Compartilhe essa Notícia:

Da ISTOÉ

O julgamento do ex-presidente Lula está marcado para esta quarta-feira (24) no Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF4) em Porto Alegre. Em julho do ano passado, o juiz Sergio Moro condenou Lula em primeira instância a 9 anos e 6 meses de prisão no caso do tríplex do Guarujá, no litoral de São Paulo. O petista é acusado de receber o apartamento da construtora OAS em troca de favores na época em que ainda era presidente.

O julgamento será transmitido ao vivo pela IstoÉ no Facebook, Twitter e Youtube a partir das 8h30. É primeira vez que a corte transmite um julgamento de um réu que recorre contra as sentenças do juiz Sergio Moro na operação Lava Jato.

Saiba como funcionará o julgamento e o que pode acontecer se o petista for condenado ou absolvido:

Sessão

A partir das 8h30, no dia 24, começa o julgamento pelo TRF-4 em Porto Alegre, do recurso de Lula contra a condenação dele em primeira instância sentenciada pelo juiz Sergio Moro. Ela é composta por três desembargadores: Leandro Paulsen, presidente da Turma e revisor do processo; João Pedro Gebran Neto, relator do processo; Victor Laus, desembargador. Paulsen abre a sessão e, em seguida, Gebran Neto lê o seu relatório. Depois da leitura, a palavra é aberta ao procurador do Ministério Público Federal, que terá quinze minutos para reforçar a acusação. Por último, a defesa pode falar sem exceder o tempo de uma hora. Na sequência votam Paulsen e Laus.

Acusação

O petista é acusado de corrupção, lavagem de dinheiro e de ser o suposto dono de um tríplex no condomínio Solaris no Guarujá, litoral de São Paulo. Lula teria ganhado o imóvel em troca de favores à empreiteira OAS.

Condenação

Mantida a condenação por 3 a 0, os advogados de Lula não podem ingressar com embargos infringentes no próprio TRF4 e Lula ficará inelegível. A defesa pode apelar no STJ (Superior Tribunal de Justiça) ou STF (Superior Tribunal Federal). Caso seja condenado por 2 a 1,  os embargos infringentes podem reverter a condenação. A defesa pode entrar com o recurso em até dez dias após a condenação. Nesse caso, três desembargadores da 8ª Turma se reúnem com outros três desembargadores da 7ª Turma para decidir a sentença. Se a pena de 9 anos e 6 meses for mantida, o réu também pode recorrer ao STJ ou STF.

Absolvição

Se Lula for absolvido, o Ministério Público Federal poderá recorrer ao próprio TRF4. Se for necessário, o MPF poderá recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Superior Tribunal Federal(STF). Lula também estará fora da Lei da Ficha Limpa e poderá se candidatar nas eleições gerais deste ano.

Quem julgará

A sessão será aberta pelo desembargador Leandro Paulsen, presidente a 8ª Turma. Em seguida, o relator, desembargador João Pedro Gebran Neto, fará leitura do relatório do processo. O primeiro a se manifestar será o Ministério Público Federal (MPF), responsável pela acusação, que terá 30 minutos. A defesa de Lula poderá falar por até uma hora.

Duração

O julgamento está previsto para acabar por volta das 15h30.
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

27 Comentários

  1. LULA NÃO TEMAS PÔS DEUS TÁ CONTIGO, E ELE VAI TE AJUDAR!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível que Deus estêja com o Luiz Inácio. Mas se lembre de uma coisa: Um dos Mandamentos da Lei de Deus é"não roubar".

      Excluir
  2. Desde quando Deus ajuda ladrao?

    ResponderExcluir
  3. DEUS NÃO PROTEGE CRIMINOSO NÃO ABESTADO.

    ResponderExcluir
  4. Um aviso as pessoas que vão ao julgamento do Lula: Estarei disponibilizando refeições para todos os petistas e comunistas que forem a Porto Alegre apoiar o Lula, pois já mandei uma carreta carregada de feno e alfafa, dá pra todos, só peço aos militantes do PC do B que não brigue com os petistas por comida, tem para todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce deve ser batedor de panelas envergonhado que aceita de forma passiva tudo que esse desgoverno te faz.Aproveita esse alimento e coloca nas tuas panelas que devem estar vazias desde o golpe.

      Excluir
    2. Você deveria não se dar ao trabalho golpista e corrupto. Quem fala mau do Lula são os parasitas que vivem do sangue dos mais pobres.

      Excluir
  5. Uma pena a "justica" só encontrar crime em Lula.

    ResponderExcluir
  6. Todos tem direitos e deveres. Você tem todo direito de não gostar do Lula e do PT, mas tem o dever de respeita-Los, para poder ter respeito.

    ResponderExcluir
  7. Asfalto do palmeiral sai ou não sai?

    ResponderExcluir
  8. Sou lula e nao abro, esse governo golpista que ai está, so sabe tomar o poder, pq nao tem capacidade pra ganhar com votos como o lula fez e vai fazer novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. analfabeto político esse governo que aí está foi você que ajudou colocar, quem votar no presidente também vota no vice então aguentar lluladrão na cadeia temmer na cadeia é melhor Jair se acostumando 🚔

      Excluir
  9. Onde foi que ja se viu respeitar ladrão ? É melhor JAIRse acostumado BOLSONARO 2018

    ResponderExcluir
  10. Quem fala mau e. safado igual o. temer. ladrao não sabe o que é. presidente bom. lula novamente. porque juiz não é. deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temer era da chapa desse vagabundo do lula quem boto ele lá foi o PT.

      Excluir
    2. tu miseravi colocou o temmer na presidência quando votou na Dilma ô satanbique

      Excluir
  11. Triste ver pessoas defendendo ladrão e vive reclamando da corrupção de temer, cadeia nesse bandido ou o Brasil se transformará em uma cuba

    ResponderExcluir
  12. LULA Lala, na presidência em 2019

    ResponderExcluir
  13. Esses que julgam Lula, deve ter enchido o raba, e agora ta vomitando no prato que comeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem deve enchido raba foi você que deve ser uma ameba ou seja um parasita do PT.

      Excluir
  14. Pelos comentários constata-se o risco iminente do Brasil ficar igual a miserável Venezuela. Depois de treze anos de governo petista, não diminuiu a quantidade de pobres, havia 14 milhões de desempregados, inflação em alta, indústria e comércio paralisados, e ainda tem gente que acredita na desgraça desse tal "socialismo". Será que o exemplo da Venezuela, bem aqui do lado, não é o bastante. Querem o Lula de volta por causa da vida fácil. Atenção, quem prometeu vida fácil para o homem foi satanás. Deus disse: "viverás do teu suor".

    ResponderExcluir
  15. SUGERI que colocasse esse alimento na tua panela porque é bom, saudável, e coxinha é fritura, que provoca varias doenças cardiovasculares.

    ResponderExcluir
  16. carlinhos quero saber porque vc não postou meus dois comentarios é porque sou BOLSONARO? Tem um monte de petralhas falando merda e tu posta faço dois comentarios descentes e vc não posta. onde tá tua imparcialidade? ou vc é mortandela tambem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele é mortandela também kkkkkkkk adivinhou.

      Excluir