Compartilhe essa Notícia:


Agentes comunitários de saúde protestaram na manhã desta quarta(21), em São Luís. Com camisas pretas, faixas com mensagens de protesto e apitos, eles pediam o cumprimento de uma lei que garante um complemento salarial aos profissionais. Os manifestantes se reuniram na praça Maria Aragão e depois seguiram em carreata pela Avenida Beira-Mar, na região central de São Luís.

Uma das pistas da avenida ficou tomada pela multidão e o trânsito parou. A Polícia Militar acompanhou o protesto, que seguiu de forma pacífica até a Praça Pedro II, em frente a sede do governo no Palácio dos Leões, onde os manifestantes ficaram aguardando uma resposta até que uma comissão formada por representantes da categoria foi recebida no palácio. Manoel do Nascimento, presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde de Paço do lumiar e São José de Ribamar, explicou que o acordo foi firmado com a Secretaria de Saúde e deve ser cumprido.
Continua...

"Dez por cento tirado do próprio estado por meio dos impostos. Isso foi pactuado na Secretaria de Saúde em negociação e transformado em uma lei estadual. (...) Então se ele (Governador) fez uma lei, precisa cumprir com ela. Se ele não quer cumprir, então que seja determinada pela justiça, que é o que vai acontecer", declarou.

Os agentes saíram de varias partes do Maranhão e alegam que são quase 16 mil profissionais aguardando o acréscimo nos salários. Também afirmaram que estão há seis anos sem reajuste salarial e lutam há 20 anos pela contrapartida estadual. Marleide Bernabé, presidente da Federação Maranhense dos Agentes Comunitários de Saúde, contou que a lei é do ano passado, mas ainda assim nada mudou até hoje.
 Protesto de agentes de saúde cobra cumprimento de lei ao Governo do Maranhão
"O que a gente quer é dizer para o governador que queremos que ele efetive a lei 10.583, que é onde está estipulado o mínimo de 10% em cima de nosso piso salarial. Foi aprovado em maio de 2017 e até hoje a gente não temos nada. Queremos que ela seja realidade até o mais longínquo município do Maranhão", reclamou.

O Governo do Maranhão disse que iniciou o pagamento das equipes e elaborou uma proposta que será reavaliada por uma comissão formada por representantes do governo, dos municípios e dos agentes, conforme reunião realizada nesta quarta (21).
Fonte: Blog do Fernando Nascimento
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

3 Comentários

  1. rapaz esses ACS só sabem cobrar e falar em aumento de salário más cumprir o trabalho deles que é bom nada são muito é folgado só querem ganhar sem trabalhar, ,

    ResponderExcluir
  2. Concordo. Nao trabalham e querem ganhar bem.

    ResponderExcluir
  3. ja penssou o que seria de voce e sua familia se nao tivesse um desoculpado em sua porta levando informaao para sua familia

    ResponderExcluir