Dossiê Suicídio - conheça o comportamento do brasileiro sobre o tema
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Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização a
prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito da
realidade do suicídio.
O Ministério da Saúde divulgou hoje dados sobre suicídio no Brasil. E eles preocupam:
1 - terceira maior causa entre os homens, oitava entre as mulheres
2 - mulheres são maioria nas tentativas de suicidio e nas reincidencias
3 - A taxa dos 70 anos + é a mais alta 7,9
4 - Alta taxa entre os indigenas e entre jovens indigenas
5 - homens solteiros, viuvos e divorciados se matam mais
6 - Com as mulheres é o contrario, casadas se matam mais (resultado violencia domestica)
7 - Por região, o Sul é que mais preocupa com maiores taxas (ganha do Sudeste, proporcionalmente).
Mais em continua...
A agência nova/sb, através do seu projeto Comunica Que Muda, preparou um dossiê sobre o comportamento do brasileiro sobre o tema; que pode complementar a sua pauta.
Suicídio: tabu na mídia tradicional bomba na internet
Dossiê inédito da agência nova/sb traça panorama de como
o tema vem sendo tratado nas redes sociais. Setembro Amarelo é o mês de
conscientização sobre a importância de abordar a questão do suicídio
Os números são angustiantes. De acordo com dados da Organização
Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, ou uma a cada
45 minutos, o que faz do país o oitavo com mais suicídios do planeta. Mas o
problema é bem maior, por conta do silêncio da sociedade em torno do tema. Se
em alguns dos países com maior incidência de suicídio a taxa está estável, no
Brasil ela tem crescido.
Esta foi uma das razões que fez a nova/sb, por meio do
Comunica Que Muda (CQM), ir a fundo no assunto a partir do que se fala nas
redes sociais. Foram capturadas 1.230.197 menções sobre suicídio entre os meses
de abril e maio de 2017 nas principais redes sociais (Facebook, Instagram,
Twitter e YouTube). Durante o período, os destaques foram os expressivos
números de comentários sobre o crime virtual da Baleia Azul e a série 13
Reasons Why (Netflix), o que fez o tema alcançar seu ápice de buscas no Google
dos últimos cinco anos.
Confira a íntegra do dossiê no:
http://dossie.comunicaquemuda.com.br/suicidio
No geral, o jogo Baleia Azul estava na maior parte das
menções, com 59,9%. A série 13 Reasons Why, ficou com 26,6%. As menções sobre
depressão somaram 7,7%, enquanto os comentários intolerantes em relação ao
suicídio ficaram com 4,1%. Outros assuntos somaram 1,7%.
O estado que concentrou a maior parte das menções nos dois
meses da pesquisa foi o Rio de Janeiro, com 27,5% do total. Na sequência, São
Paulo, com 17,9%, e Minas Gerais, com 9,9%. Também tiveram destaque o Pará
(5,6%), o Rio Grande do Sul (5,5%) e Santa Catarina (4,8%).
"As redes sociais surgiram há pouco tempo, mas
entraram no cenário social com um forte chute na porta. Em poucos anos, tomaram
conta de muitas horas gastas na web. Depois delas, mudamos muito a maneira com
que nos relacionamos, e até como vemos a importância das nossas relações.
Apesar de mais conectados, observamos que a abordagem sobre o suicídio ainda é
muito superficial. Se de um lado, menos de 30% dos internautas que comentaram o
assunto demonstraram alguma conscientização, por outro quase 20% do conteúdo
das redes são de mensagens preconceituosas, que reforçam o tabu, incentivam o
comportamento autodestrutivo ou impedem o socorro por quem passa esse
problema", destacou a coordenadora-geral do Comunica Que Muda, Bia
Pereira.
Assista ao vídeo com depoimentos reais colhidos na
internet
Faixa etária – No Brasil, os idosos apresentam as maiores
taxas, com oito suicídios para cada 100 mil habitantes, segundo dados do Mapa
da Violência. A causa mais comum, com aproximadamente 70% dos suicídios nessa
fase, é a depressão, muitas vezes não diagnosticada ou tratada inadequadamente.
Psicoses e abuso de drogas, principalmente o álcool, também estão entre os
motivos mais frequentes.
"Entretanto, é entre os jovens que as taxas
apresentaram o maior crescimento, de 2002 a 2012, o que preocupa bastante. Ninguém
é culpado por um suicídio. Ele não é previsível, mas pode ser prevenido. O
suicídio tem sido tabu por um longo tempo e as taxas continuam crescendo. Não
falar não está ajudando. Não tratar um problema não faz com que ele desapareça.
Ao contrário, apenas permite que cresça no escuro. Por isso, precisamos
derrubar esse tabu. Esta inclusive é a orientação dos especialistas e da
própria Organização Mundial de Saúde (OMS)", destaca Bia Pereira, da
nova/sb.
Outros dados - Segundo o Mapa da Violência, entre 2002 e
2012, o total de suicídios passou de 7.726 para 10.321, um aumento de 33,6%, o
triplo da taxa de crescimento da população, que ficou em 11,1%. São 5,3 casos
para cada 100 mil habitantes. O índice fica acima do de outras formas de mortes
violentas no mesmo período, como homicídios (2,1%) e acidentes de trânsito
(24,5%).
Coisa da nova/sb - Entre as maiores agências de
publicidade do País, ganhou um Leão no Festival de Cannes, com a campanha
#SonsdaConquista para a CAIXA. Em maio deste ano, também foi premiada com três
Clio Awards, o Globo de Ouro da publicidade mundial. Em 2016, foi eleita a
Agência do Ano pelos Colunistas Brasil e recebeu o Prêmio Pró-Ética do
Ministério da Transparência e do Instituto Ethos, sendo a única do setor a
contar com tal chancela. Conta com escritórios em São Paulo, Brasília, Cuiabá e
Rio de Janeiro, somando mais de 180 profissionais. É responsável pela
iniciativa de Comunicação de Interesse Público, o Comunica Que Muda, que tem
aprofundado a discussão sobre temas polêmicos e de grande impacto. Os temas
são: descriminalização da maconha, suicídio, lixo, uso do carro e intolerância.
O CQM tem uma forte presença digital, com blog (www.comunicaquemuda.com.br) e
redes sociais (Youtube, Twitter, Facebook, Instagram e Pinterest). Esta
iniciativa segue tradição pioneira iniciada em 2006 pela agência de contribuir
com os debates e transformações sociais.
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Parabéns pela iniciativa de tocar nesse assunto que ainda é tabu. Devemos debater o tema a fim de evitar casos como o desta semana em que o jovem pulou da Ponte que liga pedreiras a trizidela do Vale.
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