Compartilhe essa Notícia:

Masolene Coelho - Luiz Osmani e Eurico Filho
- Trio Parada Dura na Lista dos Fichas - Sujas 
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Maranhão liberou aos órgão judiciais e ao Ministério Público a lista extraída de um cadastro que abrange dados de pessoas físicas, detentoras ou não de cargo ou função pública, que tiveram suas contas desaprovadas ou julgadas irregulares nos últimos oito anos, por decisão de irregularidade insanável em decisão irrecorrível, isto é, transitada em julgado.

Em cumprimento às determinações da Lei Federal nº 9.504/97, que estabelece normas para as eleições; e da Lei Complementar nº 64/90, que estabelece casos de inelegibilidade, já com as alterações da Lei da Ficha Limpa (LC nº 135/2010), o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão encaminhou à Justiça Eleitoral a lista de todos os gestores públicos que tiveram contas julgadas irregulares pela Corte ou desaprovadas nos últimos oito anos, por decisão transitada em julgado (irrecorrível).

Quase dois mil responsáveis — incluindo-se prefeitos, presidentes de câmaras, secretários municipais e estaduais e demais ordenadores de despesas — integram a relação, no âmbito de mais de três mil processos. 

Em Lago da Pedra, vários nomes conhecidos da política local foram apanhados e estão na lista de Fichas - Sujas do TCE/MA, entre eles, o ex-prefeito Luiz Osmani com 8 citações nos últimos 8 anos (Irregularidades na Tomada de Contas dos Gestores da Administração Direta e Tomada de Contas dos Gestores dos Fundos Municipais - 2006 e 2007). Osmani é o recordista de Lago da Pedra e ele não pode falar em se candidata nesta Era. 

Outros nomes que se destacam na Lista dos Fichas - Sujas: os ex-vereadores que presidiram a Câmara Municipal, Masolone Coelho (Irregularidades na Prestação de Contas do Presidente da Câmara - 2007) e Eurico Filho (Irregularidades na Prestação de Contas do Presidente da Câmara - 2010). Veja a lista completa que inclui nomes de secretários municipais...



Por força de entendimento recente do Supremo Tribunal Federal (STF), a lista não serve mais de base para a declaração de inelegibilidade pela Justiça Eleitoral, visto que os tribunais de contas emitem apenas parecer prévio, mas possibilita ao eleitor, que quer fazer valer seu direito de cidadão com consciência e responsabilidade cívica, encontrar dentre os candidatos nas eleições de 2018 aqueles que não possuem uma vida pregressa limpa do ponto de vista ético e moral.

Não integram a lista os nomes dos responsáveis cujas contas julgadas irregulares ainda sejam objeto de recurso na Corte de Contas. Também ficam de fora da relação aqueles que tiveram os acórdãos tornados insubsistentes por decisão do Poder Judiciário do Maranhão.
Com informações do site Atual7

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

1 Comentários

  1. Aqui em lago da pedra.tem algumas pessoa otario que ainda acreditam nesses políticos mentiroso

    ResponderExcluir