sexta-feira, 24 de novembro de 2017

CCJ aprova projeto de Hildo Rocha que concede a São Luis o título de Capital Nacional do Bumba meu boi


Projeto de Lei 4364/2016, do deputado federal Hildo Rocha, que concede a São Luis o título de Capital Nacional do Bumba meu boi, foi aprovada por unanimidade nas comissões em que tramitou: Cultura e de Constituição e Justiça. “São Luis tem uma ligação histórica com a cultura do Bumba meu boi. Hoje, a capital do Maranhão é onde existe a maior quantidade de grupos de Bumba meu boi, por isso que apresentei a proposta”, explicou o parlamentar.

Rocha ressaltou que a festa do Bumba Meu Boi, é uma tradição que se mantém desde o século 18. “A história do Bumba meu boi é um retrato das relações sociais e econômicas vigentes na região no período colonial. Somente na cidade de São Luís existem mais de cem grupos de dessa manifestação folclórica”, destacou.


Continua...

De acordo com o parlamentar, a capital maranhense concentra o maior número de grupos de Bumba meu boi do país, algo em torno de 100.000 “brincantes”. “São Luís, que orgulhosamente celebra essa grande manifestação cultural, na qual se misturam fé, festa, arte, devoção, crenças, mitos, alegria, cores, dança, música e outros elementos, merece receber a denominação de Capital nacional do Bumba Meu Boi”, argumentou Hildo Rocha.

Tramitação

A proposta seguirá para o Senado, onde será apreciada em duas comissões. Se aprovada será remetida para sanção do presidente Michel Temer.

4 comentários:

  1. vai mudar muinto o estado do maranhão. grande coisa

    ResponderExcluir
  2. Joao Vitor Sousa Lobo24 de novembro de 2017 16:24

    Orgulho de ser Maranhense.

    ResponderExcluir