Compartilhe essa Notícia:

 
Aconteceu na tarde desta sexta-feira (01), no auditório Neiva Moreira do Complexo de Comunicação, o I Encontro de Prefeitas e Vereadoras do Maranhão. Presidida pela Procuradora da Mulher na Assembleia, deputada Valéria Macedo (PDT), O evento teve como objetivo discutir sobre a implantação das Procuradorias Municipais nas Câmaras de Vereadores no sentido de reforçar a representação da mulher, dar voz a mulher e fazer com que as políticas públicas a favor das mulheres cheguem as mulheres em seus municípios.

Antes da abertura oficial do I Encontro de Prefeitas e Vereadoras do Maranhão, o grupo de teatro Lamparina apresentou a peça Flores e Lutas - Mulheres Guerreiras, na qual representaram as personagens Maria Bonita, Carmen Miranda, Maria Firmina dos Reis, Chiquinha Gonzaga e Maria José Aragão, simbolizando, cada uma, a luta das mulheres por seus direitos em diferentes lugares e momentos da história brasileira.
 
Continua...

Capinzal não poderia ficar de fora desse grande evento, e foi bem representado pela vereadora e presidente da câmara municipal de vereadores Drª Regi, que em conversa por app de mensagem falou: “fomos convocadas  a discutir políticas. A Procuradoria da Mulher da Assembleia em parceria com as Câmaras Municipais vai buscar implantar as Procuradorias Municipais nas Câmaras de Vereadores”, afirmou a vereadora. “Acho que é de grande importância participar porque a cada dia a mulher tem seguir em frente em sua luta por direitos iguais na nossa sociedade” conclui.

A IMPORTÂNCIA DO I ENCONTRO DE PREFEITAS E VEREADORAS DO MARANHÃO.

“Mais de 52% da população brasileira é de mulheres. Iniciativas como essas são de grande importância para defender políticas públicas para as mulheres como, por exemplo, a de combate ao câncer de mama, que mata muitas mulheres. É fundamental que as prefeitas, vereadoras, deputadas e senadoras se unam para defender os interesses das mulheres. O tempo passou, mas a discriminação das mulheres continua a mesma”, declarou o presidente nacional do Partido democrático Brasileiro (PDT).

“Parabenizo todas as participantes por construírem esse momento de debate sobre a política de gênero e, principalmente, a deputada Valéria Macedo pelo grande trabalho que realiza como procuradora da Mulher na Assembleia”, disse do presidente estadual do PDT no Maranhão, deputado Weverton Rocha.

PROCURADORIAS DAS MULHERES NOS MUNICÍPIOS

A deputada Ana do Gás parabenizou a iniciativa da Procuradora da Mulher na Assembleia e reconheceu como de fundamental importância a implantação das Procuradorias da Mulher nas Câmaras de Vereadores. “Só temos a somar porque precisamos muito de uma participação cada dia maior das mulheres na política. Nós precisamos tomar o partido, em especial de nós, mulheres, lutar por esse espaço e fazer valer a nossa voz”, argumentou.

Francisca Primo afirmou que a implantação das Procuradorias da Mulher nas Câmaras de Vareadores é de fundamental importância para fazer avançar a participação da mulher na política. “Esse encontro representa um grande passo das mulheres maranhense no sentido de ampliar seu espaço de participação na política e de garantir políticas públicas capazes de atender às necessidades das mulheres”, acrescentou.

MESA DE ABERTURA

Compuseram a mesa oficial de abertura do I Encontro de Prefeitas e Vereadoras do Maranhão a Procuradora da Mulher na Assembleia, deputada Valéria Macedo (PDT); a deputada Francisca Primo (PC do B): a deputada Ana do Gás (PC do B); a secretária de Estado da Mulher, Terezinha Fernandes; a presidente da Ação da Mulher Trabalhista Nacional, Miguelina Vechio; a coordenadora da Procuradoria da Mulher no Senado, Rita Polli Rabelo; vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano (PDT); representando as prefeitas, a prefeita de Governador Eugênio Barros, Maria da Luz Bandeira Bezerra Figueiredo; representando as vereadoras, a presidente da Câmara de Vereadores do município de Senador La Roque, Maricélia Menezes; o presidente nacional do PTD, Carlos Lupi; o secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São Luís;  os deputados federais Weverton Rocha (PDT) e Deoclides Macedo (PDT).


















Ascom Capizal do Norte
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

2 Comentários