResponderExcluir
  7. Porque todo governador que não faz parte do grupo corrupto (Sarney), é perseguido, ameaçado. Voçês lembram o que eles fizeram com o Jákson Lago. Atualmente, só através de golpe, eles poderão chegar ao poder. Infelizmente nós temos um judiciário, imundo, controlado no Maranhão, pela família Sarney.Mas, a justiça Divina não falha e vocês já estão velhos, próximo da Morte,vocês,todos, prestarão conta com Deus, não tenham dúvida!

    ResponderExcluir
  8. Deixe de ser babão, blogueiro, voçé acabou de apagar o meu comentário sobre os corrupto (Família Sarney). Tá ganhando quanto p/ luchar saco? Seja imparcial.

    ResponderExcluir
  9. Responsabilidade mesmo tudo que ele tem com os Maranhenses melhor governador #EuVoto65ÉNosDeNovo

    ResponderExcluir
  10. vem com essa nao blog, nao cola nao

    ResponderExcluir
  11. esse blog tenta faser de tudo pra denegrir a imagem do governador, mais o ibop dele faz e crescer,, e 65 65 65

    ResponderExcluir
  12. blog divulga ai esses comentarios dessa materia falsa q tu colocou, divulga ai rapaz, e mostra pra populaçao.

    ResponderExcluir
  13. Senhor, administrador desse blog, não apagar mensagens que irão contra a sua convicção sob pena de ferir a Lei. Você deve ser justo! Quando a mensagem conter injuria, palavras chulas, concordo que você suprima a mensagem, mas, quando expressa ideia você tem a obrigação de publicá-la!!!!

    ResponderExcluir
  14. Vão rasgar o ( ) só que o povo do Maranhão não tão besta não, e vão votar em Dino dinovo.

    ResponderExcluir
  15. 65656565656565656565656565656565656565656565656565656565656565

    ResponderExcluir
  16. Rapaz, é uma notícia... apenas uma notícia de um jornalista sensacionalista, que quer agradar a branca, que não tem como e inventa qualquer coisa... putz... "condenado pelo pelo TCE", blá blá blá, etc... Rapaz, inventa outra.

    ResponderExcluir
  17. Dino vai reeleito e com folga, o povo tão esperto, essa de empresários tá sendo prejudica, a população pobre é maior.

    ResponderExcluir