Compartilhe essa Notícia:


Fred Maia, Clayton Noleto, corpo de Bombeiros e Defesa Civil se unem para enfrentar as enchentes em Trizidela do Vale e ajudar os ribeirinhos 
Clayton Noleto, Fred Maia e Comandante Célio 

As fortes chuvas que estão caindo sobre a região do Rio Mearim começam a preocupar as famílias ribeirinhas e a administração de Trizidela do Vale, o município que costuma ser o mais atingido pelas cheias durante a intensificação das chuvas.

O prefeito Fred Maia, bastante preocupado com a elevação do rio, tem tomado várias medidas para enfrentar o risco iminente de enchentes. Segundo a Defesa Civil de Trizidela do Vale, que faz o monitoramento do volume d’água,  o alerta está em vermelho. De acordo com os números, o nível ultrapassou a medida do normal e chega atingir escala dos mais de 6 metros. 
Reunião para definir estrategias 
Para definir algumas estratégias, caso as famílias que moram em partes alagadiças seja forçadas a sai de casa em decorrência das cheias, ainda no sábado, dia 24, o governo municipal continuou trabalhando; logo nas primeiras horas da manhã aconteceu uma reunião o secretariado, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros de Trizidela do Vale; o encontro serviu para, juntos, definirem estratégias de atendimento as famílias afetadas.

De acordo com o prefeito Fred Maia, a ideia é montar um QG identificado por "Central da Enchente", que esta definida para funcionar a partir desta segunda-feira, dia 26, no Auditório Municipal do Bairro Aeroporto; boa parte das secretárias e coordenadorias estarão funcionando naquele local de atendimento. Entre elas estão: Assistência Social, Administração, Agricultura, Meio Ambiente, Saúde e o próprio Gabinete do Prefeito.

“O objetivo de reunir esses órgãos e repartições do governo em um só lugar é para garantir aos cidadãos trizidelense desabrigado uma resposta rápida e positiva, quando este vier em busca de ajuda”, explicou o prefeito Fred Maia.

Logo após reunião com o secretariado e demais participantes, o prefeito Fred Maia, fora convidado a seguir rumo à sala do comando do Corpo de Bombeiros de Trizidela do Vale. O prefeito ficou surpreso com a agilidade do Secretário de Estado de Infraestrutura do Município, Clayton Noleto, que ao receber o chamado da Prefeitura, sem agenda marcada para Trizidela do Vale, e a pedido do governador Flávio Dino, foi garantir apoio do governo do estado neste momento, entre outros assuntos relacionados à cheia do Rio Mearim. Clayton Noleto veio acompanhado  do comandante geral do Corpo de Bombeiros do Maranhão, Coronel Célio Roberto.


“Ontem, sexta-feira, dia 23, eu protocolei no Palácio dos Leões, em São Luís, ofício informando ao governador a situação que já se encontra o Rio Mearim. também protocolamos nas secretárias de estado da Infraestrutura, Saúde, Assistência Social, Desenvolvimento Social, Defesa Civil, Corpo de Bombeiro do Estado, deputados Weverton Rocha, Victor Mendes e Vinicius Louro. Imediatamente, o deputado Weverton Rocha ficou preocupado e imediatamente enviou ofício  ao governo do estado informando essa situação, Na quinta-feira, o rio estava com 5 metros e  65 centímetros acima do nível e colocamos a preocupação com enchentes; teve uma chuva gigantesca e o Rio subiu muito, hoje já está com 6 metros e 26 centímetros. E graças a Deus fiquei muito surpreso, muito feliz hoje com a visita do comandante do corpo de bombeiros do Maranhão e do secretário Clayton Noleto”, disse o prefeito Fred Maia.
Reunião no corpo de bombeiros de Trizidela do Vale 

Clayton Noleto, após ouvir o quadro da situação do Rio Mearim, ponto de abrigo, áreas alagadiças, indagou a Fred Maia sobre as demandas que o município precisa para enfrentar as enchentes.

O prefeito fez várias reivindicações, entre elas a necessidade de dezenas de barracas para abrigar famílias, carros para fazer o transporte dos desabrigados, solicitou apoio do governo do estado para enviar máquinas, caçambas, para recuperar estradas vicinais do município que estavam transitáveis, mas que ficaram danificadas com as últimas chuvas.

Clayton Noleto anotou as demandas do prefeito e prometeu empenho com elas. Em seguida, ele fez voo de helicóptero para observar a situação da cheia do rio. Fred Maia ficou feliz com a visita.

“Foi uma visita muito boa, nós levamos a nossa preocupação, eu acho que são poucos municípios, como Trizidela do Vale, que tem a preocupação com o rio, temos que estar informando ao governo e as autoridades; o governo é assim trabalha conforme informações; se você passa preocupação e informação, ele vai ficar preocupado, então estamos montando uma equipe para cuidar das pessoas, os ribeirinhos, os moradores de Trizidela do Vale que venham ter as casa alagada. E vamos monitorar todos os dias o nível do rio”, finalizou o prefeito Fred Maia.

Com informações da ASCOMTV

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

4 Comentários

  1. Essas mãos entrelaçadas, só vejo um monte de dinheiro publico embaixo.

    ResponderExcluir
  2. Se cruzam os braços é porque é omisso, se unem as mãos é interesse político, eu não entendo mesmo essa gente..
    Só mais uma coisa.. Não sou partidário, apenas estou vendo o quanto é difícil o ser humano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. essa piada é boa,político sera humano só em marte

      Excluir