quinta-feira, 5 de outubro de 2017
O deputado federal Juscelino Filho (DEM) esteve em reunião na manhã desta quinta-feira (05) no Ministério da Saúde com o titular da pasta, Ricardo Barros. Na reunião, trataram sobre o um projeto para aprimorar o TFD (Tratamento Fora do Domicílio) desenvolvido pelo Conlagos (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional dos Lagos Maranhenses), que hoje é um instrumento de gestão para a execução de políticas púbicas e de programas ligados à saúde e saneamento.

Juscelino conseguiu junto ao ministro, assegurar recursos para a execução do projeto que abrangerá em duas regiões importantes do Maranhão: “Hoje demos um passo muito importante no setor de tratamento de saúde do nosso estado. Apresentamos ao ministro projeto e um plano de trabalho de aperfeiçoamento do TFD que atende as regiões de saúde de Santa Inês e Bacabal, com aproximadamente 30 municípios. Assim, mais pessoas poderão ser beneficiadas com esse serviço que garante através do SUS (Sistema Único de Saúde), tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratadas em seu município de origem, por falta de condições técnicas. O projeto já foi aprovado na CIR (Comissão Intergestores Regional) e o recurso de R$ 712 mil será liberado pelo Ministério da Saúde para a implementação, execução, avaliação e regulação. A previsão é que o projeto esteja em pleno funcionamento ainda neste ano”, confirmou o parlamentar.
Continua...

O TFD consiste em uma ajuda de custo ao paciente, e em alguns casos, também ao acompanhante, encaminhados por ordem médica às unidades de saúde de outro município ou estado, quando esgotados todos os meios de tratamento na localidade de residência do mesmo, desde que haja possibilidade de cura total ou parcial, limitado no período estritamente necessário ao tratamento e aos recursos orçamentários existentes. Também integram os benefícios do programa: consulta, tratamento ambulatorial, hospital ou cirúrgico previamente agendado; transporte sanitário adequado aos pacientes e se necessário a acompanhantes; e ajuda de custo para alimentação e hospedagem do paciente e/ou acompanhante enquanto durar o tratamento.

Além do deputado Juscelino Filho e do ministro, também estiveram na reunião: o deputado federal Hiran Gonçalves (PP-RR), e o deputado estadual Antônio Pereira (DEM-MA). Do Conlagos, participaram o presidente e prefeito de Olho D’água das Cunhãs, Rodrigo Oliveira; o diretor-executivo Ronald Damasceno, e a consultora de política de saúde, Magda Gonçalves. O diretor-executivo da Condersul (Consórcio de Desenvolvimento das Regiões Sul e Sudeste), Giltarlã Araújo de Lima, e os assessores Sandro Martins e Henrique Maroja também participaram.

Assessoria Parlamentar

2 comentários:

  1. Vai ser uma bênção.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pras cidades que vão ser enquadradas.

    ResponderExcluir

Facebook

Visualizações deste blog desde março de 2012

Em Pedreiras e Trizidela do Vale


,

Hotel em Pedreiras


Motos Honda


Matricule-se no Faculdade W. F.



Excursão para Jericoacoara


Motel em Pedreiras


Contrate Banda Skema 5 de Pedreiras



Cacau Show em Pedreiras


Provedor de internet



+ Lidas