Compartilhe essa Notícia:

O blogueiro Carlinhos Filho gostou muito dessa reportagem produzida pela ASCOM de Pedreiras
   
Pedreiras recebeu no início desta semana a visita ilustre das filhas do ex-prefeito Possidio de Souza Martins: Maria de Fátima Martins, Neide Martins e Possidra Martins. Elas chegaram na segunda-feira (08) e foram recepcionadas pela Prefeitura de Pedreiras, por meio da Fundação Pedreirense de Cultura e Turismo (FUP).

Possídio de Souza Martins, governou Pedreiras no período de 1938 a 1945, deixando um legado de obras como o Palácio Municipal, o Mercado Central, a primeira ponte sobre o Rio Mearim, a instalação de luz elétrica, dentre outras.

Maria de Fátima atualmente é terapeuta, mora em Salvador e saiu de Pedreiras com apenas 45 dias de vida e emocionou-se por vir pela primeira vez na cidade em que nasceu. “Me sinto muito honrada por voltar a Pedreiras e resgatar a memória de meu pai, que inaugurou o Palácio municipal e outras obras. Quando estive no palácio eu senti como se cada detalhe daquele prédio fosse um pedacinho dele se integrando dentro de mim, e digo as minhas irmãs que a partir dessa visita qualquer obstáculo que aparecer na minha vida será pequeno se eu lembrar da força dele que mora em mim. Esse momento está sendo significativo, não apenas para mim, mas para a minha família. O povo que conhece a sua história, torna-se forte, quem ama torna uma história eterna, então quero dizer aos jovens dessa cidade, que amem a história de vocês, façam os seus registros pois isso tem um significado imensurável”.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhp9MSjqhmFxd-P-iltqPp9A3yADNsqldG7-RcL4iTxQcGLlaYzJgVjePIICgLcnyHOrJIjo48aGbxIBHLwZ5_EUbNXsm7E6fC5rDVe5RjDfymgO5uNIa50mm02wS_1USmEJwU0BN2ewAA/s1600/a9d0f620-9112-47de-9608-daa1fc41a4e1.jpg
Possídio Martins
Continua...

Neide Martins saiu de Pedreiras com 11 anos de idade e guarda boas lembranças de Pedreiras como um lugar especial, onde viveu a sua infância. “Meu pai havia sido chamado para São Luís para o que hoje chamamos de Secretaria da Fazenda, por algum motivo naquela época o prefeito teve que sair do cargo e Paulo Ramos que era parente de meu pai o chamou para substituir o prefeito e ser interino. Nesta substituição meu pai acabou ficando oito anos no cargo. Ele se dedicou a essa cidade e tinha um carinho especial e enorme por Pedreiras. Gostei muito de voltar a minha cidade, fomos muito bem recepcionadas pela Francinete Braga e pelo prefeito Antônio França. Minha infância de verdade foi aqui, pois quando meu pai foi para o Ceará eu tive que ir para Teresina e quando fui para o Ceará, um ano depois ele faleceu, então minha memória afetiva de meu pai é aqui. Pedreiras está no meu coração”, narrou emocionada. Já Possindra, demonstra todo o seu amor por Pedreiras, mas não se pronunciou.

Visitas

No roteiro das três irmãs, visita ao Palácio Municipal; ao professor Eliud Fernandes (secretário Municipal de Finanças); a Thiago Costa, figura ilustre; aos escritores Samuel Barrêto, Filemon Krause; Sandro Vagner e Ester Barrêto; visita à escola Oscar Galvão (Maria Neide estudou neste colégio): visitaram também o Mercado Central, o Santuário de São Benedito.

Na manhã de terça-feira (08/08), foram recebidas pelo prefeito Antônio França em seu gabinete, onde foram recebidas pelo atual gestor com muita cortesia e respeito. Francinete Braga, presidente da FUP, que ciceroneou as visitantes, disse que o encontro foi muito gratificante, por resgatar parte da história de Pedreiras. “Temos nessas senhoras um grande exemplo de que devemos e precisamos conhecer a nossa história. Um encontro emocionante elas tiveram com o prefeito Antônio França, e juntos trocaram conhecimentos sobre o nosso Município, o prefeito Possidio Martins foi um grande visionário, pois naquela época sem a atual evolução tecnológica, construiu o nosso Palácio Municipal, que não existe algo parecido em nenhum outro município, também construiu o Mercado Central, a primeira ponte e ainda um sistema de energia elétrica para a iluminação da cidade, tendo em vista que naquela época ainda não existia a CEMAR. Foi uma visita muito importante para todos nós”, afirmou.








As irmãs com Sandro Vagner, Samuel Barreto, Sousa e Ester Barreto

Com o escritor Filemon Krause

Visita a Thiago Costa

Visita a Tereza Parga

Escola Oscar Galvão

Com diretoras da Escola Oscar Galvão

Com Eliud Fernandes - atual secretário Municipal de Finanças

Com a presidente da FUP - Francinete Braga

Com Sousa - visitando a Praça do Jardim
TRECHOS DO LIVRO "LOGRADOUROS DE PEDREIRAS", DE FILEMON KRAUSE 




Ascom Pedreiras.
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

3 Comentários

  1. Nossa essa é a sala do prefeito de pedreiras receber as visita nossa parece um chiqueiro kkkkk.

    ResponderExcluir
  2. O nome de uma das filhas do exprefeito Possídio que está escrito nesta matéria de possidra,o nome correto é Possídia pois ela recebeu esse nome em homenagem ao pai q faleceu meses antes de seu nascimento.

    ResponderExcluir
  3. O nome de uma das filhas do exprefeito Possídio que está escrito nesta matéria de possidra, é Possídia, pois ela recebeu esse nome em homenagem ao pai que faleceu meses antes de seu nascimento.

    ResponderExcluir