Compartilhe essa Notícia:

Alunos apreensivos 
Protestos e polêmicas

Ontem (28), alunos realizaram protestos em várias ruas da cidade contra o fechamento da escola estadual C.E. Manoel Matias, em Igarapé Grande (MA). Sobrou críticas para o governador Flávio Dino e o gestor da Regional de Educação de Pedreiras, professor Márcio Sampaio. O gestor chegou a conversar com os alunos revoltados, mas sem muito sucesso.
Vídeo
Márcio Sampaio 
* Repercussão

A repercussão foi tão forte na cidade e nas redes sociais que chegou à São Luís, obrigando o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, a dar explicações através de uma nota à imprensa, publicada incialmente no blog do Carlos Barroso, esclarecendo o imbróglio.


 Nota do Secretário Felipe Camarão

“Em Igarapé Grande tem 02 escolas à 800m uma da outra. Uma escola tem 180 estudantes e a outra de 220. A única coisa que fizemos foi unificar as escolas num único prédio de modo a tornar mais eficiente a gestão de recursos e pessoas. Unindo as escolas, ainda só teremos 400 estudantes, num prédio já reformado, e que ainda tem espaço para receber mais. Na escola “fechada” as salas só têm entre 15 e 20 estudantes e ela nem estava reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação (CEE). Ou seja, não haverá qualquer prejuízo para a cidade e população de Igarapé. Para completar, o prédio desta escola será cedido ao município que poderá ampliar a oferta do ensino fundamental”, enfatizou.

Falou desnecessário

Desnecessário essa informações da nota do secretário, dizendo que o C.E. Manoel Matias não é reconhecido pelo CEE. Soou como um menosprezo: “A escola Manoel Matias não é nem reconhecida!” A culpa, porém, não dos alunos, professores e nem de sua direção, mas do próprio governo do Estado, mantenedor da instituição até hoje.

Mais protestos para hoje


Alunos do C. E. Manoel Matias não estão satisfeitos com as explicações oficiais e prometem, para o final desta tarde, novos protestos na cidade de Igarapé Grande.  Dessa vez com mais gente, mais alunos de outras escolas, faixas, carros de som, o bicho vai pegar.

Prefeitura não tem nada a ver com o "fechamento", mas vai está envolvida na reabertura do Manoel Matias 


Por outro lado, o prefeito Erlânio Xavier, que não tem nada a ver com essa questão em nível de Estado, garantiu que o município de Igarapé Grande, caso seja necessário, acolherá a escola de braços abertos, preservando seu nome e sua tradição como uma importante instituição educacional da região; garante que a prefeitura vai investir para que o Manoel Matias continue trilhando seu bonito legado em Igarapé Grande. 
Prefeito Erlânio distribuiu fardamento escolar para todos os alunos da rede municipal de ensino 
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

22 Comentários

  1. Triste saber que educação do nosso município está nessa situação lamentável.

    ResponderExcluir
  2. SÓ VAI DAR VOTO CONTRA O FLAVIO DINO! TANTO ALUNOS COMO OS PAIS

    ResponderExcluir
  3. Outra coisa se tem q fechar uma escola pq ñ consultar a população a opnião de qual delas deve ser fechada, pois na minha opnião a outra fica mais perto do colégio do municipio o q facilitaria o funcionamento das duas escolas. Até p dirigir ficaria melhor. Questão de logistica msm. Enfim ñ custa nada envolver a população nessa decisão.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Carlinhos, melhor matéria do ano, imparcial como um jornalista tem q ser, informando a população a posição de ambas as partes.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Carlinhos, melhor matéria do ano, imparcial como um jornalista tem q ser, informando a população a posição de ambas as partes.

    ResponderExcluir
  6. Tenho certeza que o Flávio Dino deve está bastante chateado com essa situação ,tudo isso foi orquestrado pelo grande Nikc ,convenceu o prefeito a agir sem consultar a população..pegaram um pateta pra assumir a culpa ,um tal de Felipe Camarão ,deveria ser Felipe traíra.esse nai conhece a verdadeira situação do nosso município.

    ResponderExcluir
  7. Ouvi falar que tem um blog em igarapé grande ,vi que esse blog não tem futuro ,se o prefeito enterra um cano d'água ele divulga e uma notícia com essa complexidade ele faz vista grossa ,que cara babão.

    ResponderExcluir
  8. Lamentável isso que estar acontecendo...

    ResponderExcluir
  9. Isso é uma tendência - diminuíram-se os alunos, faz-se remoção para uma das escolas. Isso é fato e não tem jeito. Aconteceu em Esperantinópolis, Poção de Pedras, Lago da Pedra e outras cidades da regional de Pedreiras e vem desde o governo de Roseana. Agora, a questão é saber se vão ou se vem e isso dá uma boa queda de braço. Depois todo mundo acostuma e vida que segue.

    ResponderExcluir
  10. se essa escola fechar...
    adeus flavio dino
    Adeus nick
    Adeus
    Cambasa de ambiciosos .
    +educacão -ambição

    ResponderExcluir
  11. Dor de cotovelo não mata , mais maltrata muita gente! 😂🤪 #GovernoErlanioéMudançaSiiim e pode chorar , chora que essa dor aí vai ser pra sempre! Caro amigo ou amiga que está falando mal dos secretários! 🤪

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ñ esqueça q ñ se secretário, se está sendo e q nem sempre se ganha.

      Excluir
    2. Quem sabe tu não sentirá uma maior que essa hein palhaço (a)?????

      Excluir
  12. Poder executivo
    Legislativo
    E judiciari a favor da escola manuel matias
    e há previsão de rejeição da população fo medio mearim a favor do governador flavio Dino..
    e roseana se alegra com tal noticia

    ResponderExcluir
  13. Posta todos os comentários seu blogueiro! Plisss 😌

    ResponderExcluir
  14. Respostas
    1. Esse anônimo aí é o babão maior da turma dos patetas kkkkkkkk coitado! Arruma um emprego melhor Ontário

      Excluir
  15. Como e que o colegio manuel matias n e reconhecido polo mc,esse secretario de educação do estado ta mal enformado

    ResponderExcluir
  16. Só tenho uma coisa pra comentar,o gestor deve ter pegado uns bons puxões de orelha ,tenho certeza que ele convenceu os superiores a fazer tal arbitrariedade falando que o povo de Igarapé Grande não iriam se manifestar, "Foi um tiro no pé " quem deve está gostando e a onça que nada fez por igarapé e pode crescer graças a um cara que só tem compromisso com a polêmica.

    ResponderExcluir