Compartilhe essa Notícia:

Se a constituição de 1934 fosse obedecida, em 1938 haveria eleições presidenciais e seria evitada a ditadura do Estado Novo que resultou em censura às artes e à imprensa, prisões ilegais e clima de terror. Se a constituição de 1946 fosse obedecida, Getúlio não seria pressionado pelos generais a renunciar, em 1954, não se mataria e concluiria seu mandato, o que evitaria a crise que se seguiu ao seu suicídio.

Se a constituição de 1946 fosse obedecida, quando o presidente do Congresso Auro de Moura Andrade, declarou vaga a cadeira de presidente da República, a 1º. de abril de 1964 o novo presidente deveria ser o primeiro civil na linha sucessória e não um general, o que foi o primeiro passo da decretação da primeira ditadura militar brasileira, uma crise que durou 20 anos. Quando a constituição não é obedecida, segue-se à desobediência uma crise institucional.

O corolário também é verdadeiro.

Cresce a cada dia a percepção de que a prisão de Lula, caso ocorra, nas circunstâncias que se apresentam – condenação sem provas e prisão sem trânsito em julgado – vai acirrar ainda mais a crise política por alimentar a suspeita de que não é mais que um subterfúgio para afastar o favorito das eleições. E quando o favorito é afastado a fórceps da principal disputa eleitoral do país é sinal de que a ditadura pode estar na próxima esquina.

Caso ocorra a prisão, dois cenários se apresentam. Ou Lula ganha habeas corpus depois de alguns dias preso e volta ao campo eleitoral ainda mais fortalecido, à espera do registro da candidatura, o que arrefece a crise ou tudo lhe é negado, permanece atrás das grades como candidato e a crise se aprofunda, contaminando a campanha eleitoral.

Não precisa ser um fanático do apocalipse para prever que os defensores de Lula vão reagir de alguma forma contra a prisão e seus antagonistas vão sair às ruas a favor, um quadro no qual tumultos não podem ser descartados, tal como acontecia nas ruas do Rio de Janeiro, nos anos 30, entre comunistas e integralistas e que deu a Getúlio pretexto para cancelar as eleições de 1938.
 
Essa crise que se forma diante de nós pode ser evitada facilmente. Basta seguir o que diz a constituição. Ninguém pode ser considerado culpado antes de esgotados todos os recursos em todas as instâncias. A constituição não permite que Lula seja preso nem impedido de se eleger o próximo presidente do Brasil.

E não pode ser revogada por decisão de seis ministros do STF. A constituição é a resposta para todas as crises.

Fonte: Brasil 247

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

22 Comentários

  1. não sou a favor da prisão de lula e sim do fuzilamento dele em praça pública porque é que um ladrão da estirpe dele merece. quantas pessoas já morreram nas filas de hospitais por conta de tanto roubo dos cofres públicos por esse ladrão mó e toda sua quadrilha fizeram nesse país. BOLSONARO 2018

    ResponderExcluir
  2. Constituição agora não permite que bandido seja preso? Se o Brasil fosse um país sério, esse vagabundo já estaria na cadeia há dias. Não importa se ele comeu sua mãe, roubou, vai pra cadeia.

    ResponderExcluir
  3. Pois essa constituição tem q servir pra todo ladrão do Brasil

    ResponderExcluir
  4. Novidade, desde quanto ladrao vai preso nesse pais...

    ResponderExcluir
  5. SÓ TEM UM JEITO DE NÃO VOTAR EM BOLSONARO SE EU OU ELE MORRER ATÉ AS ELEIÇÕES

    ResponderExcluir
  6. Constituição o caralho, ele vai é pra cadeia mesmo,lá que é lugar de ladrão!

    ResponderExcluir
  7. Deixa esse vagabundo concorrer, vai tomar uma lavada do Bolsonaro. E depois não vai ter jeito, cadeia!

    ResponderExcluir
  8. Diz que o Lula ajudou os pobres passou 13 anos no poder pq que só os filhos dele ficaram ricos e vcs continuam pobres

    ResponderExcluir
  9. O apaixonado pelo Lula que postou essa besteira, esqueceu que temos uma nova constituição desde 1988, e já houve entendimento no STF que poderá haver sim prisão depois de condenado em 2ª instância. O lula foi julgado por corrupção e recebimento de vantagens indevidas aproveitando o cargo de presidente que tinha, é um traidor nacional, é um criminoso comum. Ele ainda tem em trono de 4 processos correndo na justiça, é tolo que acredita na inocência desse bandido. Tem que ir pra cadeia sim para dá exemplo para os demais, ou nunca o Brasil vai mudar.

    ResponderExcluir
  10. Todo os políticos, que estão no poder, deveriam ser presos, principalmente os que apoiam esse governo, corrúpto chamado Temer!

    ResponderExcluir
  11. Quem defende Lula chega ao cúmulo de ser mais vagabundo do que ele...

    ResponderExcluir
  12. Lula e o maior ladrão desse país

    ResponderExcluir
  13. Esse que escreveu essa reportagem deve ser daqueles que acreditam que o ladrão mor do Brasil é Deus. Pois só Deus não está sujeito as leis dos homens. Ele diz que o Ladrão tem que ser candidato passando por cima da Lei da Ficha Limpa e que não pode ser preso passando por cima da decisão da Suprema Corte do Pais. E o blogueiro que deve ser um apaxonado pelo Ladrão ainda publica essa baboseira.

    ResponderExcluir
  14. Eles os defensores do Lula nem lembram que se arrumarem uma estrategica jurídica pra Barra tem a prisão dele vão soltar Eduardo Cunha, o homem dos 51 milhões e todos os presos da lava jato e outros. mais

    ResponderExcluir
  15. Quantas gente idiotas fanáticos esses Bolsonaro vão tomar no chopp.

    ResponderExcluir
  16. Lula é tão popular que não há um campo de debate não ligado aos seus grupos interessados em que ele é defendido pelo povo.

    ResponderExcluir
  17. todos com medo do Lula ganhar por isso que querem botar na cadeia.pois sabem que com ele solto não tem pra ninguém. kkkkkk

    ResponderExcluir