Compartilhe essa Notícia:

Robson Rios na mira da ACIAP
Os empresários de Pedreiras (MA) estão furiosos com vereador Robson Rios. A irritação com as surpreendentes declarações do vereador da base da oposição, na sessão da Câmara Municipal de ontem (13). Rios criticou a imprensa local, afirmando que os meios de comunicação sãos omissos na divulgação dos nomes de três empresários pedreirenses, que supostamente foram presos pela Polícia Federal.

Segundo o vereador, a imprensa mantém um tratamento diferenciado entre ricos e pobres. Quando uma pessoa humilde é presa, vira logo manchete e aparece nos blogs, rádio e TV, antes mesmo de saber se é culpada ou inocente. Por outro lado, o vereador aponta que não foi divulgado nada a respeito das prisões dos três empresários. Rios não citou os nomes dos supostos empresários.
Avenida Rio Branco, centro comercial de Pedreiras - MA
Após o encerramento da sessão, o pessoal da imprensa de Pedreiras que estava trabalhando na cobertura do legislativo municipal, constrangidos com as declarações, abordou o vereador ainda em sua mesa. Os comunicadores indagaram os nomes dos empresários para que eles fossem divulgados as prisões dos mesmos. O vereador deu os ombros e disse que não iria fornecer os nomes, justificando que “todos sabem quem são, mas não divulgam, porque são poderosos.”

A história ficara nesse pé, apenas com as declarações acachapantes de Robson Rios, mas não é bem assim. As declarações atingiram em cheio a classe empresaria. Desde o meio dia, os membros da Associação  Comercial de Pedreiras e do Clube de Dirigente Lojista estão reunidos e decidindo as providências que irão tomar contra o vereador.
O blog conversou com alguns empresários:

“Ele não só afrontou a imprensa, colocou todos os empresários da cidade em uma situação de constrangimento, ao citar que três empresários de Pedreiras foram presos pela Polícia Federal, alguns pagaram fiança de 200 mil reais, mas não disse os nomes. Por conta das declarações do vereador Robson Rios, todos nós estamos sendo apontado na rua: será que foi esse que foi preso? É a mesma coisa que se alguém declarar que um vereador de Pedreiras foi preso, mas não dizer o nome, então todos ficam suspeitos. Vamos tomar providências, para que a verdade seja colocada diante da nossa sociedade”, disse um empresário em telefonema ao blog do Carlinhos.

“Vamos entrar em contato com o vereador Robson Rios, para que ele declare publicamente quem são esses três empresários, do contrário, todas as entidades que representam os empresários de Pedreiras, em conjunto, vão ingressar com uma ação na justiça contra ele”, disse outro empresário.

“O vereador terá que vir a público para dizer quem são os nomes dos empresários ou caso ele não saiba, não tem certeza, não tem prova, terá que se retratar...”.

“Hás dias que estou recebendo ligações de amigos e familiares, perguntando se fui eu que foi preso pela polícia federal; claro que não fui preso, mas fica esse constrangimento, com isso na minha cabeça, imaginando que as pessoas pense que sou criminoso; gostaria que o vereador dissesses os nomes para que a gente não seja crucificado injustamente. Já estou refazendo toda a minha agenda de meses para apresentar, onde estive e com quem estive; e também vou tirar uma certidão negativa em todas as policias para provar que nunca sequer fui chamado em delegacia.  Eu gostaria muito era de ser citado para provar que sou inocente; mas infelizmente fica essas histórias de três que foram presos sem dizer quem são. Tenho uma vida limpa de muita trabalho, gerando emprego e renda em minha amada cidade”, desabafou um jovem empresário dono de uma conhecida loja de roupas.


"Eu sou dou até a próxima sessão pra ele esclarece esse assunto, depois disso é briga na justiça", afirmou um empresário. 

Nesta terça-feira (14), até a postagem dessa nota, o vereador Robson Rios não deu mais nenhuma declaração sobre suas afirmações na sessão da Câmara Municipal. Vamos aguardar o desenrolar desse grosso caldo. 

As declarações de Robson Rios 
__________________

Mais 

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

34 Comentários

  1. Sendo assim, a imprensa local, que é seletiva não divulgando o nome de pessoas ricas, quando são presas, deveria se informar e divulgar os nomes desses empresários suspeitos de crimes. Pois é verdade que quando é um pobre, preto ou prostituta, divulgam nome, foto e endereço. Cainha.

    ResponderExcluir
  2. Cdl tem moral pra nada. Todo mundo sabe q sao eles ninguém anda apontando ninguém.

    ResponderExcluir
  3. O vereador é INVIOLÁVEL em suas palavras, proposições e votos no exercício estrito do mandato e na circunscrição geográfica do município para o qual foi eleito. Portanto, inútil querer processar o vereador Robson Rios ou qualquer outro, mesmo que não gostemos do que ele ou eles digam, pois a inviolabilidade os torna imunes a condenações judiciais pelo que dizem, votam ou propõem. E isso é necessário e indispensável para garantir ao edil as condições adequadas ao livre e pleno exercício do mandato de vereador. Mas entendam: INVIOLABILIDADE parlamentar não é IMUNIDADE parlamentar. Diz respeito apenas a palavras, votos, opiniões e proposições.
    Assim Reza a Constituição Federal!

    Allan Roberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço das suas, as minhas palavras Dr. Allan.

      Excluir
    2. SÁBIAS COLOCAÇÃO ALLAN ACHO QUE ESSES QUE SE INTITULAM BLOGUEIROS ANTES DE PÚBLICA AS MATÉRIAS DEVERIAM ESTUDAR A CF/88 POR ISSO QUE SOU FAVORAVEL DO CURSO DE JORNALISMO PRA PODER VINCULAR DETERMINADAS MATÉRIAS NÃO GENERALIZANDO POIS TEMOS EXCELENTES BLOGUEIROS NA REGIÃO NO ENTANTO SABERMOS NÃO SÃO IMPARCIAL O QUE O VEREADOR FALOU E VERDADE SE FOSSE UNS POBRES JÁ ESTAVAM COM SEUS NOMES VINCULADOS NA MIDIA JUNTAMENTE COM FOTOS

      Excluir
    3. Nobre dr Alan, não há garantia nem tampouco direito absoluto, todo Vereador é imune no que diz respeito a opiniões, palavras ou votos no "exercício do mandato" e tão somente deste, ressalto. Resta arguir se o tal ocorrido fora expressado externamente ao exercício do mandato também, reitero ainda que a mesma constituição supracitada por você garante aos brasileiros uma certa inviolabilidade, inciso X do art°: ão invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;
      Então todo vereador deve ter cautela quando forem usar a tribuna e se manifestar contra "pessoas", é um choque de interpretações, o estado é laico, assim reza nossa CF.

      Excluir
    4. Minha argumentação não teve a intenção de achacar os empresários de Pedreiras ou defender o vereador Robson Rios - esse prescinde de minha defesa e os empresários geram emprego e renda à nossa cidade e região e têm meu respeito e reconhecimento. Simplesmente emiti meu entendimento sobre o assunto, já que fui vereador e Chefe do Poder Legislativo de Pedreiras de 2001 a 2004 e quando no mandato fui muitas vezes acusado de atingir honras e imagens e várias vezes fui processado e em todas as vezes fui ABSOLVIDO com esteio na INVIOLABILIDADE. Argumentei baseado em experiências por mim já vividas na política recente de nosso município.
      Fico às vezes assustado com o tamanho da importância que as pessoas e a mídia dão a mim, pois um simples comentário meu sobre uma matéria jornalística num grupo de WhatsApp, algo que deveria ser entendido como mais um comentário dentre o de tantos cidadãos iguais a mim que vi aqui postando opinião sobre o assunto, gera uma postagem específica do titular do maior blog da região e um dos maiores e mais importantes do estado. Surpreso estou!
      Aproveitando essa importância toda, sobre esse assunto, chamo a atenção de Pedreiras para um fato gravíssimo que ninguém comentou e/ou poucos se atentaram: se o conteúdo da referida matéria jornalística sobre o imbróglio do vereador Robson Rios/empresários/imprensa/CDL/ACIAP for verdadeiro, especialmente as declarações anônimas de empresários lá constantes, pode-se interpretar que empresários, grandes detentores de poder econômico, se reuniram em duas entidades classistas com o nítido objetivo de intimidar um parlamentar no livre exercício de seu mandato e até de querer interferir no funcionamento de um Poder, quando a Constituição Federal veda isso até a outro Poder, quando os define como INDEPENDENTES e harmônicos entre si e o Direito resguarda o "ato interna corporis". Gravíssimo! Devemos separar bem nitidamente nossas diferenças políticas da politicagem e da politicanalhice. Sou adversário do vereador Robson Rios, mas em se constatando a veracidade integral da matéria postada pelo Blog do Carlinhos, entendo a tal reunião, na forma como foi divulgada na matéria, como uma atitude manifesta de tentar intimidar o vereador, tolhir seus direitos de parlamentar, o que, mesmo sendo seu adversário, não posso concordar com isso e condeno tal atitude e me solidarizo com o vereador, pois acho o que foi publicado sobre a tal reunião um verdadeiro e imenso absurdo, intolerável e uma grave afronta ao Estado Democrático de Direito e ao Poder Legislativo de Pedreiras. As garantias para o pleno exercício do mandato parlamentar são condições indispensáveis à manutenção da democracia. Vamos divergir nas ideias, como divirjo do vereador Robson Rios, mas respeitando nossos direitos e nos respeitando mutuamente e preservando nossas instituições democráticas.


      Allan Roberto Costa Silva -
      Médico e cidadão pedreirense, ex-Vereador-Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras.

      Excluir
    5. Estado LAICO???
      Sim. De fato é laico. E qual a relação disso com o assunto?
      No dicionário o vocábulo LAICO significa algo ligado ou controlado pelo clero ou instituição religiosa. E o que religião/clero tem a ver com isso?...
      Usar palavras bonitas só para embelezar o texto sem saber o significado delas é complicado num assunto complexo, específico e polêmico desses...
      E a conversa é bem melhor quando o nosso interlocutor se identifica, amigo.
      Respeito sua opinião divergente. Mas tenha a coragem e a grandeza de mostrar a cara.
      Vamos lá???!...

      Allan Roberto

      Excluir
    6. Muito bom seu posicionamento. Tem um velho ditado "se a carapuça lhe couber, faça um bom proveito".

      Excluir
  4. INFELIZMENTE A MAIORIA DA POPULAÇÃO E LEIGA SOBRE E ASSUNTO E MUITOS NÃO SABEM NEM DISTINGUIR INVIOLABILIDADE DE IMUNIDADE

    ResponderExcluir
  5. Uma coisa na matéria é muito certa: Pobre eles escancaram, botam vídeos, fotos, e entregam a cara para a sociedade bater. Mas já os endinheirados.....Eles tem imunidade para aprontar e posar de santinhos. Desde que o mundo é mundo que é assim, e tá difícil mudar principalmente em nosso Brasil varonil.

    ResponderExcluir
  6. A carapuça está servindo ou é impressão minha!

    ResponderExcluir
  7. AFINAL VÃO DIZER OS NOMES DOS EMPRESSARIOS OU NÃO ENTÃO VOU LÁ NO BITA DE BARÃO

    ResponderExcluir
  8. No brasil é assim que funciona!!!!! Aos pobres o rigor da lei!!!! E aos ricos a jurisprudencia!!!! Dizem que a capa não faz o monge, mas no brasil faz!!!!

    ResponderExcluir
  9. Rapaziada, lendo a matéria, se é que podemos chamar assim, posso concluir apenas as hipóteses, ou é falta de assunto, ou o blog não gosta do vereador, ou está servilmente puxando saco de alguém. A conclusão é simples, o jornalista deve saber que o vereador não cometeu nenhum crime. Se alguém disser que em determinada classe profissional há ladrões, pergunto: todos da classe se sentirão ofendidos. Tô pagando pra ver o vereador se obrigado a falar... vão fazer o quê... vamos volta a idade média??????

    ResponderExcluir
  10. Essa expressão vão com tudo pra cima do veriador,quer citar ou incentivar a discórdia,sabemos da precariedade da gestão em nosso município,também sabermos que o poder transfoma as pessoas mas tudo isso passa.NUNCA IMAGINEI QUE ESSE PREFEITO FOSSE TÃO IMCOMPETENTE...

    ResponderExcluir
  11. Esse viriador Robson é um bosta como todo vereador,mas nessa ele tá certo,se fosse um Zé ruela da vida já caiam em cima com fotosffalando mal e etc,etc,etc

    ResponderExcluir
  12. O vereador falou a verdade, quando é um pobre sai logo foto , endereço , telefone e etc. Agora rico ... Kkk

    ResponderExcluir
  13. O vereador está protegido pelo seu mandato, no entanto, ao levar qualquer assunto para discorrer na tribuna do legislativo, deve ao menos confirmar a veracidade dos fatos.
    Fiquei sabendo de suposta prisões de empresários ocorrida em nossa cidade, busquei a oficialização de tal fato e não consegui.
    Nenhuma autoridade policial, inclusive a da capital, nos confirmou a ocorrência.
    Os vereadores podem falar o que quiserem, inclusive propagar boatos, já a impressa no caso de divulgar uma informação sem as devidas confirmações sofrem as penalidades da Lei.
    Nesse ou em qualquer outro episódio, por mais que o vereador esteja protegido por sua inviolabilidade, deveria utilizar da prudência ao levar o tema escolhido para a tribuna do legislativo.
    A impressa local tem feito um papel fundamental, fiscalizando, denunciando e dando voz ao povo sofrido e massacrado do nosso município.
    Boa parte da impressa local, muitas das vezes tem sido levada, inclusive, a fazer o papel dos vereadores e por essa razão sofrer as consequências por não ter as garantias da inviolabilidade.
    Nós que fazemos a impressa nos expomos diariamente para proteger a nossa sociedade de bandidos travestidos de políticos, aproveitadores de ocasiões e da ingenuidade dos nossos munícipes.
    Creio que neste mandato o vereador tenha conseguido fontes para suas informações bem mais dinâmicas e atuantes do que no mandato passado e bem mais alerta do que toda a imprensa local.
    Se o vereador quer de fato prestar um bom serviço aos nossos munícipes, sugiro que faça por inteiro e não pela metade.
    Divulgue o nome dos supostos empresário, quem os prendeu e para onde foram levados no dia da suposta ocorrência e não deixe o pouso de um helicóptero em nossa cidade se transformar em uma verdadeira ação de guerra em desfavor de algum empresário ou de qualquer outro pobre coitado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUAL SE TEM IMPARCIALIDADE É IGUAL O CASO QUE ACONTECEU EM SAO LUIS A MIDIA DIVULGOU A LOJA QUE VENDIA AS FAMOSAS ROUPAS DE MARCA DA 25 DE MARÇO FAÇAM O MESMO

      Excluir
    2. Agora fico aqui eu indagando os meus botões;será que foi você um dos tais empresários levados pela Federal?

      Excluir
  14. Parabéns ao vereador por ter falado a verdade. Se fosse um pobre o tribuna 101 já teria massacrado. Hipócritas!

    ResponderExcluir
  15. O tribuna só ataca quem não dá dinheiro para o Klebinho..é o caso do vereador Robson Rios, prefeito Antônio França e prefeito Fred Maia. Já os empresários que foram presos, O tribuna tá querendo transformar em santinhos, simplesmente, porque o tribuna tá ganhando dinheiro pra isso.

    ResponderExcluir
  16. O vereador Robson Rios que é um cabra macho, homem duro..deveria se juntar ao prefeito Antônio França, que também é um cabra macho,e fazerem uma boa gestão em Pedreiras. Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá maluco é seu besta? Onde que tu viu alguém falando que esse Antônio França tá fazendo alguma coisa que presta na gestão dele? É cada babão que me aparece.
      Quero vê se tu ainda vai lamber as bolas desse prefeito quando ele der tuas contas.Deixa de ser mané.
      Agora quanto ao vereador? Só falou a verdade a imprensa local é parcial sim e até onde pude vê ele não citou nomes, lógico que ele não é burro "é político" e mais nem precisa ele citar pois os grupos de watszap já fizeram a divulgação em primeira mao e na íntegra kkkkkk e a população já tá careca de saber que tem caroço nesse angu ou melhor na ascensão repentina desses ditos cujos citados no episódcitados no episódio.

      Excluir
  17. Minha argumentação não teve a intenção de achacar os empresários de Pedreiras ou defender o vereador Robson Rios - esse prescinde de minha defesa e os empresários geram emprego e renda à nossa cidade e região e têm meu respeito e reconhecimento. Simplesmente emiti meu entendimento sobre o assunto, já que fui vereador e Chefe do Poder Legislativo de Pedreiras de 2001 a 2004 e quando no mandato fui muitas vezes acusado de atingir honras e imagens e várias vezes fui processado e em todas as vezes fui ABSOLVIDO com esteio na INVIOLABILIDADE. Argumentei baseado em experiências por mim já vividas na política recente de nosso município.
    Fico às vezes assustado com o tamanho da importância que as pessoas e a mídia dão a mim, pois um simples comentário meu sobre uma matéria jornalística num grupo de WhatsApp, algo que deveria ser entendido como mais um comentário dentre o de tantos cidadãos iguais a mim que vi aqui postando opinião sobre o assunto, gera uma postagem específica do titular do maior blog da região e um dos maiores e mais importantes do estado. Surpreso estou!
    Aproveitando essa importância toda, sobre esse assunto, chamo a atenção de Pedreiras para um fato gravíssimo que ninguém comentou e/ou poucos se atentaram: se o conteúdo da referida matéria jornalística sobre o imbróglio do vereador Robson Rios/empresários/imprensa/CDL/ACIAP for verdadeiro, especialmente as declarações anônimas de empresários lá constantes, pode-se interpretar que empresários, grandes detentores de poder econômico, se reuniram em duas entidades classistas com o nítido objetivo de intimidar um parlamentar no livre exercício de seu mandato e até de querer interferir no funcionamento de um Poder, quando a Constituição Federal veda isso até a outro Poder, quando os define como INDEPENDENTES e harmônicos entre si e o Direito resguarda o "ato interna corporis". Gravíssimo! Devemos separar bem nitidamente nossas diferenças políticas da politicagem e da politicanalhice. Sou adversário do vereador Robson Rios, mas em se constatando a veracidade integral da matéria postada pelo Blog do Carlinhos, entendo a tal reunião, na forma como foi divulgada na matéria, como uma atitude manifesta de tentar intimidar o vereador, tolhir seus direitos de parlamentar, o que, mesmo sendo seu adversário, não posso concordar com isso e condeno tal atitude e me solidarizo com o vereador, pois acho o que foi publicado sobre a tal reunião um verdadeiro e imenso absurdo, intolerável e uma grave afronta ao Estado Democrático de Direito e ao Poder Legislativo de Pedreiras. As garantias para o pleno exercício do mandato parlamentar são condições indispensáveis à manutenção da democracia. Vamos divergir nas ideias, como divirjo do vereador Robson Rios, mas respeitando nossos direitos e nos respeitando mutuamente e preservando nossas instituições democráticas.


    Allan Roberto Costa Silva -
    Médico e cidadão pedreirense, ex-Vereador-Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras.

    ResponderExcluir
  18. kkkkkkkkkkkkkkESSE BLOG E UMA FARSA POSTEI OS NOMES DO EMPRESÁRIOS E ELE NÃO DIVULGOU SERÁ PQ?????????????

    ResponderExcluir
  19. Vao tomar um chá de catuaba.

    ResponderExcluir
  20. Esse vereador Robson rios no tempo que era aliado do governo Totonho chicote ele era surdo, mudo e cego!!!!

    ResponderExcluir
  21. UM DIA A CASA IRIA CAIR....AGORA CAIU.. A CIDADE INTEIRA JÁ SABE..

    ResponderExcluir
  22. Esses vereadores deveriam era pedir o impeachment desse prefeito incompetente e ridículo pq trabalhar esse aí não trabalha nunca

    ResponderExcluir